ENTRE DOIS AMORES - I Jo. 2.15-17

            O grande dilema em Romeu e Julieta que se apaixonaram antes de saber que pertenciam a famílias rivais. Romeu era um Montague e Julieta uma Capulet. O dilema estava em que não podiam mais amar suas famílias e um ao outro. No desespero, apaixonada, Julieta exclama: “Romeu, Romeu, onde estás. Nega a teu e recusa o teu nome. Ou se não vais fazer isso. Jura-me o teu amor e deixarei de ser uma Capulet”. Julieta estava entendendo que os dois amores não podiam coexistir nos seus corações.

            Essa é uma boa ilustração para o que O Senhor nos propõe. Se queremos amar a Deus, devemos entender que todo nosso coração deve ser consagrado ao Senhor. Não podemos servir a dois senhores.

Segundo a Bíblia, nossos três inimigos são o mundo, a carne e o diabo. No texto anterior, João falou acerca do maligno. Agora ele fala acerca do mundo e da carne.

Na Bíblia, a palavra mundo tem três sentidos: 1. O universo material criado por Deus; 2. As pessoas que habitam a terra; 3. O sistema ou mentalidade que rege a sociedade. É neste último sentido que João está usando a palavra.

Neste último sentido, o mundo é um grande inimigo dos que desejam servir a Deus. A razão é que seu governador é Satanás. Vemos isso na tentação de Jesus, nas palavras de Jesus (Jo. 14.30) – “príncipe deste mundo”; no ensino de Paulo (II Cor. 4.4), Ef. 2.2 – “príncipe da potestade do ar, o espírito que agora atua nos filhos da desobediência”; e na nossa própria epístola de em I Jo. 5.19. Neste verso temos uma informação que deve nos afastar do sistema que rege o mundo. João diz que o mundo jaz no maligno. O mundo está morto espiritualmente por causa do domínio de Satanás.

“Os filhos de Deus devem ser extremamente vigilantes para não ser tragado pelo ao mundo”.

I. O MUNDO ROUBA O NOSSO CORAÇÃO (v. 15)

            Lembremos que o mundo não existe por si só. Ele tem um espírito que lhe dá vida, que o deus deste século. Satanás é o mestre de todo engano, sendo capaz de assumir diferentes faces, até de anjo de luz, para roubar o nosso coração.

- Por que o mundo rouba o nosso coração?  

A. Porque o mundo atrai nossa afeição – “não ameis

            A palavra denota afeição profunda e dedicada. A expressão poderia ser lida: “não coloqueis o vosso coração no mundo”.

            Aqui temos um mandamento quanto a não amar. Não há nisto nenhuma incoerência, pois o amor verdadeiro nasce de um ato deliberado onde alguém decide amar. Amor não acontece, amor nasce de uma decisão. Por isso João está dando essa ordem, afirmando: “não decidam amar o mundo. Vocês são responsáveis por isso”. Neste caso não há inocência quando um crente em Cristo se entrega ao sistema pecaminoso deste mundo. Nós amamos a quem ou aquilo a que decidimos amar.

            Você admite que está trocando o amor de Deus pelas coisas do mundo? Pois admita também que você é plenamente responsável por isso.

B. Porque o mundo assume o controle do nosso coração – “... o amor do Pai não está nele

            Amor do Pai significa o amor em direção ao Pai. Ou seja, nosso coração não comporta dois amores, pois ninguém pode servir a dois senhores.

            Essa é mais uma razão porque Deus fez o casamento monogâmico – em nosso coração não cabe mais de um amor.

Ilustração: 1) Demas em II Tm. 4.9-10 – Quando passou a amor o mundo não podia mais ficarm na companhia de quem amava a Deus.

                2) O jovem rico Mc. 10.17-22

II. O MUNDO NOS CEGA PELA PAIXÃO (16)

 Quando alguém está apaixonado, perde a sensatez e não consegue ver o perigo a sua frente. Vemos isso no caso da louca paixão de Amnom por sua irmã Tamar – II Sm. 13

            Como João nos mostra a cegueira do mundo que pode vir sobre nós? Ele fala das coisas que há no mundo e afirma que elas “não procedem de Deus”. Isso deveria ser suficiente para não entregarmos nosso coração ao mundo, mas quando estamos apaixonados não conseguimos perceber o perigo.

            Quais as coisas do mundo que não vem de Deus?

A.    A concupiscência da carne – desejo forte descontrolado que brota do nosso coração e nos domina. A carne é a velha natureza que recebemos como herança dos nossos pais.

Podemos dizer que está no mundo porque o mundo é a esfera da sua operação.

 

B.     A concupiscência dos olhos – a tendência por se deixar cativar pela aparência externa das coisas sem examinar seu real valor. Alguém descreveu da seguinte maneira: “Desejo pela beleza divorciada da bondade”. A verdadeira beleza se manifesta quando envolve a bondade ou a santidade.

 

Ilustração: O jovem tolo de Provérbios que cede aos encantos da mulher adúltera - Pv. 7.6-27

 

C.     A soberba da vida – a arrogância ou vanglória pelas coisas externas, ostentação pretenciosa, desejo de brilhar de modo a ofuscar os outros. Podemos dizer que a soberba da vida é a vaidade.

III. O MUNDO ANULA NOSSA RAZÃO (17)

A pessoa apaixonada perde a noção e o equilíbrio. A paixão domina seus pensamentos, sentimentos, tempo e força, ficando incapaz de ver os riscos que estão envolvidos naquela paixão.

            O mundo nos ilude ao disfarçar diante de nós sua fragilidade, pois tem vida curta. João diz que o “mundo está passando”, não consistência, enquanto o que faz a vontade de Deus permanece eternamente. Jamais passará.

            Isso nos lembra o testemunho de Salomão em Eclesiastes, onde ele relata seu desespero em busca de um sentido para a vida nas coisas e pessoas do mundo, mas tudo que encontrou foi vaidade.

Ilustração: Asafe se comparando a um animal irracional – Sl. 73.21-22

CONCLUSÃO -

            Depois de ouvir os motivos porque não podemos amar o mundo devemos perguntar a nós mesmos: será que tenho vivido numa relação de amor para com esse mundo, desprezando a Deus? Algumas perguntas podem ajudar...

1.      Onde me sinto mais à vontade: no ambiente onde as pessoas tem comunhão com Deus, ou nos círculos do mundo?

 

2.      Quais os alvos e valores que mais me estimulam e que são as prioridades da minha vida: as glórias do mundo ou o reino de Deus?

 

3.      Qual a motivação consciente que dirige as minhas ações e planos: a glória de Deus ou conquistas do mundo?

 

4.      Pelo que estou pronto a me sacrificar, dedicando meu tempo, toda minha força e meus talentos? Pelas conquistas que almejo neste mundo ou pelos tesouros celestes?

 

5.      Quem recebe o melhor de mim e quem recebe as migalhas do meu tempo, afeições e talentos? O mundo ou Deus? Já vi muitos casos onde um servo de Deus envolvido na igreja, servindo nos ministérios, ofertando para o reino de Deus, interessado na Palavra começa a se encantar pelo mundo e entra num espiral descendente de frieza espiritual, tornando-se irreconhecível por causa das tão grandes mudanças. Era alguém que aconselhava os fracos com a Palavra, demonstrando o engano do seu coração, mas depois passaram a viver no seu próprio, tentando achar justificativas para seu próprio erro.

 

É bom lembrar que Deus não reconhece discípulos de coração dividido. Se este é o seu caso, examine se é um verdadeiro discípulo de Cristo, ou apenas um simpatizante do evangelho.

Mas também quero reforçar que Deus está pronto a lhe receber e ajudar se você verdadeiramente estiver disposto a entregar seu coração totalmente ao Senhor. Foi assim em I Samuel 7.

Terminemos com o apelo de do Pai em Provérbios 23.26


Pr. Jenuan Lira

 


Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas