Faríamos bem em celebrar o nascimento de Cristo todos os dias.

Em minha opinião, qualquer oportunidade que tivermos de exaltar o Senhor Jesus Cristo, precisamos agarrar essa oportunidade. Faríamos bem em celebrar Seu nascimento todos os dias. Faríamos bem em proclamar Seu nascimento virginal, como Deus em carne humana, todos os dias. Mas se o mundo quiser nos dar um dia e uma temporada em que toda a humanidade se concentre na vinda do Senhor Jesus Cristo, seríamos tolos em não tirar proveito disso.

Perdemos essa oportunidade quando lutamos com uma cultura ímpia pelos ornamentos tradicionais do feriado. É inútil debater sobre a terminologia sazonal ou lutar para manter os presépios em frente aos prédios do governo. E é profundamente inútil reclamar se as xícaras de uma cafeteria popular são decoradas com vagas alusões à estação - especialmente quando aquela cafeteria tem um histórico de promoção e apoio a causas imorais.
Quero ser muito claro neste ponto - o Natal não deve ser para encorajar o mundo a seguir as moções do feriado e prestar um serviço vago da boca para fora ao Senhor em meio à sua auto-indulgência materialista . Francamente, quanto menos o mundo imita a celebração do nascimento de Cristo, mais oportunidades temos de ser ousados ​​e claros com o evangelho por meio de nossas próprias celebrações. 

No entanto, os crentes também podem exagerar com a separação da celebração mundial do Natal, a ponto de perdermos qualquer voz no assunto. Eu entendo por que alguns crentes têm fortes dúvidas sobre as tradições que parecem não servir a nenhum propósito além de perpetuar as memórias da infância - especialmente quando essas tradições têm origens questionáveis. Mas a rejeição indiscriminada do feriado melhora o testemunho do povo de Deus e adorna a verdade de Seu evangelho? Ou é apenas um piedoso braço rígido para uma das melhores oportunidades anuais da igreja para evangelizar o mundo perdido?
A verdade é que, quando você considera o paganismo da sociedade romana, não há muito que herdamos deles que não esteja de alguma forma associado às suas práticas religiosas. 

Esse ponto foi bem defendido recentemente por Ryan Reeves no blog Reformation 21 :
Os romanos certamente fariam festa no dia 25 de dezembro, pois era o dia mais escuro do ano, e se você vive em um mundo onde os dias são escuros às 17 horas, a ideia da primavera no horizonte era motivo para festa. Pense nisso como um 4 de julho romano, só que o churrasco ainda não foi inventado. É verdade que os romanos sacrificavam aos deuses neste dia, mas o faziam sempre que podiam: à mesa, antes de uma partida de arena e até mesmo em mictórios públicos. Para os cristãos, eliminar por completo as celebrações que coincidem com os feriados romanos seria reinventar o próprio calendário. No final, a igreja sentiu que festejar em um dia que olhava das trevas para a luz era um momento apropriado para celebrar a vinda da Luz do Mundo.

O simples fato é que a grande maioria do mundo não associa as tradições de Natal modernas com o paganismo romano antigo, então fugir das primeiras não significa necessariamente repudiar as últimas. E argumentar que não devemos celebrar o nascimento de nosso Senhor deixa pouco espaço para expressar a maravilha da encarnação, que está no coração do evangelho. Tal mão pesada não adorna ou explica o evangelho tanto quanto joga no estereótipo mais santo que você para os cristãos.

Todas as tradições do Natal são apenas isso - tradições. Na medida em que promovem relacionamentos de amor, generosidade e adoração ao Salvador, eles são elogiáveis. Mas se eles fazem com que fiquemos focados em nós mesmos e nos distraiamos do que realmente importa, eles devem ser deixados de lado.

Devemos ser obstinados, focalizados exclusivamente em Cristo e nas tremendas bênçãos que desfrutamos por meio Dele. E devemos procurar qualquer oportunidade de estender as benditas notícias da salvação que Ele tornou possível ao mundo ao nosso redor. Como podemos conseguir isso quando perdemos tanto tempo reclamando de xícaras de café e árvores?

Neste Natal, façam tudo o que puderem para que a sua celebração seja uma expressão das palavras do anjo aos pastores na noite do nascimento de Cristo: “Eis que vos trago uma boa nova de uma grande alegria que será para todo o povo; pois hoje na cidade de Davi nasceu para você um Salvador, que é o Cristo Senhor."Lucas 2: 10-11
John MacArthur
Fonte
https://www.gty.org/library/blog/B151221
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas