PEFIL DE UM HOMEM DE DEUS

             Imaginemos que eu pegasse um pedaço de papel e pedisse que se fizesse uma descrição dos homens dessa igreja que você conhece. Os casados seriam descritos pelas esposas, os solteiros descritos pelos amigos mais íntimos... E a descrição seria feita completando a seguinte frase com no máximo 4 palavras. Eis a frase “Este meu marido / amigo / namorado / irmão é um _______   ___________   ____   __________”!

             Uma história bíblica que sempre me chama a atenção é a do profeta Eliseu. Desde o início ele se mostra como um homem determinado, convicto do seu chamado, confiante em Deus, ousado na Sua fé. Mas o que me chama a atenção mais do que tudo é a designação que ele recebeu da mulher de Suném, ou sunamita. Veja II Rs. 4:8-10.

             Ser um homem de Deus, eis o alvo que cada homem crente em Jesus deveria perseguir, a mais alta condecoração que deveria se empenhar por alcançar. Não um homem de sucesso, um homem importante, um homem esperto, um homem sagaz, mas um homem de Deus.

             Acerca disso, as Escrituras trazem vários exemplos daqueles que estão entre os heróis da fé. São homens que andaram com Deus, alguns sendo designados como “amigos de Deus ”. Por isso, aproveitando o encerramento do nosso primeiro retiro de homens, hoje gostaria de meditar na vida de um homem de Deus, sobre o qual não temos muito nas Escrituras. Apenas o bastante para que possamos perceber o seu valor. Não foi um juiz, um estadista, um conquistador, um guerreiro nem um profeta. Não recebeu a responsabilidade de guiar o povo de Deus, mas foi capaz de conduzir a Sua vida com integridade e respeito, por causa do seu temor ao Senhor.

             Vamos pensar um pouco acerca de Boaz, cujo nome significa “O que tem a força, o que tem valor”. Realmente, Boaz não apenas tinha muitos bens, mas tinha muitos valores.

             Leiamos inicialmente em Rute 2.

           “Um verdadeiro homem de Deus se destaca por viver em obediência a Deus”

 

- O que observamos na vida de Boaz que nos mostra que ele obedecia ao Senhor?

 

I. TEM VIRTUDES QUE DEUS ESPERA VER NOS HOMENS FIÉIS

 

A.    Generosidade _ 2:8-9

 

Em obediência à lei de Deus, deixava os pobres e viúvas colher nos seus campos. Deus sempre se preocupou com os desprotegidos e deu ordens para que o seu povo cuidasse bem dos órfãos, dos estrangeiros, dos pobres e das viúvas. Cf. Sl. 68:5; Is. 10:2.

 

Conforme o programa de Deus para a família o homem é o responsável por adquirir bens e sustento para sua família. Isto significa que o dinheiro geralmente passará pelas suas mãos. Mas quando o homem não confia no Senhor ele fica mesquinho porque ele passa a amar o dinheiro e viver em função de adquirir bens ou economizar.  Alguns chegam  amar mais o dinheiro do que a própria esposa. Ele não compartilha com a esposa seus ganhos e até lhe deixa passar privação por causa da sua atitude mesquinha. Ele é capaz de cuidar mais das coisas do que da sua família. Às vezes chega arriscar a saúde da família para economizar um centavo. Isso é sinal de avareza, de carnalidade, de amor à matéria.

 

Ilustração: Dona Florence contando seu testemunho sobre como o pr. Wendell reagiu quando ela ligou para dizer que tinha batido o carro.

 

   Conheci o caso de homem que usava sempre um bom carro, as melhores roupas, perfumes importados, mas a esposa e os filhos andavam maltrapilhos.

 

   O homem que teme ao Senhor ele sofre no lugar da esposa, ele tem prazer que ela sente no melhor lugar, como o melhor pedaço de carne, durma na melhor parte da cama. Ele passa privação, mas tenta aliviar sua esposa e seus filhos das necessidades.

 

   Já tive o desprazer de ver casos em que um homem dá do melhor para uma amante, para seus amigos, mas deixa sua legítima esposa sofrendo.

  

Pv. 11:24,26; At. 20:35

 

B.     Humildade _ 2:10

 

A atitude de Rute além de mostrar respeito, mostra que Boaz era um homem poderoso, um homem que era tido como uma autoridade, de alta posição na sociedade, um dos homens importantes da cidade (2:1,13; 4:1).

 

C.     Maturidade _ 3:10-11

 

a.       Boaz admira a Rute por causa do seu caráter e da sua fé - 2:11-12.

 

Este é o sinal de um homem com discernimento, que é capaz de reconhecer aquilo que realmente conta e deve ser valorizado na pessoa com quem se pretende casar ou já está casado.

 

Um sinal de imaturidade aparece quando um rapaz ou uma moça olha apenas para o exterior, como se a pessoa fosse apenas cabelo, olhos e pele. Deixando de olhar o coração.

 

Esta é a razão porque em geral vamos encontrar muitas moças crentes, servas fiéis do Senhor, preparadas para ser boas esposas e mães que ficam por muito tempo solteiras.

Elas estão prontas, são maduras, mas os rapazes onde estão? Estão querendo curtir sua juventude, estão na casa dos pais ajuntando dinheiro para ter um carro mais bonito, para comprar um novo computador, para ter independência de viajar e sair com quem quiser, para não ter responsabilidade de esposo e pai, para conquistar um emprego que lhe dê um bom salário. Ou podem estar procurando uma candidata que se destaque pela aparência física, mesmo que não seja uma serva fiel, ou uma pessoa que valorize a vida familiar.

 

Ilustração: A jovem que estava namorando com um rapaz e tinham tudo para formar um casal bonito, mas o rapaz não se definia. Ela sofria, achava que tinha algum problema,  eu lhe disse: “Se eu fosse o fuano já teria casado com você”.

 

Rapazes busquem uma mulher que tenha um coração entregue a Deus, que seja uma serva, pois a beleza física é vã e pode perder o encanto rapidamente.

 

b.      Boaz não estava à procura de uma esposa. Pelo visto ele já tinha certa idade e estava bem na sua vida de solteiro. Além disso, Rute parece ser bem mais nova do que ele. Mas ele foi capaz de reconhecer uma mulher virtuosa.

 

Este é o tempo dos juízes, nessa época o povo de Israel vivia em sucessivos períodos de pecado. Provavelmente, Boaz não tinha casado porque não via muitas mulheres andando com Deus.

 

c.       Boaz era capaz de entender que o amor é resultado de um compromisso. Que a felicidade na vida a dois não depende de paixão, de compatibilidade, mas de um comprometimento de companheirismo e decisão de amar.

 

D.    Respeito –

 

a.       Boaz se dirige carinhosa, mas respeitosamente _ 2:8

 

b.      Boaz mostra amor sem mostrar segundas intenções – 2:9, 14-16

 

Se não fosse um homem de respeito poderia ter se aproveitado de Rute facilmente. Certamente havia muitos que faziam isso naqueles dias.

 

c.        Boaz zelava pela reputação de Rute _ 3:6-14

 

Este é um fato marcante no relacionamento dos dois, desde o início. Sendo um homem de caráter, ele deseja ser um provedor e protetor para esta viúva e sua sogra _ 2:9

 

O gesto de Rute era uma declaração respeitosa de que ela queria casar com Boaz. Mesmo assim, ele não vai além do deve ir um homem de caráter.

 

Aplicação:

 

Há irmãos que são mais carinhosos com irmãos e irmãs, que chegam a colocar a mão no ombro ou abraçar uma mulher da igreja, mas ainda assim as irmãs não se sentem defraudadas.

 

Mas há homens que com um aperto de mão defraudam uma mulher. Com um sorisso, um gesto ou apenas pelo modo como olham as mulheres.

 

Ilustração: Você já ouviu sua esposa lhe dizer... “fulano de tal não inspira confiança, seu olhar tem algo estranho”.

 

E.     Paciência – 3:12

 

Neste ponto Boaz já tem grande admiração por Rute, mas antes de qualquer coisa ele está pronto a esperar para se relacionar com ela de um modo agradável a Deus, seguindo a lei do Senhor... O amor tudo crê, tudo espera, tudo suporta!!

 

F.      Iniciativa

 

Boaz é um líder, um homem de iniciativa.

 

Um dos grandes problemas na história humana é inversão dos papéis que Deus determinou para homens e mulheres. Quando os homens são omissos muitos problemas ocorrem.

 

II. TEMENTE AO SENHOR

 

            Este era o segredo do caráter de Boaz. Ele era um servo de Deus e por isso podia ser diferente, agindo como um verdadeiro homem que tem força no Senhor para não ser igual aos outros.

 

            Como Boaz revela que era um homem temente a Deus?

 

A.    Ele buscava a bênção de Deus – 2:1

 

B.     Ele cria na provisão do Senhor – 2:12

 

C.     Ele era um motivo de glórias o Senhor – 2:20

 

D.    Ele iniciou um geração que avançou o projeto do Senhor – 4:13      

 

CONCLUSÃO

Agora que ouvimos sobre o perfil de um homem de Deus, como nós mesmos nos classificaríamos? Podemos com justiça receber a distinção de um verdadeiro servo do Senhor?       Devemos viver de um modo tão santo e singular que as pessoas possam dizer a seu respeito: “Esse que passa por aqui é um verdadeiro homem de Deus”.

Como poderemos chegar a esse ponto?

1.      Antes de tudo devemos entregar nossa vida ao Senhor, e isso se faz pelo reconhecimento do nosso pecado, entendendo que estamos perdidos, debaixo da ira de Deus e que precisamos de um Resgatador que nos torne livres do domíno do pecado. Veja Mc. 10:45

 

2.      Vivendo segundo a Palavra – Sl. 119:9

 

Pr. Jenuan Lira

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas