Salmo 19


Salmo 19

1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.


2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.

3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz.

4 Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os consfins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,

5 que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr a sua carreira.

6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até a outra extremidade deles; e nada se esconde ao seu calor.

7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.

8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.

9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos.

10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos.

11 Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa.

12 Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos.

13 Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão.

14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!


Um dos mais belos salmos escrito pelo Rei Davi. Este salmo está dividido em duas partes: Revelação Geral e a Revelação Especial. Através destas duas partem podemos adquiri conhecimento de Deus.



I - Revelação Geral



A primeira parte, a revelação geral, fala da criação de vai do versículo 1 até o versículo 6. Deus se revela através da Sua criação e a ela é um estímulo para louvá-lo, como podemos ver em vários salmos,  por exemplo: Sl 98, Sl 104. Nós louvamos a Deus pelos grandes feitos Dele, e por Ele ser o criador, poderoso, grande, digno de louvor(Sl 92). A própria criação O louva pelos os Seus feitos (Sl 19: 1-4a;  Sl 98:7-8; Sl 96:11-12).



Ainda nesta primeira parte do salmo vemos a figura do sol. Aqui o sol não está sendo adorado, e sim está sendo mostrado como um reflexo do poder e do conhecimento de Deus. Assim como o calor do sol abrange toda a terra, as obras de Deus podem ser vistas em toda a terra também, fazendo que as criaturas tenham conhecimento de Deus(Rm 1:18-21).



II – Revelação especial



O salmista faz uma mudança repentina, onde, agora irá falar especificamente sobre a Palavra de Deus, pois está falando diretamente ao seu povo. Podemos perceber isso na troca do nome Deus por SENHOR, mostrando a sua intimidade com o povo escolhido.



Nos versículos de 7 a 9 vemos os sinônimos, as qualidades e os efeitos da Palavra de Deus.


1. SINÔNIMOS

a) Lei;

b) Testemunho;

c) Preceito;

d) Mandamentos;

e) Temor;

f) Juízos.


2. QUALIDADES

a) Perfeita;

b) Fiel;

c) Retos;

d) Puro;

e) Límpido

f) Verdadeiros.


3. EFEITOS

a) Restaura a alma;

b) Dá sabedoria aos símplices;

c) Alegram o coração;

d) Ilumina os olhos;

e) Permanecem para sempre;

f) Verdadeiros e todos igualmente justos.


A Escritura é totalmente suficiente para atender todas as necessidades da alma humana. Pense nisso: a verdade das Escrituras pode restaurar a alma ferida pelo pecado, confere sabedoria espiritual, alegrar o coração abatido, e trazem iluminação espiritual. Em outras palavras, a Bíblia resume tudo o que precisamos saber sobre a verdade e a justiça. Ou, como diz o apóstolo Paulo, a Escritura é capaz de nos equipar para toda boa obra (2 Tm. 3:17).


No versículo 10 vemos que a Palavra de Deus é mais desejável do o ouro, mostrando assim o seu grande e imenso valor, valor que muitas vezes desprezamos. Desprezamos quando não a lemos e não a estudamos. Os benefícios que a Palavra nos traz também podem ser visto em II Tm 3:16-17. Através da Palavra de Deus nós vemos a correção, ela nos faz reconhecer e ver os nossos erros. Ela penetra nos lugares mais íntimos do Homem, mostrando sempre o que certo(Sl 19:10-13; Hb 4:12).



Quando vemos os nossos erros à luz da Palavra de Deus, e os reconhecemos, então é inevitável a consagração a Deus, pois a Palavra no induz a isso(vv 14).

Servindo com Alegria,
Henrique Prudêncio
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas