Ef. 4.4-6 – A UNIDADE NO CORPO DE CRISTO


Querendo dar aos crentes uma compreensão exata do que significa viver segundo o chamado, Paulo oferece uma resposta clara acerca do modo pelo qual alcançaremos esse objetivo na Igreja. Observe que o apóstolo está falando para a Igreja, a família de Deus, que na sua visão representa a mais singular instituição existente sobre a terra.

Inicialmente Paulo fala das atitudes que devemos cultivar a fim de nos mantermos unidos no corpo de Cristo: humildade, mansidão, longanimidade e esforço diligente para manter a unidade que nos é dada pelo Espírito (4.2-3).


Em seguida, Paulo apresenta a base ou razão para a unidade na Igreja (4.4-6). Mesmo para o leitor apressado, algo deve ser destacado nestes versos: a palavra um aparece sete vezes. Mas também deve ser notado que Paulo não defende um tipo de unidade cristã na qual as doutrinas ocupam uma parte secundária. Antes de exortar à unidade, nos três primeiros capítulos Paulo apresentou em detalhes a doutrina que deve ser o alicerce dessa unidade. Amor e verdade são inseparáveis.


O ensino sobre a unidade cristã está diretamente ligado às três Pessoas da Trindade. Porque há apenas um Espírito habitando nos salvos, podemos viver na Igreja a unidade e harmonia observada em um corpo. O corpo é uma figura perfeita para Igreja, pois lembra interdependência e cooperação (I Cor. 12.21-26). Também, o Espírito é a fonte da nossa esperança. Aguardamos a concretização da promessa da nossa herança eterna e a libertação gloriosa dos filhos de Deus. O selo e penhor dessa esperança é o Espírito Santo (1.11-14). Por causa do Espírito que habita em nós devemos viver unidos, pois Ele nos faz um só Corpo e nos assegura a mesma esperança. Quando o crente entende que foi chamado para viver em um só corpo e aguardar a mesma esperança, ele se esforçará para promover a paz na Igreja.


A Igreja existe por causa de um só Senhor, Jesus Cristo. Por causa desse único Senhor, a Igreja tem apenas uma fé. A palavra fé pode ser usada no sentido subjetivo quando se refere, por exemplo, à fé salvadora (Ef. 2.8). Mas aqui fé está sendo usada objetivamente como uma referência ao corpo de doutrinas que compõe o verdadeiro cristianismo. Está sendo usada no mesmo sentido que aparece na epístola de Judas 3: “a fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos”. Um só batismo é uma referência não ao batismo nas águas, mas à nossa inserção no Corpo de Cristo, por meio do batismo no Espírito Santo, que acontece no momento em que colocamos nossa fé somente em Cristo.


É difícil imaginar como dois cristãos servindo ao mesmo Senhor, tendo o mesmo corpo doutrinário e tendo passado pela mesma experiência espiritual não consigam andar em unidade. Jesus Cristo é o autor da salvação de cada crente e o único fundamento da Igreja. Por causa dEle, devemos viver em unidade. Do contrário, o mundo pode duvidar da identidade e do poder do nosso Senhor (Jo. 13.3-35). Foi no contexto do amor e da unidade cristã que a Igreja de Jerusalém experimentou grande crescimento (At. 2.42). 


A última base de unidade da Igreja é o fato de haver um só Deus e Pai. A despeito de tudo que possamos afirmar acerca da Igreja, a verdade básica é que a Igreja é a família de Deus. Sua presença e atuação pode ser vista igualmente em cada membro. Assim, a unidade da Trindade deve ser uma boa ilustração da unidade que deve prevalecer na Igreja. Não podemos viver desunidos no Corpo de Cristo, pois isso seria uma má representação da divindade.


Os elos que nos unem são muito mais fortes do que os detalhes que nos separam. Esforcemo-nos, pois, para viver em perfeita comunhão uns com os outros.


Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas