Conhecendo a Vontade de DeuS




Todos os dias nós estamos tomando decisões, sejam grandes ou pequenas, e muitas vezes ao longo do dia. E como cristãos devemos estar conscientes do nosso mandato e o maior desejo que é viver a cada momento para a glória de Deus e que nossas decisões devem refletir isso.

Como sabemos se estamos vivendo para a glória de Deus, fazendo decisões certas?
Só vamos saber viver para a glória de Deus através da Sua Palavra. É através dela que as nossas decisões devem se basear. Devemos falar: “É isso que a Palavra de Deus ensina, e é isso que devo fazer” ou “È isso que vou fazer, com base na palavra de Deus”.

Essa atitude revela três importantes verdades:

1.      Somo limitados e falíveis, que muitas vezes cometemos erros;
2.      Somos dependentes de Deus e de Sua Palavra revelada;
3.      A Bíblia é o nosso único guia infalível e absolutamente suficiente.

Devemos estar preocupados com o nível de coerência entre o que pregamos e vivemos. O que fazemos é tão influente quanto o que nós pregamos.
Porque se cremos que essa é uma atitude correta diante de Deus e não a fazemos, então estamos nos considerando auto-suficientes (Pv 3.5-8).
Conhecer a vontade de Deus para viver para Sua glória deve ser o maior desejo de nossas vidas.
Listei algumas vontades de Deus expressas na Sua palavra para nossas vidas.

       I.            Salvação

I Tm 2.1-4.  Todos os homens não significa todo ser humano e sim todos os tipos de pessoas, seja qual for a sua posição na vida.
II Pe 3.9  A aparente demora do juízo divino é um sinal da paciência e misericórdia de Deus. Observe que o alcance de todos é qualificado pela palavra convosco. O arrependimento que está em vista é o do povo de Deus, e não do mundo todo, até porque a passagem fala da destruição dos ímpios. Deus deseja que nenhum dos seus eleitos pereça (Jo 6.39).

    II.            Cheio do Espírito

Ef  5.17-18  Encher-se do Espírito pertence a vida cristã inteira, devendo ser continuamente buscado, visto que já fomos selados pelo Espírito (Ef 1.13-14; 4.30) e que Ele já habita em nós (I Co 6.19). Na passagem paralela em Colossenses, Paulo diz aos cristãos para deixar a paz de Cristo governar seus corações e permitir que a Palavra de Cristo habite ricamente neles (Cl 3.15-16). Quem está cheio do espírito está cheio de Cristo e da sua Palavra (Jo 14.16,26; 16.12-15; 17.17).

 III.            Santificação

I Ts 4.3 Devemos estar separados do pecado, nesse contexto fala especificamente estar separado da impureza sexual. Deus é Santo, e exige que nós sejamos santos também (I Pe 1.15-16), que é vontade Dele a nossa santificação ( I Ts 4.3), e que devemos adorá-lo na beleza da sua Santidade (Sl 29.2), e que sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12.14)

  IV.            Submissão

a.   À Deus (Tg 4.7) Uma pessoa submissa a autoridade de Deus será leal a Ele e obedecerá as suas ordens e seguira a sua liderança.
b.   Aos irmãos (Ef 5.21, Fl 2.3) todo cristão cheio do Espírito dever ser um cristão humilde e submisso. Isso é fundamental para todos os relacionamentos que são descritos no restante do livro de Efésios. Nenhum cristão é superior a qualquer outro cristão, todos são iguais diante de Deus.
c.    Aos lideres espirituais Devemos respeitar nossos pastores ajudando-os a realizar seu trabalho, pois foram designados por Deus para nos dar alimento espiritual.
d.   Aos lideres governamentais Como cidadãos do mundo e sob a lei e a autoridade civil, o povo de Deus deve viver de maneira humilde e submissa.

     V.            Sofrimento

I Pe 3.17  O sofrimento injusto está incluso na previdência de Deus e visa o bem de seus filhos e a própria glória de Deus (I Pe 1.6-7; 4.19; Tg 1. 2-4; I Co 4. 16-18)

  VI.            Gratidão

I Ts 5.18  A gratidão deve fluir da nosso interior. Não devemos permitir que a nossa gratidão a Deus seja tirada. O que rouba a gratidão? Dúvida na soberania de Deus, o egoísmo, o mundanismo, espírito crítico, impaciência, frieza espiritual. A ingratidão é característica dos incrédulos (Rm 1.21). Deus nos dá vários motivos para sermos agradecidos. Podemos listra alguns:

a.   Salvação
b.   Moradia
c.    Comida
d.   Água
e.   Comunhão
f.     Provações
g.   Transporte
h.   etc

O que acontece quando você está agradecido? Deus é glorificado. Você é abençoado. A igreja é edificada e os perdidos sejam alcançados. 
Como uma pessoa pode saber a vontade de Deus? Como eu sei que a vontade de Deus para minha vida?  "Eu não sei a vontade de Deus para minha vida. Que faculdade devo ir?  Que tipo de carreira que devo escolher? Que tipo de trabalho que eu quero? Quem devo casar? 

Para saber a vontade de Deus para decisões mais específicas, por exemplo, com quem casar, ou sobre a vida profissional, deveria considerar as seguintes coisas:

1. Se existir uma falta da paz dentro de si, não vá em frente.
2. Fale com outros crentes mais maduros, e preste atenção aos seus conselhos.
3. Pergunte a si próprio - "Será que esta coisa me vai ajudar na minha vida espiritual?"
4. Quando uma porta abrir, não suponha automaticamente que Deus esteja a abrir a porta.  Às vezes o diabo tenta-nos com coisas atraentes que não são de acordo com a vontade de Deus para nós. Peça a sabedoria de Deus e pela Sua confirmação se aquela oportunidade à sua frente for a Sua vontade.
6. Não tome uma decisão rápida.  Espere em Deus porque muitas vezes com o passar do tempo nossos pensamentos e desejos mudam.

Seguir a vontade de Deus é seguir o que ele mesmo revelou em sua palavra. Isso foi dado a Moisés em Dt 29.29, e que Paulo usou também em seu ministério instruindo as igrejas I Co 4.6.  Podemos conhecer a vontade de Deus para nossas vidas a partir das Escrituras. Podemos seguir a vontade de Deus obedecendo ao que Ele escreveu, sabendo que a sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável (Rm 12.1-2).

Servindo com Alegria,
Henrique Prudêncio.

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

  1. Cleonir da Silva5/9/12

    Henrique, meu querido irmãozinho, louvo ao Senhor pela sua vida e pelo seu amor por Ele. Que bom ter acesso a um material tão precioso. Que o nosso Deus o abençõe cada vez mais!
    Beijão em você e na Thaline e, claro, na Ana Sofia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.

Postagens mais visitadas