Aceitando os outros como Jesus



Rm 15.1-7
Qual a finalidade da nossa existência como seres humanos?
É esse seu desejo viver para a glória de Deus? Como fazemos isso?
Glorificamos a Deus o adorando, proclamando sua verdade e obedecendo a sua Palavra. Há uma forma especifica de glorificar a Deus que esta em Rm 15: buscar a unidade na igreja.
Caos, confusão, contenda, inveja, ciúme, raiva, amargura, discórdia, luta, o ódio, a indiferença para com as necessidades dos outros, egoísmo, falta de amor sacrificial, todas essas coisas violam a unidade da Igreja e, portanto, viola a vontade de Deus e eles tem distorcido Seu testemunho no mundo. A harmonia amorosa e unidade da Igreja são de grande preocupação para Deus. 
            Primeiro de tudo, deixe-me dizer que a unidade da Igreja é a preocupação de Deus:
       I.            Pai
Sl 133 - Aqui o salmista diz que a unidade é uma coisa doce e perfumada e bonita para Deus.  A unidade dos redimidos é realmente o propósito de Deus. E esse propósito, é claro, em última análise, encontra a sua consumação na glória eterna e somos lembrados em Apocalipse capítulo 21 
    II.            Filho
Jo 17.23 - A preocupação especial de Deus Pai que sejamos um. É a preocupação especial de Deus, o Filho, para que sejamos um.
 III.            Espírito
At 2.38-47 - O Espírito de Deus move-se no dia de Pentecostes, as pessoas são resgatadas e a primeira característica dessas pessoas é uma unidade definido pelo Espírito. Eles eram  um:
a.      No louvor;
b.      Na comunhão;
c.       No partir do pão;
d.      Na oração;
e.       Na doutrina;
f.       Na proclamação;
Esta era a obra do Espírito de Deus dentro deles. É o desejo, então, de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo que sejamos um. Em outras palavras, uma vez que há um só Deus e há um só Senhor e um só Espírito e o desejo de todos eles é que mantenhamos a unidade do Espírito no vínculo da paz, devemos ser exortados a fazer exatamente isso. Isso, então, é a vontade de Deus. Esta é a vontade da trindade.
Vamos voltar para Romanos 15. E o que nós queremos ver aqui é isso, Paul percebe que um dos maiores perigos para a unidade da Igreja é o potencial de discórdia entre cristãos fortes e fracos. Uma vez que esta unidade é tão essencial para Deus, Paulo também considera essencial para ensinar a questão da unidade também. Ele sabe que um dos grandes problemas potenciais na igreja é o conflito entre cristãos fracos e fortes que podem prejudicar a unidade da igreja.
Na igreja temos que estar preocupados em agradar os outros, não a nós mesmos, para que essa unidade seja uma realidade, certo? Se todo mundo está projetando sua vida, suas atitudes, ações e respostas apenas para agradar a si mesmo, teremos, então o caos. 
Para agradar aos outros em vez de nós mesmos, requer vários motivos espirituais elevados. E eu listei seis deles que nos levará através do texto, vamos passar rapidamente. Seis motivos espirituais .
Devemos agradar um ao outro tendo Cristo como nosso exemplo
De que maneira?
       I.            TENDO CONSIDERAÇÃO PELO OUTRO
No versículo 1 Paulo resume tudo o que ele vem dizendo no capítulo 14.  Resumindo os versículos 1 a 12, "Receber um ao outro com compreensão."  Porque o Senhor recebe cada um, porque o Senhor sustenta a cada um, porque o Senhor é soberano sobre cada um deles, e porque o Senhor julgará cada um. Então, precisamos receber cada um. Nos versículos 13 a 23, ele disse que para edificar um ao outro, sem ofender. 
Um crente forte ... ele não está falando tanto sobre o crescimento apenas espiritual, embora isso seja parte dela, um crente forte é um crente que entende sua liberdade. Ele entende o que ele é livre para fazer. Por exemplo, em que a cultura que ele entende que ele é livre para comer carne de porco, embora a lei mosaica proibi-lo, porque em Cristo, que a lei é posta de lado. Ele é livre para fazer o que ele quer fazer em qualquer dia da semana, ele não é obrigado por lei sábado.
Mas um crente fraco é aquele que ainda não sente a liberdade para fazer isso. Ele pode ser um judeu que não se sente a liberdade de violar o sábado, ele não sente a liberdade de comer certas carnes, ele não sente a liberdade de quebrar algum festival ou dia de festa. Ou talvez ele seja um gentio que não se sente a liberdade de comer carne que já foi oferecido a um ídolo e agora é vendido no mercado. Ele não pode lidar com isso, porque evoca todo o passado.  Nós não temos de prestar atenção às antigas cerimônias religiosas, mas algumas pessoas ainda estão vinculadas a isso. E nós precisamos ser pacientes até que eles possam crescer longe desses tabus. E esta é a atitude de consideração pelos outros. E esta é a primeira atitude que devemos ter, se vamos para agradar alguém. Consideramo-los antes de nós mesmos.
Nós não devemos agradar aos homens, ajustando o evangelho de modo que eles querem ouvir. Nós não devemos agradar aos homens, ignorando os seus pecados. Devemos agradá-los no sentido de ajudá-los a transportar uma carga de escravidão que ainda não se sentem livres para descarregar, tendo tempo suficiente com eles para convencê-los de que deveriam despejar essa carga.  Isso é consideração.
Devemos agradar um ao outro tendo Cristo como nosso exemplo
    II.            NÃO AGRADAR A NÓS MESMOS
Isso quer dizer que procuram agradar aos outros ao invés de mim. Que cada um de nós, sem exceção, mas cada um de nós agrade ao seu próximo. Para quê? Para a sua edificação, o objetivo de edificá-lo. Nós somos responsáveis, que são fortes, para o crescimento espiritual dos fracos. Agora eu não estou dizendo que nós devemos sacrificar a verdade de Deus em prol da harmonia. Mas eu estou dizendo que nestas coisas neutras buscamos edificar o fraco separando nossa liberdade para o bem de fortalecê-los. 
Devemos agradar um ao outro tendo Cristo como nosso exemplo
 III.            CONFORMIDADE COM CRISTO
Buscando ser como o Senhor em vez de exigir os outros sejam como eu. Porque Cristo, versículo 3 diz, não agradou a si mesmo, mas como está escrito, ou é adversativa, mas como está escrito: as abordagens dos que te reprovação caiu sobre mim. Cristo não agradou a si mesmo, Cristo tomou a reprovação de Deus. Cristo sofreu. Ele não agradou a si mesmo. Ele é o exemplo. Também Cristo não agradou a Si mesmo.
Ao invés de correr para agradar a nós mesmos, devemos seguir o padrão de Cristo e estar disposto a sofrer qualquer coisa em agradar o outro. Ele pôs de lado todos os Seus direitos divinos ser sujeito ao Pai e sofrer por causa dos pecadores para nos conduzir a Deus.  1 João 2:6 : "Se dissermos que permanecemos nele, devemos andar como Ele andou." Se você diz que é um cristão, você deve ter a atitude de Cristo tinha.
  1. SUBMISSÃO AS ESCRITURAS
Assim, pelos motivos certos, então, são consideração pelos outros, desconsidere de si e conformidade com Cristo. Em seguida, perceber isso, e estes são os muito simples, em quarto lugar, a submissão às Escrituras ... submissão às Escrituras.
Precisamos saber que tudo escrito na Bíblia está escrito, para nosso ensino. É tudo parte de ensinar-nos a resistência e encorajamento. Deixe-me dizer uma coisa. Uma parte de paciência aprendizado e incentivo é aprender a tolerar os irmãos mais fracos. Essas palavras são escolhidas com cuidado. Nós aprendemos através dela de que devemos ser paciente. Nós aprendemos através de que o incentivo de quem tem que esperar. E é isso que a Palavra de Deus proporciona.
  1. DEPENDÊNCIA DE DEUS
O Deus que lhe ensina paciência, pois Ele é a fonte de paciência. E o que ele está dizendo aqui é que temos que fazer isso no poder de Deus. Deus pode conceder isso, porque não podemos fazer isso na nossa próprio vontade. E se o ponto anterior tem a ver com o estudo da Palavra de Deus, então isso tem a ver com a sua companheira, a oração. E isso quer dizer buscar a força de Deus, em vez de recursos humanos, a dependência de Deus.
Como vamos construir a unidade da igreja? Como é que vamos carregar os fardos uns dos outros? Como é que vamos agradar um ao outro? Pela consideração de outros, ignorar de si, conformidade com Cristo, a submissão à Escritura e, em seguida, a dependência de poder divino. E sobre a sua vida de oração? Quando foi a última vez que você orou pela unidade da igreja? 
  1. GLORIFICAR A DEUS
A última atitude é a glória de Deus. Devemos ser controlado por um ardente desejo de que Deus seja glorificado. E isso é buscar a glória de Deus, em vez de auto glória.  Resumindo-o no versículo 7: "Portanto, ou conseqüentemente, receber o outro como também Cristo nos recebeu." Por quê?  Qual é a razão? Para a glória de Deus.  E, como também Cristo nos recebeu, assim somos nós para receber o outro. Ele nos recebeu para glória de Deus. Recebemos uns aos outros para a glória de Deus. Não devemos seguir o seu exemplo?
Concluindo
E quais são as atitudes corretas, se os fortes e os fracos são para agradar um ao outro? Consideração dos outros, não agradar a si mesmo, conformidade com Cristo, a submissão às Escrituras, a dependência do poder divino e um ardente desejo de glorificar a Deus não me. Certamente há muitos aspectos em que cada um pensa diferente, e nisso está a beleza da diversidade no Corpo de Cristo. Esses são elementos essenciais se queremos manifestar, viver, desfrutar e glorificar a Deus pela unidade, que é preocupação Dele. 


Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas