O evangelho segundo Jesus


John MacArthur começa no prefácio, dizendo quanto tempo ele havia trabalhado no livro, e dando uma breve palavra de ênfase que ele não está ensinando a salvação pelas obras, mas a salvação pela graça de Deus. Ele então se explica que irá citar autores como Zane C. Hodges e Charles Ryrie que são do lado errado da questão. Ele os menciona respeitosamente, e menciona ter uma amizade com Charles Ryrie. Ele diz também que ele vai citar os outros, um dos mais notáveis ​​sendo Lewis Sperry Chafer. Ele afirma que seu objetivo final com o livro era para motivar as pessoas ao pensamento e provocá-los a pesquisar as Escrituras para se encontrar a verdade neste assunto de todo o Evangelho.

Na introdução, ele afirma que este livro nasceu de sete anos de estudo sobre os Evangelhos. Ele estudou a forma de como Cristo lidou com as pessoas e o Evangelho que Jesus ensinou, daí o título. Foi através de um estudo da vida do Salvador e do trabalho que o levou às suas conclusões, uma abordagem altamente respeitável. 

Parte I - O Evangelho de hoje: Boas novas ou más? 

Esta parte é apenas um capítulo longo e discute os problemas com os métodos modernos de evangelismo que são totalmente antibíblicos e perigosos. John MacArthur faz uma abordagem respeitosa, e mostra com eles podem ser facilmente descartados. 

Parte II - Jesus proclama o Seu Evangelho.

Essa parte contém vários capítulos; enfocando principalmente a forma como Cristo lidou com pessoas pessoalmente. Ele lida com os temas de novo nascimento, a verdadeira adoração, o coração endurecido, e o jugo de descanso. Esta parte é principalmente um estudo sobre o que Cristo disse e como Ele apresentou o Evangelho. 

Parte III - Jesus ilustra o seu Evangelho 
Esta parte é muito intrigante, pois se envolve em muitas das parábolas do Senhor e procura encontrar o seu verdadeiro significado. Por exemplo, o solo, o joio, etc. Todos estes são ilustrações do caminho do Reino. 

Parte IV - Jesus define Seu Evangelho

Esta é uma boa seção do livro. Aqui é tratado o arrependimento, o julgamento, o custo do discipulado e do Senhorio de Cristo.  Ele vem com as questões do ponto de vista bíblico e, por sua vez, lida com eles. Esta seção é altamente recomendada para estudo. 

Parte V - Apêndices 
Há dois apêndices nesta edição do livro que responder a acusações de que o evangelho que Jesus pregou não foi ensinado pelos apóstolos, um argumento mostrou-se verdadeiramente infundadas, e não pela igreja primitiva. Na seção "Evangelho Segundo o cristianismo histórico" MacArthur cita escritores do século primeiro ao século XX. Há muitos trechos grandes neste apêndice de homens como John Gill, Charles Spurgeon, Thomas Manton, Watson Thomas, Thomas Goodwin, Henry Mateus, Jonathan Edwards e Tozer AW. Este pequeno pedaço é um tesouro em si mesmo. 

Em suma, o livro é uma leitura valiosa, especialmente para aqueles que talvez lutem com a questão do senhorio de Cristo e sua relação com a fé verdadeira e salvadora. Pode às vezes parecer seco para muitos, mas isso é simplesmente porque ele está com um conteúdo bem pesquisado e com uma explicação cuidadosa dos assuntos que estão sendo tratados. As notas de rodapé são quase esmagadora, por vezes, esta é, afinal, um livro escrito por John MacArthur, mas elas também são muito valiosas. MacArthur muitas vezes cita outros autores e idéias e, em seguida, refuta-as com os ensinos claros da Escritura apontando a falácia nas declarações, mas também mantendo o respeito pelo autor que é citado. Uma coisa que eu pessoalmente admiro sobre a abordagem de MacArthur, foi que ele não estava lá para pegar alguém pelo pescoço e provar que estão errados na frente de todos, mas ele estava simplesmente usando seu material de estudo para expor as idéias do outro lado e mostrar aos leitores a partir das Escrituras como eles estavam biblicamente infundados. Eu sinto que eles não foram mal representados no livro em tudo, e eles foram tratados com respeito. 
O livro foi uma grande bênção para mim. Este livro tratou da questão do debate Salvação Senhorio muito bem. E recomendo que todos os crentes em Cristo o leia, pois será de muito valor para seu crescimento pessoal e espiritual.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas