Regozijando-se em sua herança
"Nisto te alegres muito" (1 Pedro 1: 6).
Contemplar sua herança eterna deve lhe dar uma alegria que transcende qualquer circunstância temporal.
A alegria é um tema importante nas Escrituras. O salmista disse: “Cantai de alegria no Senhor, ó justos; o louvor convém aos justos” (Salmo 33: 1); “Meus lábios exultam de alegria quando canto louvores a Ti; e a minha alma, que remiste” (Salmos 71:23).
Diz-se que até a própria criação se regozija no Senhor: "Tu fazes o alvorecer e o pôr-do-sol gritarem de alegria ... Alegrem-se os céus e regozijem-se a terra; bramre o mar e tudo o que ele contém; o campo exaltará e tudo o que nele há. Então todas as árvores da floresta cantarão de alegria diante do Senhor.... Que as montanhas cantem juntas de alegria diante do Senhor; porque Ele vem julgar a terra "( Salmos 65: 8; 96: 11-13; 98: 8-9).
A alegria é o privilégio especial de cada crente, independentemente das circunstâncias. Você pode sofrer incontáveis dores de coração e perseguição por sua fé em Cristo, mas em meio às mais severas provações, Deus deseja que você conheça uma alegria profunda. É por isso que Pedro disse: "Na medida em que compartilhais dos sofrimentos de Cristo, continuai alegrando-se; para que também na revelação da sua glória, você se alegre com exultação" (1 Pedro 4:13).
Primeira Pedro 1: 6-9 identifica cinco elementos de sua vida cristã que devem lhe trazer alegria em meio a provações. O primeiro é sua herança protegida. Isso é o que Peter referidos quando ele disse: "No presente exultais" (v. 6, ênfase adicionada). Outros elementos incluem uma fé comprovada, uma honra prometida, uma comunhão pessoal e uma libertação presente (vv. 6-9), que exploraremos nos próximos dias.
A palavra grega traduzida como "alegrar-se muito" em 1 Pedro 1: 6 não é a palavra grega usual para "alegrar-se". Pedro usou uma palavra mais expressiva e intensa, que fala de quem é feliz em um sentido espiritual profundo e não temporal ou circunstancial. Essa é a qualidade da alegria que Deus concede àqueles que confiam Nele e olham além de suas provações temporais para a glória de sua herança eterna. Deixe que esse seja o seu foco também.
Sugestões para Oração
Agradeça a Deus pela alegria que transcende as circunstâncias.
Para Estudo Adicional
Leia João 16: 16-22.
- De acordo com Jesus, por que os discípulos lamentariam?
- O que lhes traria alegria?
- O que a experiência deles lhe ensina sobre a base de sua alegria como cristão?
Extraído do Drawing Near de John MacArthur Copyright © 1993. Usado com permissão da Crossway Books, uma divisão da Good News Publishers, Wheaton, IL 60187, www.crossway.com .
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.