Por que o Natal existe?



Todos os anos muitas famílias se reúnem para comemorar o Natal, e ás vezes só se reúnem nessa época. Reúne-se para  comer deliciosas comidas, trocar presentes, criar um clima de confraternização, mostrar que tudo está indo muito bem, mesmo que o resto do ano tenha sido de muitas brigas, discussões e intrigas. Falam que essa é uma época de pensar em paz, harmonia, e tranqüilidade, em vez de pensar que estes “climas” devem ser vividos durante todo o ano. 

Mesmo assim elas se reúnem, mas será que estão comemorando verdadeiramente o Natal? Será que sabem o verdadeiro sentido do Natal? Será que sabem por que existe o Natal? Vou tentar responder estas perguntas de três formas.


I.      O NATAL EXISTE PARA COMEMORAR O NASCIMENTO DE JESUS.

Dois textos narram o nascimento de Jesus que são: o evangelho de Mateus (1:18-25) e o evangelho de Lucas (2:1-7).


Se Jesus não tivesse nascido, com certeza no haveria o Natal, pois o Natal é a comemoração do nascimento de Cristo. Satanás sempre quer distorcer o que Deus faz, e no natal não é diferente. Ele quer passar a idéia de que o Natal é a época em que você deve comprar presentes, de enfeitar a sua casa, de comprar roupas, querendo que fique só nisso, fazendo nos esquecer de presentear o verdadeiro homenageado, que é Jesus.
 
 Já pensou em ir a uma festa de aniversário e o aniversariante nem ser lembrado em sua própria festa? É o que acontece na maioria das comemorações de Natal. É por causa de Jesus que estamos reunidos aqui hoje, é por causa Dele que comemoramos o Natal, é por causa dele que existe o Natal. 



Mas por que o nascimento de Jesus é tão importante?
Por que todos os anos comemoramos esse nascimento?

A resposta vemos no versículo 21 de Mateus 1.

“Porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

Este é o propósito da vinda de Jesus: salvar-nos dos nossos pecados.


    II.      O NATAL EXISTE PARA DEMOSNTRAR O AMOR DE DEUS.

Deus prometeu que enviaria o salvador ao mundo, e Ele cumpriu a sua promessa enviando Jesus Cristo. A Bíblia fala que TODOS pecaram (Romanos 3:23), e também fala que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Pecado é tudo aquilo que pensamos ou fazemos que venha desagradar a Deus. E basta pecar uma ÚNICA VEZ para termos a nossa sentença definida, que é a morte eterna. Quando pecamos contra Deus, pecamos contra um ser eterno, logo a nossa dívida é eterna e só um ser eterno pode pagá-la. Por isso Jesus Nasceu, Ele veio para pagar essa dívida que temos para com Deus. Ele é o próprio Deus habitando entre os homens (Mateus 1: 23). O Natal prova que Deus cumpre suas promessas, uma promessa feita desde lá no jardim do Éden (Gn 3:15) e por todo o velho testamento, provando a sua fidelidade! Várias promessas forma feitas sobre o nascimento de Cristo e TODAS foram cumpridas. Eis alguns exemplos...

Nascimento virginal                             => Is. 7:14
Nascimento em Belém                         => Mq. 5:2
Matança dos infantes                           =>Jr. 31:15
Fuga par ao Egito                                 =>Os. 11:1

Deus disse que enviaria um Salvador, e o fez. Deus é fiel em todas as suas promessas.

Mas por que Deus nos enviou o Salvador?



A resposta nós vemos no evangelho de João no capítulo 3 versículo 16. Deus nos enviou o Salvador porque Ele nos amou, e quer que tenhamos a vida eterna (João 3: 16-17). A morte de Jesus é o único meio de quitarmos essa dívida, pois Jesus veio para morrer em nosso lugar, demonstrando e provando o amor de Deus por nós, mesmo nós sendo pecadores (Romanos 5:8). Mas para que tenhamos os nossos pecados perdoados precisamos CONFESSAR que Jesus é o Senhor e crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos. Confessando que Jesus é o Senhor temos a salvação que Deus prometeu dar (Romanos 10:9). Jesus é o ÚNICO caminho para a salvação:

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai,  senão por mim”. (João 14:6).

 No Livro de Efésios fala que:

Somos salvos pela graça, por meio da fé, isto (a salvação, a graça, e a fé) não vem de nós é dom de Deus. E não por obras para que ninguém se glorie (Ef 2:8,9).”

Os nossos pecados não estão fora do alcance da promessa de Deus.


 III.      O NATAL EXISTE PARA DEMOSNTRAR A NOSSA GRATIDÃO A DEUS.


A comemoração do nascimento de Jesus deve ser cheia da nossa gratidão a Deus. Devemos ser gratos a Deus por causa:

Ø      Da fidelidade Dele em cumprir suas promessas.
Ø      De Ele ter enviado o Salvador.
Ø      Das suas misericórdias, por causa delas é que não somos consumidos (Lamentações 3:22).
Ø      Do seu grande amor por nós (João 3:16).
Ø      Das bênçãos que Ele nos dá.


  IV.      CONCLUSÃO

Para dar sentido ao Natal, dê o primeiro lugar a Jesus Cristo. Entregue a sua vida a Ele, então verás o verdadeiro sentido do Natal e de sua vida. Entregando sua vida a Jesus, você estará livre da condenação do pecado (Romanos 8:1,2). Jesus veio ao mundo e viveu uma vida perfeita, entregou a sua vida ao ser sacrificado numa cruz, foi sepultado, e ressuscitou dos mortos depois de três dias (I Coríntios 15:1-4). Ele tomou nossos pecados sobre si, por isso, pode perdoá-los e nos fazer filhos de Deus, se colocarmos a nossa fé e confiança nele (Atos 13:38, 39) (João 1:12).

Por isso que o Natal existe:

Ø      Para comemorarmos o nascimento de Jesus,
Ø      Para demonstrar a fidelidade de Deus,
Ø      Para demonstrar o amor de Deus por Nós
Ø      E demonstrar a nossa gratidão a Deus.

Com isso em mente, a comemoração do Natal fará muito mais sentido para nós.

Servindo com alegria,
Henrique Prudêncio.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas