A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO

A Bíblia promete a imortalidade. Em primeiro lugar, há uma promessa trágica que a alma que morre sem o conhecimento de Jesus Cristo entra em um inferno imortal e eterno.  Aquele que morre com um conhecimento de Jesus Cristo entra em um céu glorioso, feliz, onde a presença de Deus é para sempre. Em ambos os casos, se no céu ou no inferno, o homem é imortal e vive para sempre. Jesus disse em João capítulo 5 e no versículo 25: "Em verdade, em verdade vos digo que, vem a hora, e já chegou , em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão." Verso 29: "E sairão, os que fizeram o bem sob a ressurreição da vida e os que tiverem praticado o mal sob a ressurreição do juízo." Todo mundo vai ser ressuscitado. Alguns para a ressurreição da vida, disse Jesus, uns para a ressurreição do juízo. Mas todos serão ressuscitados.
Paulo dá uma grande análise da ressurreição em 1 Coríntios 15
A ressurreição de Cristo é a pedra fundamental da doutrina cristã e da nossa fé
Menciona-se, pelo menos, 104 vezes no Novo Testamento. A ressurreição de Cristo foi, é, e sempre será a verdade absoluta mais importante na história do mundo. A ressurreição foi o grande ponto enfático no sermão de Pedro no dia de Pentecostes.  A doutrina central do apóstolo Paulo pregou no Areópago, na cidade de Atenas, em Atos 17 para aqueles filósofos foi a ressurreição de Jesus Cristo. Mais tarde, quando os judeus prenderam Paulo no templo em Atos, capítulo 26 e procuravam matá-lo, ele recebeu a ajuda de Deus e pregou-lhes a ressurreição de Jesus Cristo.
A ressurreição é tudo ao cristianismo. A crucificação perde o seu significado, sem a ressurreição. A vida de Cristo é um desperdício sem a ressurreição. Sem a ressurreição, a morte de Cristo torna-se a morte heróica de um mártir nobre. Mas, com a ressurreição, a morte do Filho de Deus torna-se expiatória. Não haveria nenhuma igreja se Ele não tivesse ressuscitado. Nós somos produtos da ressurreição. A ressurreição de Jesus Cristo é tão importante que Paulo leva todo este capítulo para detalhar cada parte dela.
Agora, vamos ver seis coisas aqui neste capítulo: a evidência da ressurreição, a importância da ressurreição, a seqüência da ressurreição, o corpo da ressurreição, o evento da ressurreição, e a vitória da ressurreição.
      I.      A EVIDÊNCIA DA RESSURREIÇÃO
Em primeiro lugar, observe a evidência da ressurreição. Essa é a primeira parte do capítulo. Agora, Paulo tem, naturalmente, uma mente lógica, e ele não está prestes a empurrar em alguém algo que não pode ser verificada. E assim, quando ele começa a falar sobre a ressurreição, ele a fundamenta por provas de que, de fato, a ressurreição aconteceu. Ele dá três linhas básicas de prova. 
A.   A EXISTÊNCIA DA IGREJA
O primeiro deles é a existência da igreja, e eu não quero dizer o edifício; Refiro-me ao corpo de Cristo, os crentes. Observe os versículos 1 e 2: "Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei. Que também recebestes, no qual ainda perseverais, pelo qual também sois salvos." E, claro, era um evangelho da ressurreição, não foi? "
Agora, a salvação não pode acontecer se Cristo não ressuscitou. E assim Paulo diz que o fato da salvação vindica a ressurreição. O apóstolo Paulo mesmo disse em Romanos 10 : "Se você confessar com a tua boca o Senhor Jesus Cristo e crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás," o quê ", será salvo." A salvação é baseada na ressurreição. E qualquer indivíduo salvo é testemunho para o fato de que Ele ressuscitou.
B.   AS ESCRITURAS
Paulo dá uma segunda linha de provas. As Escrituras do Antigo Testamento validam a ressurreição. Versículo 3: Por Escrituras, ele está se referindo ao Antigo Testamento.Agora, Paulo está dizendo que o Antigo Testamento profetizou e prometeu Jesus iria morrer pelos nossos pecados.  Onde está aquele no Antigo Testamento? Em todo o lugar. Particularmente, está em Isaías 53, Ele descreve sua crucificação. Mas ainda mais do que isso, você leu o Salmo 22, e você vai ler todos os detalhes de sua morte, centenas de anos antes de escritos Ele era nem nascido. Ele ainda começa que o Salmo, dizendo: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste", o próprio grito de Jesus na cruz. Move-se a descrever um homem que é seca, cujos ossos tornaram-se exposto, a imagem da crucificação. Ele ainda descreve a zombaria das pessoas e a cuspir das pessoas sobre ele. Cada detalhe é logo ali no Salmo 22. Quando Jesus morreu, Ele cumpriu ao pé da letra a profecia do Antigo Testamento.
Mas mais do que isso, talvez, o sistema sacrifical do Antigo Testamento inteiro é um grande e glorioso tipo de Jesus Cristo.  Cada um deles era uma imagem de que um dia o cordeiro último viria e derramou Seu sangue. Através de todo o sistema, no Antigo Testamento, Cristo é apresentado no tipo e na profecia verbal. E assim, diz Paulo, o Antigo Testamento prometeu que Jesus viria e que ele iria morrer.
E então, no versículo 4, ele diz: "E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."Você sabia que o Velho Testamento também indica que Cristo ressuscitou dos mortos? Talvez Paulo tenha em mente a Palavra de Deus no Salmo 16:10. E, claro, em Atos capítulo 2, a mesma passagem é pego novamente no grande sermão lá no versículo 31. Essa profecia era uma profecia da ressurreição de Jesus Cristo. Essa é uma profecia específica. 
C.   TESTEMUNHAS PESSOAIS. 
Então Paulo diz não só existe o testemunho da igreja, há o testemunho do Antigo Testamento que o Messias que morreria e ressuscitaria. E, em seguida, em terceiro lugar, há testemunhas pessoais. 
1.     Pedro
Pedro negou a Cristo três vezes, e Jesus lhe deu três chances para dizer que ele amava(Jo 21.15. E foi assim que Pedro fortaleceu o relacionamento com o Mestre, que este fez com que Pedro se tornasse um pregador do Evangelho e proclamou um sermão no qual 3.000 pessoas vieram a Jesus Cristo. Você vê, isso é apenas a maneira que o amor de Jesus funciona. Então Pedro era uma testemunha..
2.     Os Doze
É interessante ver o que aconteceu quando Jesus apareceu aos apóstolos após a Sua ressurreição. O versículo 19 de João 20. As portas estão todas fechadas. De repente, Jesus vem através da parede.  A Bíblia nos diz que eles estavam em pânico. 
3.     500 pessoas
Em qualquer tribunal de justiça, 500 testemunhas todos concordando com o mesmo testemunho seria bastante convincente. É incrível como os críticos têm atacado estas 500 testemunhas. Um disse: "Todos eles tinham uma alucinação." 500 indivíduos, todos com a mesma alucinação ao mesmo ponto no tempo, no mesmo local. Um pouco difícil de acreditar. 500 pessoas viram Jesus de uma vez.
4.     Tiago
Tiago, irmão de Jesus. Este é seu meio-irmão, é claro, desde que ele era virgem nascido. Mas Tiago, como o resto dos irmãos do Senhor, não cria em Cristo antes de sua morte. Na verdade, de volta ao capítulo 7 de João, a Bíblia nos diz muito explicitamente no versículo 5 que "seus irmãos não acreditavam nele”. Mas com o tempo você começa a Atos capítulo 1 e versículo 14 há uma reunião de oração acontecendo antes de Pentecostes, e eles estão continuando em oração e veja quem está lá ", as mulheres, Maria, mãe de Jesus e seus irmãos." E no momento em que você começa a Atos, capítulo 15, Tiago foi escolhido para ser o cabeça da igreja em Jerusalém. Agora, algo aconteceu entre o sétimo capítulo de João e do primeiro capítulo de Atos. Alguma coisa aconteceu com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, para convencer Tiago e os outros irmãos. Agora, a Bíblia não nos diz, mas ela diz ali que, evidentemente, Jesus apareceu a Tiago. E eu não sei o que ele disse, mas o que quer que fosse, evidentemente, Tiago estava convencido
 
 
5.     Paulo
No caminho de Damasco Paulo viu o Senhor Jesus Ressurreto. A evidência da igreja, cada indivíduo salvo é hoje um testemunho vivo de que Jesus ressurgiu daquele túmulo. O Antigo Testamento é evidência de que Jesus saiu do túmulo. As testemunhas - mais de 500 deles -  e Paulo pessoalmente O viram. Ele ressuscitou. A evidência é conclusiva. Assim, vemos a evidência da ressurreição.
   II.      A IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO
Como é que é tão importante? Por que a ressurreição é importante?  Os saduceus não acreditavam que qualquer ressurreição ia acontecer. Paulo responde nos versículos seguintes. Para negar a ressurreição dentre os mortos, então, seria negar a ressurreição de Cristo. E se não há ressurreição. É o fim de tudo. É o fim do cristianismo. É o fim da fé cristã. É o fim de tudo. O cristianismo torna-se um sistema de bom conselho que acaba por ser um mau conselho. E assim como você pode sair e viver como você quer viver, porque não importa de qualquer maneira, se Cristo não ressuscitou. Se não há ressurreição, quem se importa?
Mas isso não é assim, porque Ele ressuscitou. Jesus disse um dia a Marta: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morra, viverá. E aquele que vive e crê em mim não morrerá, eternamente". Nossa fé depende da ressurreição de Jesus Cristo. " O versículo 16, Paulo reitera o fato: "Se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou?" Nossa fé se torna uma filosofia, um desperdício. A nossa fé é baseada em um fato histórico. Se esse fato não aconteceu, então a fé cristã é aniquilado. 
Mas olhe para o versículo 20, e aqui está a chave. Ele ressuscitou, para o louvor a Deus. Se Cristo não ressuscitou, estamos perecendo.  Nossa fé é destruída. Ele não conseguiu lidar com o pecado. Ele não pagou a nossa penalidade. Ele não cobriu nossos pecados. Vamos morrer em nossos próprios pecados e ser condenados ao inferno para sempre, se Cristo não ressuscitou. Mas louvemos a Deus, Ele o fez, e nós temos esperança.
III.      A SEQÜÊNCIA DE RESSURREIÇÃO
Cristo é o primeiro a ser ressuscitado. Ele é a primícia. E porque a sua ressurreição foi válida, assim será a nossa. Ele é a garantia de que a ressurreição acontecerá. Quando Jesus Cristo saiu do túmulo abriu-se o caminho para nós. "Porque eu vivo, vós também vivereis." Então, qual é a seqüência? Cristo e, em seguida, os que são Seus na Sua vinda. I Ts 4.15. Seja o que for, a Bíblia diz que a voz do arcanjo, a trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, saindo dos sepulcros. Cada túmulo onde o corpo foi colocado de um crente lança um novo corpo glorificado.
IV.      O CORPO DA RESSURREIÇÃO
Teremos, agora, um corpo incorruptível que significa que não pode ficar doente, morrer ou nunca ser ferido. De jeito nenhum. É um corpo imortal, incorruptível. Nunca morre. Apocalipse diz que não haverá mais morte, nem pranto, a dor. Não mais dor. Não mais morte. Um imortal, para sempre corpo. Incrível. Um corpo imortal.
Vai ser um corpo glorificado. Agora, eu não sei o que tudo está envolvido em um corpo glorificado, exceto que eu sei que não haverá nenhuma das restrições do mundo natural. Vai ser um corpo sobrenatural.
Então a última coisa que ele diz é que vai ser espiritual.  Ele significa que o corpo vai abrigar o espírito. Por fim, o espírito eterno vai ter um corpo eterno para igualá-la. Vai ser o corpo espiritual para abrigar o espírito eterno.
O que o nosso corpo vai ser como? Bem, você vai ter um corpo espiritual que vai abrigar seu espírito eterno, um corpo poderoso capaz de atividades sobrenaturais, um corpo glorificado, sem restrições naturais de todo, um corpo incorruptível, sem capacidade de falhar. I Jo 3 2
   V.      O MOMENTO DA RESSURREIÇÃO
Assim, vemos a evidência, a importância, a seqüência e o corpo da ressurreição. Agora, deixe-me mostrar-lhe o momento da ressurreição, no versículo 51. Quando é o momento?  Em um momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta, pois as trombetas soarão e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados, por isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade ". cristo pode voltar a qualquer momento, e quando Ele voltar isso acontecerá.
VI.      A VITÓRIA DA RESSURREIÇÃO
Paulo zomba da morte um pouco no versículo 55: "Ó morte, onde está teu aguilhão?, Ó morte, onde está tua vitória?" O versículo 57, "Graças a Deus, que nos dá", o que, "a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." Isso é ressurreição, meus amigos. Louvado seja o Senhor. Quando Jesus disse: "Porque eu vivo, vós também vivereis", Ele quis dizer isso. "E aquele que vive e crê em mim disse, não morrerá eternamente."
 
Concluindo...
Que possamos ter a certeza da ressurreição de Cristo em nossos corações, pois ela é central para a fé Cristã. Alegramos-nos e confessamos que Cristo foi crucificado, mas que, ao mesmo tempo é o Senhor ressurreto.
Que possamos ter em mente que a ressurreição é a garantia de nossa salvação e ressurreição para a vida eterna.
 
 
 
 
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas