Como confrontar uns aos outros em amor.
Como confrontar uns aos outros em amor¹.
Texto Mt 18: 15-17
A importância da confrontação em amor descrita nesse texto precisa ser ensinada, aprendida e enfatizada sempre. A principal preocupação que Jesus tem por seu Corpo é a pureza (Ef 5:25-27) e a unidade(Jo 17), pois, o que pode comprometer essa pureza e união é o pecado e o conflito.
Problemas nunca serão resolvidos se os ignorarmos. Muitas vezes o tempo só faz piorar a situação. Se dissermos que o tempo cura todas as feridas, é uma grande mentira, pois o tempo não pode curar feridas espirituais, mas somente a confrontação bíblica pode realizar tal cura.
O Senhor Jesus afirma nessa passagem que a solução para o pecado o conflito no Corpo é a confrontação. Podemos até achar que a confrontação seja uma atitude repulsiva porque é feita sem amor, mas pelo o contrário, a Confrontação é uma das maneiras mais completas pela qual podemos demonstrar AMOR pelos outros. Ignorar o pecado no Corpo de Cristo é sempre o caminho mais fácil, mas demonstra uma atitude egoísta, mas se realmente nos importamos pela saúde do Corpo gastaremos o nosso tempo, energia.
Vejamos alguns exemplos que expressa a relação AMOR X CONFRONTAÇÃO:
- Sl 141.5
- Pv 9.8
- Pv 27.5,6
- Hb 12.5,6
A confrontação não só beneficia o confrontado, mas também aquele que confronta. Se confrontarmos algum irmão, recebemos a benção e recompensa de agradarmos a Deus pela obediência. Essa ordem de admoestar ou repreender os outros é expressa em vários textos do NT: Rm 15.14; I Co 5; Ef 4.29; 5.11; 6.4; I Ts 5.14; II Ts 3.6-15; I Tm 5.1,2, 20; II Tm 2.14, 25; 4.2; Tt 3.10,11; Hb 3.13; Tg 5.19,20 e II Jo 9-11.
Sendo assim, a confrontação amorosa é FUNDAMENTAL na vida da igreja e ser exortado e exortar deve fazer parte da natureza de cada membro. Mas ela dever ser feita de um modo sábio, pois a confrontação feita de maneira errada faz é agravar o problema em vez de resolvê-lo. Por isso, precisamos estudar de maneira cuidadosa o que realmente Jesus disse nessa passagem.
I) Você é o Tutor do seu irmão
Nesse versículo Jesus usa a primeira pessoa do singular para indicar que cada membro é responsável pela resolução do problema (pecado ou conflito). Deus espera que cada um de nós seja uma sentinela que exorta os irmãos sobre o perigo iminente ( Ez 3.16-21).
II) Quem devemos confrontar?
Jesus fala que devemos confrontar um IRMÂO, aquele que professa ser um crente. I Jo 3.14,15;
III) Que tipo de pecado devemos confrontar?
Devemos confrontar qualquer ação que é proibida nas Escrituras e que não pode ser ignorada
IV) Como devemos confrontar alguém?
- Sem demora
- Com um propósito
- Verbalmente
- Em Particular
- Com Relutância
- Com Compaixão
- Com Brandura
- Com humildade
- Com Cuidado
- Com Oração
V) Por que devemos confrontar
O objetivo da confrontação bíblica é sempre a restauração do ofensor. Com isso ele volta à vida de santidade e a reconciliação com os outros.
¹Resusmo do Cap 8 do livro A vida na casa do Pai,Wayne A. Mack - David Swavely, Ed. Cultura Cristã
Servindo com Alegria,
Henrique Prudêncio
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.