Chaves para o Crescimento Espiritual



A vida resulta em crescimento. Vida espiritual re­sulta em crescimento espiritual. Ou, pelo menos deveria ser assim. Você' está crescendo? Se não estiver crescen­do, ou não estiver satisfeito com o seu índice de cres­cimento, este livro é para você!


Esteja certo de que Deus deseja que todo o crente atinja a maturidade espiritual. Sua Palavra nos ordena. "Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo..." (II Pedro 3:18). É esta a nossa obrigação e nosso privilégio. A cada dia, pode­mos progredir em nossa vida espiritual, prosseguindo num conhecimento mais pleno, mais alto, mais pessoal e experimental de Deus e de Cristo. Podemos passar da Palavra de Deus para o Deus que a escreveu, conhecendo-o mais de perto. Descubra, porém, que muitas pessoas tem idéias erradas quanto ao que envolve este assun­to importantíssimo.


  • · O crescimento espiritual não tem nada a ver com a nossa posição em Cristo, Deus nos vê através de Seu Filho como se já fossemos perfeitos. Somos completos nEle, conforme Colossenses 2:10. Foram-nos dadas "to­das as cousas que conduzem à vida e à piedade" (II Pe­dro 1:3). Somos novas criaturas (II Coríntios 5:17).
  • · O crescimento espiritual nada tem a ver com o favor de Deus. Deus não nos ama mais à medida em que nos tornamos mais espirituais. Às vezes os pais ameaçam seus filhos: "Se você fizer isso, Deus não vai mais gos­tar de você". Que ridículo! O amor de Deus não é con­dicionado ao nosso comportamento. Quando ainda éra­mos fracos, injustos, pecadores e inimigos (Romanos 5:6-10), Deus provou Seu amor por nós enviando-nos Seu Filho para morrer pelos nossos pecados. Deus não nos ama mais apenas porque crescemos.
  • · O crescimento espiritual nada tem a ver com o tempo. Não se mede crescimento espiritual pelo calendário. É possível uma pessoa ser cristã durante meio século e ainda permanecer um bebê espiritual. A revista Time fez uma reportagem sobre uma pesquisa realizada entre universitários que freqüentaram a Escola Dominical durante muitos anos. De acordo com eles, Sodoma e Gomorra eram amantes, os Evangelhos foram escritos por Mateus, Marcos, Lutero e João; Eva foi criada de uma maçã, e Jezabel era a jumenta do rei Acaz. Talvez pessoas aposentadas respondessem de maneira ainda pior!
  • · O crescimento espiritual nada tem a ver com o conhe­cimento. Uma pessoa pode conhecer muitos fatos, ter muitas informações, mas isso não é o mesmo que ter maturidade espiritual. A não ser que o conhecimento resulte na sua conformidade a Cristo, ele será inútil. Para ter valor, este conhecimento tem que transformar a vida.
  • · O crescimento espiritual nada tem a ver com ativida­de. Algumas pessoas pensam que crentes maduros são aqueles que estão sempre ocupados. Mas a ocupação no trabalho da igreja não resulta em maturidade cristã, e nem a substitui. Pode até ser um obstáculo ao que é realmente vital e importante na vida do crente. No capítulo sete de Mateus, lemos sobre um grupo que clamará por aceitação da parte de Cristo baseado em obras maravilhosas. Mas Ele os lançará fora. Ocupação não resulta em salvação — menos ainda em maturidade.
  • O crescimento espiritual nada tem a ver com pros­peridade. Algumas pessoas dizem: "Veja só como Deus tem me abençoado. Tenho dinheiro, uma casa maravi­lhosa, um bom carro e um emprego seguro. Deus tem me abençoado porque eu O tenho honrado." Não acre­dite nisso. Deus pode ter permitido que você tivesse sucesso — ou até você mesmo pode ter forçado a situa­ção — mas isso não é sinal de crescimento espiritual. Veja II Coríntios 12:7-10.


Minha definição de crescimento espiritual é: prática aliada a posição. Em Cristo sua posição é perfeita. E absoluta. E agora, Deus quer que você reflita essa posi­ção numa experiência progressiva, que é relativa. Tal crescimento é essencial. Pode ser chamado pelo nome que quiser: seguir a justiça (I Timóteo 6:11); ser trans­formado (Romanos 12:2); aperfeiçoar a santidade (II Co­ríntios 7:1); prosseguir para o alvo (Filipenses 3:14); ou ser edificado e confirmado na fé (Colossenses 2:7). Este é o alvo de todo crente.


· O crescimento espiritual não é místico, sentimental, devocional, psicológico ou resultado de truques secretos. Vem através da compreensão e da prática de princípios dados pela Palavra de Deus. Suas bênçãos infindas en­contram-se num depositário divino facilmente aberto por uma série de chaves muito especiais. Estas chaves são o tema deste livro. Esteja pronto para descobrir as riquezas de Deus em Cristo Jesus!

A CHAVE MESTRA : UMA PRESSUPOSIÇÃO

No início, este capítulo deveria ser uma das "chaves". Mas quanto mais examinava o assunto, mais entendia que não era realmente um capítulo, mas uma pressupo­sição a todos os demais capítulos.

Uma das declarações que a Bíblia faz de si mesma é que a Palavra de Deus é viva. "Fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente" (1 Pedro 1:23). Paulo refere-se à Bíblia como a Palavra da Vida (Filipenses 2:16). O escritor de Hebreus declara ser a Palavra de Deus viva e eficaz (Hebreus 4:12).


Você pergunta:

— Mas como pode a Palavra de Deus ser viva?

— Eu pego a minha Bíblia e ela não faz nada. Fica parada, simplesmente. Será que as páginas são vivas, a tinta, ou o couro?

Vejamos o que não está vivo, ou melhor, aquilo que está morrendo. As coisas no nosso mundo estão mortas ou morrendo. Corrupção, destruição, decadência - são estas as coisas que nos cercam. A morte reina neste mundo. O mundo não é nada mais que um imenso cemitério com todos caminhando para o fim. As pessoas costumam dizer: "Estou gozando a vida", mas na realida­de estão decaindo a cada dia que passa, porque o corpo e sua glória murcham e secam como a erva (I Pedro 1:24).

Em contraste com o que reina no mundo, a Bíblia é inesgotável, inextinguível e geradora de vida. O sistema mortal do mundo não pode atingi'-4a, não consegue anu­lar sua validez, deteriorar sua realidade ou demolir sua verdade.

Cuidado! Está Viva. Primeiramente, a Bíblia está viva em si mesma. Vive em perene vigor. Em qualquer gera­ção e idade, toda pessoa que lé a Bíblia encontra vida e vigor. Esta tem sido minha própria experiência. Al­guns anos atrás, pensava que se lesse um livro da Bíblia todos os dias por trinta dias seguidos, conheceria muito bem o conteúdo do dito livro. Comecei com I João e depois li Colossenses. Mas no fim dos trinta dias, desco­bri que ainda havia coisas que eu não sabia a respeito de cada um destes livros, e assim, resolvi continuar por mais um mês. Sabe de uma coisa? Estes livros ainda contêm mistérios que ainda nem penetrei. Cada vez que os leio fico deslumbrado ante a novidade!

Outra razão pela qual dizemos que a Bíblia vive é de­vido à sua atualidade. Você já folheou seus velhos livros de escola? A maioria está desatualizada. A ciência con­tinua a fazer novas descobertas e novos livros são pro­duzidos, no entanto, a Bíblia jamais se desatualiza.

Outra forma pela qual a Bíblia vive é que ela discerne os corações; possui uma percepção interior surpreenden­te. Por vezes, ao ler a Bíblia, quase morro de vergonha. A Bíblia é uma espada afiada de dois gumes que discerne os pensamentos e os propósitos do coração (Hebreus 4:12). Revela exatamente aquilo que sou. E por isso que aqueles que desejam permanecer no erro não a lêem. Ela os descobre. Estas são algumas das razões pelas quais dizemos que a Palavra de Deus é viva em si mesma.

Em segundo lugar, a Bíblia transmite vida. Não ape­nas a contém, mas transmite vida. O maior poder de qualquer organismo vivo é a capacidade de se reprodu­zir. Os nossos pensamentos e palavras são incapazes disso. Poderíamos falar o dia todo sem produzirmos vida espiritual. Mas a Palavra de Deus é viva e reproduz vida. Tiago 1:18 nos diz: "Pois segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade..." A Palavra de Deus é que faz isso. O Espírito Santo utiliza-se da Palavra para produzir novo nascimento. A única forma de se tornar filho de Deus é ser gerado pela Palavra, a semente de nova vida.


Consideremos a parábola do semeador em Lucas, no oitavo capitulo. A Palavra de Deus é a semente espalha­da pelo mundo. A que cai ao lado do caminho é logo arrebatada pelo diabo, para que as pessoas não creiam e sejam salvas. Qual é o único ingrediente no qual as pes­soas precisam crer para a salvação? É a Palavra. Ela transmite vida.

Outra prova de que a Palavra é essencial para o pro­cesso de regeneração pode ser demonstrada através de João 6:63. "O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida". O Espírito de Deus utiliza-se da Palavra de Deus para produzir vida.


Um terceiro aspecto - a Bíblia sustenta a vida es­piritual. A vida exige alimento, e a Palavra de Deus é esse alimento. Pedro disse: "Desejai ardentemente, co­mo crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para a sal­vação" (I Pedro 2:2).

Como você, quando bebezinho, não podia viver sem leite, assim deve desejar alimento que o faça crescer espiritualmente. Afinal de contas, você já provou que o "Senhor é bondoso" quando o salvou (v.3). Será que o sabor não continuará doce quando começar a experi­mentar a Palavra? Em outras palavras, se você já se despojou da carne do mundo, e se você já viu que a Pa­lavra de Deus pode vivificá-lo, suste-lo e transformar sua vida, então, deseje-a. Você experimentou a Palavra; agora alimente-se dela.

Muitos crentes não desejam ardentemente a Palavra. Como resultado, são fraquinhos, franzinos, desnutridos. Há outros lugares em que a Bíblia fala de si mesma como sustento: "Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração..." (Jeremias 15:16).

Paulo lembra a mesma coisa a Timóteo, vista de outro ângulo: "Expondo estas cousas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido" (I Timóteo 4:6). O alimento do crente é a Palavra de Deus. Precisamos dela como um nenê precisa de leite, mas precisamos tam­bém crescer para finalmente podermos comer carne.

Uma quarta razão pela qual dizemos que a Palavra de Deus vive é que ela transforma a vida. Paulo escreveu aos crentes de Éfeso recomendando que “Vos renoveis no espírito do vosso entendimento" (Efésios 4:23). E em Romanos 122 o apóstolo diz que a renovação das nossas mentes é algo que deve ocorrer para que sejamos trans­formados. Mesmo como crentes, precisamos permitir que a Palavra nos transforme. Não somos perfeitos ao nos tornarmos cristãos. O Espírito Santo ainda tem muito a fazer para nos moldar conforme a imagem de Cristo. Mesmo depois que entramos na família de Deus, a velha mente, com seus hábitos de preocupação egoísta, com sua fome de emoções, com seu desejo de agitação, com sua imaginação e apetites para as coisas erradas ou duvi­dosas da vida - tudo isto tem que ser retirado. Como? Pela Palavra de Deus.


Todo mundo deseja ser mais consagrado a Cristo-ser tudo o que Deus deseja que sejamos. Lutamos e nos questionamos como conseguir maior consagração. Faze­mos as nossas entregas, nossos votos por Cristo, e assim mesmo, continuamos dando voltas e mais voltas, procu­rando sempre algo mais.

Pois bem, deixe-me apresentá-lo à coisa mais bela que se pode imaginar. II Coríntios 3:14 dá a resposta para vidas que desejam ser transformadas. Falando do povo de Israel, este versículo nos diz: "Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até o dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que em Cristo é removido". Noutras palavras, hoje Israel permanece cego e não pode entender o Evangelho. Mas o trecho continua dizendo que o véu será removido (v.16).

Bem, e quanto aos crentes - os cristãos? Estamos desligados de Cristo? Não! "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito" (v.18).

Como podemos ser transformados? Como nos torna­remos iguais a Cristo? Muito simples: à medida em que contemplamos a glória de Jesus Cristo, somos transforma­dos em sua própria imagem! Ao desviarmos os nossos olhos de nós mesmos e fixá-los em Jesus, o Espírito de Deus efetua a transformação. Posso garantir, como teste­munho às Escrituras, que se contemplarmos a Palavra de Deus — aprendendo e vendo a glória de Deus — o Espírito de Deus transformar-nos-á na imagem de Jesus Cristo. É este o ápice do crescimento espiritual. 

Levantar o Rosto. É tão simples! Porém, muitos crentes estão procurando uma espécie de atalho para atingir uma super espiritualidade que não existe. Quando estivermos dispostos a colocar os nossos rostos firmes ao espelho da Palavra de Deus a fim de ver a glória de Deus, tudo o que temos a fazer é focalizar Sua Palavra, e a glória de Cristo, que ela contém, começará a nos transformar.

A melhor coisa que já aconteceu na minha vida, após a salvação, foi quando aprendi a estudar a Palavra de Deus noite e dia. Ainda estou longe de ter atingido o alvo, mas aprendi isto: quanto mais tempo, quanto maior a devoção que dedico em contemplar o rosto de Jesus Cristo através das páginas das Escrituras, mais o Espírito de Deus me transforma segundo a imagem de Seu Filho. O estudo bíblico tem se tornado a paixão do meu coração. Não há nada neste mundo que me consuma mais do que o desejo de comunicar a Palavra. Todas as coisas boas vêm através dela. Se desejamos viver, a Pala­vra de Deus nos vivifica. Se desejamos crescer, é a Pala­vra de Deus que nos dá o crescimento. E se desejamos ser transformados, é enquanto focalizamos nossa aten­ção em suas páginas que a Palavra de Deus nos transfor­ma.

Viver a Chave. Permita-me sugerir cinco coisas específi­cas que você pode fazer a fim de usar a chave mestra. Primeiro: creia nela. Muitas coisas e muitas pessoas tentarão desviar sua atenção e afeto, mas faça sua, a respos­ta de Pedro: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna". (João 6:68) Creia na Bíblia. Aceite-a como revelação de Deus.

Em segundo lugar, estude-a. Espero que, como Apoio, você* se torne poderoso nas Escrituras (Atos 1824). Quando Jesus abriu e explicou as Escrituras aos dois discípulos no caminho para Emaús, eles comentaram "Não nos ardia o coração? " (Lucas 2432). Estudar a Palavra deverá aquecer e inflamar o coração. À medida em que estudar as Escrituras, você poderá se apresentar aprovado a Deus (II Timóteo 2:15).

Uma terceira sugestão: honre a Palavra. Os cidadãos de Eféso honravam a estátua de Diana porque acredita­vam que ela tivesse caído do céu da parte de Júpiter. Assim, adoravam a feia, grosseira e horripilante imagem. Mas uma coisa inteiramente bela veio-nos do céu, da parte de Deus - Sua preciosa Palavra - mais valiosa do que ouro e rubis (Provérbios 3:14,15).


Em quarto lugar, além de honrá-la, ame a Palavra de Deus. Dê a ela do seu tempo e de sua atenção como você faria com qualquer outro objeto de estimação. "Quan­to amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia," diz o salmista (Salmo 11957). Será que você pode dizer isto?

Em quinto lugar, e talvez o mais importante: obede­ça a Palavra de Deus. Faça o que ela diz. A comunicação com Deus não é opcional, nem é algo ao qual você se submete se tem vontade. È obrigatória. O grande reavivamento do tempo de Neemias ocorreu quando os ho­mens vieram ao sacerdote e disseram 'Trazei o livro" (Neemias 8:1). Renove seu coração permitindo que a Palavra de Deus dirija a sua vida.

Estas cinco sugestões permitem que você empregue a chave mestra, que abre tudo. No entanto, há outras cha­ves, cada uma desvendando um novo tesouro do cresci­mento espiritual. Cada uma é baseada nesta Chave Mestra - cada uma é um princípio da Palavra de Deus.






Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas