COMO A MINHA LEITURA BÍBLICA PODE SER DE MAIOR PROVEITO?




1. Comece a ler a sua Bíblia hoje mesmo.

A maneira de fazer algo – é fazê-la. A maneira de ler a Bíblia é de fato lê-la. Não é simplesmente querendo ou resolvendo, ou ter a intenção ou pensando em fazer. você  precisa avançar um passo a mais. Você tem que realmente ler. Não há nenhuma maneira real, neste caso, como ninguém em matéria de oração. Se você não pode lê-lo por si mesmo, você deve convencer outra pessoa para lê para você. Mas de alguma forma, através dos olhos ou ouvidos - as palavras da Escritura devem passar por sua mente.

2. Ler a Bíblia com um desejo forte de entendê-la

Não pense por um momento que o objetivo é passar os olhos por cima de uma certa quantidade de papel impresso, sem se importar se você está entendendo ou não. Alguns ignorantes parecem imaginar que tudo está bem; se eles avançam muitos capítulos a cada dia, mesmo não tendo a noção do que se trata, e somente sabem que avançaram  umas páginas com o marca-texto ou marcador. Isto é fazer da leitura Bíblia simplesmente uma espécie de rito. Fixe bem em sua mente como um princípio geral, que a Bíblia não entendida – é uma Bíblia que não te ajuda para nada!  Enquanto estiver lendo, pergunte muitas vezes, “De que se trata isto?” . Procure por significado como um homem que procura por ouro.

3.Ler a Bíblia com fé humilde

Abre o teu coração – ao Abrir o Livro de Deus, e diz “Fala Senhor, porque o teu servo está escutando”. Resolva crer implicitamente em qualquer coisa que encontre ali, mesmo que seja contra seus próprios desejos e lhe cause prejuízos. Decida receber de todo o coração cada verdade; que você goste ou não. Tenha cuidado com esse hábito miserável em que caem alguns leitores da Bíblia – Receber doutrinas que lhes são agradáveis, desprezando outras porque lhes condenam ou condenam a um parente, ou a um amigo. Se você ler assim a Bíblia é inútil. Devemos ser juízes do que contém a Palavra de Deus? Sabemos melhor do que Deus?  Fixe bem em sua mente que receberás tudo e crerás em tudo e o que não entendes receberá por fé. Relembra quando oras – que estás falando com Deus, e que Deus te ouve. Porém, recorda, quando estás lendo as Escrituras – que Deus está falando a ti, e não deves “falar” e sim escutar.

4. Ler a Bíblia com um espírito de obediência e aplicação em tua vida

Quando você se sentar para estudar a Bíblia, faça determina que viverás pelas suas regras, descansarás nas suas promessas e agirá de acordo com os seus mandamentos. Considere ao passar por cada capítulo, “Como isto afeta a minha conduta diáriaQue isto me ensina?  É um trabalho pobre ler a Bíblica simplesmente por curiosidade, e com o propósito de especular – para encher a cabeça e armazenar simples opiniões em tua mente, e não deixar que o livro transforme o seu coração e sua vida. A Bíblia melhor lida é a Bíblia posta em prática.


5. Ler a Bíblia diariamente.

Considere como parte dos seus assuntos diários a leitura e meditação em alguma porção da Palavra de Deus. A graça é necessária tanto para nossas almas, como o alimento e o vestuário são necessários para nossos corpos. A comida de ontem não alimentará o obreiro hoje, e a comida de hoje não alimentaria o obreiro amanhã. Faça como os israelitas fizeram no deserto. Recolha teu maná fresco a cada manhã. Escolha o lugar e a hora. Não se apresse na sua leitura. Dê a sua Bíblia o melhor e não o pior do seu tempo e do seu dia. Porém, qualquer plano de sigas, deixe que seja uma regra para a sua vida a visitação do trono da graça e a Palavra de Deus a cada dia.

6. Ler toda a Bíblia – e leia de uma maneira ordenada.

Temo que existem muitas partes da Palavra que alguns nunca leem. Isto é um hábito presunçoso. “Toda a Escritura é útil” (2 Timóteo 3:16). Este hábito sinaliza a falta de crença na verdade, que é tão comum nestes dias. O sistema de ler a Bíblia para alguns é o “abrir e escolher”. Parece que não tem a ideia de ler todo o libro com regularidade e com propósito.

7. Ler a Bíblica com justiça e honestidade.

Determine aceitar tudo o que você leia com o seu sentido óbvio e claro – e, ainda,  considerar toda interpretação forçada com suspeita. Como regra geral, o que um versículo da Bíblia parece dizer  - é o que diz! Esta regra tem muito valor. “A maneira adequada de interpretar as Escrituras é tomá-la como a encontramos, sem nenhuma tentativa de forçá-la a um sistema teológico em particular”.

8. Leia a Bíblia na presença contínua de Cristo.

O grande objetivo primário de toda a Escritura é testificar de Jesus. As cerimônias do Antigo Testamento são sombras de Cristo. Os juízes do Antigo Testamento são tipos de Cristo. As profecias do Antigo Testamento estão cheias dos sofrimentos e da glória vindoura de Cristo. A primeira e a segunda vinda de Cristo, a humilhação do Senhor e Seu reino glorioso; Sua cruz e Sua coroa, brilham em todas as partes da Bíblia. Apegar-te bem a esta pista, se desejas ler bem a Bíblia.

Facilmente poderia agregar mais pistas a estas, se o espaço permitisse. Mesmo que seja poucas e curtas – encontrarás muito proveito se as implementares.

Autor: J.C. Ryle
  

www.obrerofiel.com. Este material é permitido ser reproduzido sempre e quando não for para venda.

Tradução livre: Francisco César Rodrigues Pimentel

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas