Evangelizando Crianças

 Para muitos crentes, cumprir a ordem de Cristo de fazer discípulos de todas as nações começa em casa - com seus filhos. Na verdade, poucas experiências trazem maior alegria aos pais cristãos do que ver seus filhos chegarem à fé em Cristo.


O processo de evangelizar os filhos, no entanto, pode ser uma tarefa assustadora. Para muitos pais, as perguntas são práticas e desconcertantes: Como devo apresentar o evangelho a meus filhos? Qual é a melhor abordagem a seguir? Como posso saber se estou fazendo certo? Armadilhas, reais e imaginárias, intimidam virtualmente todos os pais que contemplam essa responsabilidade. Por um lado, existe o perigo de levar as crianças a pensar que são salvas, quando na verdade não o são. Por outro lado, existe o risco de desencorajar as crianças que expressam um desejo genuíno de seguir a Cristo. Como, então, devemos evangelizar nossos filhos? A resposta a esta pergunta não é fácil, mas ela começa reconhecendo e evitando algumas das armadilhas comuns no evangelismo infantil.

I - Armadilhas comuns na evangelização de crianças

  • Simplificando o Evangelho de Cristo

Como a compreensão de uma criança é menos desenvolvida do que a de um adulto, a tentação de muitos pais é simplificar demais a mensagem do evangelho ao evangelizar seus filhos. Às vezes, isso decorre de abordagens enlatadas ou programadas para o evangelismo infantil, que muitas vezes abrevia o evangelho, minimiza as demandas do evangelho ou deixa de fora aspectos-chave do evangelho completamente.

Por um lado, existe o perigo de
levar as crianças a pensar que são
salvas, quando na verdade não o são. Por
outro lado, existe o risco de desencorajar as
crianças que expressam um
desejo genuíno de seguir a Cristo.

Como os adultos, as crianças devem ser capazes de entender o evangelho claramente antes de serem salvas. Isso envolve a compreensão de conceitos como o bem e o mal, pecado e punição, arrependimento e fé, a santidade e a ira de Deus contra o pecado, a divindade de Cristo e Sua expiação pelo pecado, e a ressurreição e senhorio de Cristo. Certamente os pais precisam usar a terminologia que os filhos podem compreender e ser claros na comunicação da mensagem, mas quando a Escritura fala sobre ensinar verdades espirituais aos filhos, a ênfase está na perfeição (Deuteronômio 6: 6-7) A simplificação excessiva é um perigo maior do que fornecer muitos detalhes. É a verdade - encontrada na Palavra de Deus - que salva, mas essa verdade deve ser entendida.

  • Coagindo uma profissão de fé

Quer os pais apresentem o evangelho de maneira muito simplificada ou completa, muitos solicitam algum tipo de resposta ativa a essa mensagem. Pode ser uma demonstração de mãos em um ambiente de grupo, uma repetição mecânica da “oração do pecador” ou quase qualquer coisa que possa ser considerada uma resposta positiva. Os filhos quase sempre respondem da maneira que os pais pedirem - de forma alguma garantindo atos reais de fé em Cristo.

Em vez de fazer com que seus filhos orem "a oração do pecador" ou induzi-los a uma resposta superficial, os pais devem ensinar-lhes o evangelho fiel, paciente e completamente e orar diligentemente por sua salvação, sempre tendo em mente que Deus é quem salva . Não há necessidade de pressionar ou coagir uma confissão da boca de uma criança, pois o arrependimento genuíno trará sua própria confissão quando o Senhor abrir o coração em resposta ao evangelho. E com o passar do tempo, nunca é certo reforçar para a criança que uma oração infantil é uma evidência de salvação.


  • Assumindo a realidade da regeneração


A próxima armadilha é presumir com certeza que a resposta positiva de uma criança ao evangelho é uma fé salvadora plena. A tentação aqui é considerar a regeneração como um assunto resolvido por causa de uma indicação externa de que a criança acreditou. Não se pode presumir, no entanto, que toda profissão de fé reflete uma genuína obra de Deus no coração (Matt. 7: 21-23), e isso é particularmente verdadeiro para crianças.

As crianças freqüentemente respondem positivamente ao evangelho por uma série de razões, muitas das quais não estão relacionadas a qualquer consciência do pecado ou real entendimento da verdade espiritual. Muitos filhos, por exemplo, professam fé por causa da pressão dos colegas na igreja ou do desejo de agradar aos pais.

Além disso, as Escrituras indicam que as crianças tendem a ser imaturas (1 Cor. 13h1114h20), ingênuo (Prov. 1: 4), Insensato (Prov. 22:15), caprichoso (Isaías 3: 4), inconsistente e inconstante (Matt. 11: 16-17), e instável e facilmente enganado (Eph. 4:14) As crianças muitas vezes pensam que compreenderam as ramificações de um determinado compromisso, quando não o fizeram. Seu julgamento é superficial e sua capacidade de ver as implicações de suas decisões é muito fraca. Apesar das melhores intenções, eles raramente têm a capacidade de pensar muito além de hoje, nem percebem até que ponto suas escolhas afetarão o amanhã. Isso torna os filhos mais vulneráveis ​​ao autoengano e torna mais difícil para os pais discernir a obra salvadora de Deus em seus corações.

Por essa razão, somente quando as convicções e crenças declaradas de uma criança são testadas pelas circunstâncias da vida, à medida que ela amadurece, os pais começam a aprender mais conclusivamente sobre sua direção espiritual. Enquanto muitas pessoas assumem um compromisso genuíno com Cristo quando jovens, muitos outros - talvez a maioria - não chegam a um entendimento adequado do evangelho até a adolescência. Outros que professam a Cristo na infância se afastam. É apropriado, então, que os pais ajam com cautela ao afirmar a profissão de fé de um filho e não se apressem em tomar qualquer demonstração de compromisso como prova decisiva de conversão.

  • Assegurando a Criança da Salvação

Depois de se convencerem de que seu filho está salvo, muitos pais procuram dar àquele filho uma garantia verbal de sua salvação. Como consequência, a igreja está cheia de adolescentes e adultos cujos corações não têm amor verdadeiro por Cristo, mas que pensam que são cristãos genuínos por causa de algo que fizeram quando crianças.

É papel do Espírito Santo - não dos pais - dar a certeza da salvação (ROM. 8: 15-16) Muitas pessoas cujo coração está totalmente frio para as coisas do Senhor acreditam que estão indo para o céu simplesmente porque responderam positivamente quando crianças a um convite evangelístico. Tendo “pedido a Jesus que entrasse em seus corações”, eles receberam uma falsa segurança e foram ensinados a nunca se examinarem e nunca nutrirem qualquer dúvida sobre sua salvação. Os pais devem elogiar e regozijar-se com a evidência da verdadeira salvação na vida de seus filhos somente quando souberem que a criança entende o evangelho, crê nele e manifesta a evidência genuína da verdadeira salvação - devoção a Cristo, obediência à Palavra e amor para os outros.

  • Apressando a Ordenança do Batismo

Uma armadilha final para muitos pais é ter o filho batizado imediatamente após professar fé. Embora a Escritura ordene que os crentes sejam batizados (Matt. 28:19Atos 2:38), é melhor não se apressar para fazer a ordenança no caso de uma criança. Como afirmado anteriormente, é extremamente difícil reconhecer a salvação genuína em crianças. Em vez de apressá-los ao batismo após uma profissão inicial, então, é mais sábio aproveitar a oportunidade contínua para interagir com eles e esperar por evidências mais significativas de compromisso duradouro. Mesmo que uma criança possa dizer o suficiente em um testemunho para deixar razoavelmente claro que ela entende e abraça o evangelho, o batismo deve esperar até que ela manifeste evidência de regeneração que é independente do controle dos pais.

Evangelizar crianças consiste não
apenas em verbalizar o evangelho com
a própria boca, mas também em exemplificá-
lo em sua vida.

Aqui na Grace Community Church, nossa prática geral é esperar até que uma criança professa tenha completado doze anos. Visto que o batismo é visto como algo claro e final, nossa principal preocupação é que, quando uma criança mais nova é batizada, ela tende a ver essa experiência como prova de que foi salva. Portanto, no caso de uma criança não regenerada que é batizada - o que não é incomum na igreja em geral - o batismo na verdade lhe presta um desserviço. É melhor esperar até que a realidade da qual o batismo testifica possa ser mais facilmente discernida.

IIChaves fundamentais para evangelizar crianças

Não é suficiente para os pais simplesmente evitar essas armadilhas comuns - eles também devem procurar colocar em prática as seguintes chaves para o evangelismo infantil.

  • Dando um exemplo consistente de piedade

Evangelizar crianças consiste não apenas em verbalizar o evangelho com a boca, mas também em exemplificá-lo na vida. À medida que os pais explicam as verdades da Palavra de Deus, os filhos têm a oportunidade única de observar suas vidas de perto e ver se acreditam seriamente no que estão ensinando. Quando os pais são fiéis não apenas para proclamar, mas também para viver o evangelho, o impacto é profundo.

Quando os pais são fiéis não apenas
para proclamar, mas também para viver o
evangelho, o impacto é profundo.

Porque o casamento é uma imagem do relacionamento de Cristo com a igreja (Eph. 5: 22-33), a relação entre os pais como marido e mulher é particularmente significativa. Na verdade, além do compromisso fundamental dos pais com Cristo, o único fundamento mais importante para o sucesso dos pais é um casamento saudável e centrado em Cristo. Dar um exemplo consistente de piedade é indispensável.

  • Proclamar o Evangelho Completo de Cristo

O coração do evangelismo é o evangelho, "pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (ROM. 1:16) Se uma criança deve se arrepender e crer em Cristo, então, será por meio da proclamação da mensagem da cruz (1 Cor. 1: 18-252 Tim. 3:15Tiago 1:181 Pedro 1: 23-25) As crianças não serão salvas sem o evangelho.

Por esse motivo, os pais precisam ensinar a lei de Deus a seus filhos, ensinar-lhes o evangelho da graça divina, mostrar-lhes que precisam de um Salvador e encaminhá-los a Jesus Cristo como o único que pode salvá-los. É melhor começar do início - Deus, a criação, a queda, o pecado, a salvação e Cristo em Sua vida, morte e ressurreição.

O pai sábio será fiel,
paciente e persistente, tendo o cuidado
de olhar para cada momento da
vida do filho como uma oportunidade de ensino.

Ao ensinarem seus filhos, os pais devem resistir à tentação de minimizar ou amenizar as exigências do evangelho e devem proclamar a mensagem em sua plenitude. A necessidade de se render ao senhorio de Cristo, por exemplo, não é muito difícil para as crianças entenderem. Qualquer criança com idade suficiente para entender o evangelho básico também é capaz, pela graça de Deus, de confiar Nele completamente e responder com o tipo mais puro e sincero de arrependimento.

A chave é ser claro e completo. Os pais, mais do que ninguém, têm muito tempo e oportunidade para explicar e ilustrar as verdades do evangelho, corrigir mal-entendidos e esclarecer e revisar os aspectos mais difíceis da mensagem. O pai sábio será fiel, paciente e persistente, tendo o cuidado de olhar para cada momento da vida da criança como uma oportunidade de ensino (Deut. 6: 6–7)

Uma dessas oportunidades de ensino é encontrada na responsabilidade dos pais de disciplinar e corrigir seus filhos quando eles são desobedientes (Eph. 6: 4) Em vez de procurar simplesmente modificar o comportamento, o pai sábio verá a disciplina como uma oportunidade para ajudar seus filhos a se conscientizarem de seu fracasso e incapacidade de obedecer e, subsequentemente, sua necessidade de perdão em Cristo. Dessa forma, a disciplina e a correção são usadas para levar os filhos a uma avaliação sóbria de si mesmos como pecadores e para conduzi-los à cruz de Cristo, onde os pecadores podem ser perdoados.

À medida que os pais explicam o evangelho e exortam seus filhos a obedecê-lo, é melhor evitar a ênfase em ações externas, como orar "a oração do pecador". Há uma urgência inerente à própria mensagem do evangelho - e é certo que os pais imprimam essa urgência no coração da criança - mas o foco deve ser mantido na resposta interna que a Escritura pede dos pecadores: arrependimento do pecado e fé em Cristo. À medida que os pais ensinam o evangelho diligentemente e aproveitam as oportunidades todos os dias para instruir seus filhos na verdade da Palavra de Deus, eles podem começar a procurar sinais de que seus filhos realmente se arrependeram e creram.

  • Compreendendo as evidências bíblicas de salvação

A evidência de que alguém se arrependeu genuinamente de seu pecado e creu em Cristo é a mesma em uma criança e em um adulto - transformação espiritual. De acordo com as Escrituras, os verdadeiros crentes seguem a Cristo (João 10:27), confessar seus pecados (1 João 1: 9), ame seus irmãos (1 João 3:14), obedece aos mandamentos de Deus (1 João 2: 3João 15:14), faça a vontade de Deus (Matt. 12h50), permanecer na Palavra de Deus (João 8:31), guarde a Palavra de Deus (João 17: 6), e fazer boas obras (Eph. 02:10)

(…) Os pais devem ser fervorosos em seus
esforços para ensinar os filhos sobre
Cristo e sua necessidade de salvação,
mas também devem reconhecer que
uma parte essencial desse trabalho é
evitá-los pensar que
estão salvos quando não o são.

Os pais devem buscar uma medida cada vez maior desse tipo de fruto na vida dos filhos, à medida que continuam a instruí-los nas verdades do evangelho. Além disso, os pais devem ser fervorosos em seus esforços para ensinar seus filhos sobre Cristo e sua necessidade de salvação, mas também devem reconhecer que uma parte essencial desse trabalho é protegê-los de pensar que são salvos quando não o são. Compreender as evidências bíblicas de salvação - e explicá-las aos filhos - é fundamental para esta obra de proteção.

  • Incentivando possíveis sinais de conversão

Devido à imaturidade e inconstância dos filhos, é tentador para alguns pais descartar as expressões infantis de fé como triviais ou mesmo sem sentido. Em contraste, os pais devem encorajar todos os sinais de fé em seus filhos e usar a oportunidade para ensiná-los ainda mais sobre Cristo e o evangelho. Quando uma criança expressa o desejo de aprender sobre Jesus, os pais devem alimentar esse desejo e encorajá-la quando virem possíveis sinais de conversão.

Mesmo que os pais concluam que é muito cedo para considerar o interesse de seus filhos em Cristo como uma fé madura, eles não devem ridicularizar uma profissão de fé como falsa, pois pode ser a semente da qual a fé madura mais tarde surgirá. Em vez disso, o pai deve continuar a apontar aquele filho para Cristo, ensinando a verdade da Palavra de Deus com paciência e diligência, e sempre olhando para Aquele que é capaz de abrir o coração para responder ao evangelho.

  • Confiando na soberania absoluta de Deus

A maior necessidade dos filhos é nascer de novo. A regeneração, entretanto, não é algo que os pais possam fazer por eles. Os pais podem pressionar seus filhos a uma profissão falsa, mas a fé genuína e o arrependimento só podem ser concedidos por Deus, que regenera o coração. Simplificando, o novo nascimento é obra do Espírito Santo e somente dele (João 3: 8)

A salvação dos filhos, então, não pode ser produzida pela fidelidade ou diligência dos pais, mas apenas pela obra soberana do próprio Deus. Essa compreensão deve trazer conforto aos pais. Além disso, deve motivá-los a banhar seus esforços evangelísticos em oração Àquele que faz Sua obra onde eles não podem - no coração de uma criança.








Partes deste artigo foram adaptadas de John MacArthur, What the Bible Says About Parenting (Nashville: W Publishing Group, 2000); John MacArthur, O Evangelho Segundo os Apóstolos (Nashville: Word Publishing, 2000); Dennis Gundersen, Your Child's Profession of Faith (Amityville, NY: Calvary Press, 1994); e Tedd Tripp, Shepherding a Child's Heart (Wapwallopen, Penn .: Shepherd Press, 1995). Para um tratamento mais completo do evangelismo infantil, consulte estes recursos.

© 2003 Grace Community Church. Todos os direitos reservados.

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas