Buscando a proteção de Deus

"Não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal" (Mt 6:13).

Tenha uma sensação saudável de desconfiança.
No momento de sua salvação, o perdão judicial cobriu todos os seus pecados - passado, presente e futuro. O perdão dos pais restaura a alegria e a doce comunhão quebrada por quaisquer pecados subseqüentes. Mas, concomitante à alegria de ser perdoado, está o desejo de ser protegido de quaisquer pecados futuros. Esse é o desejo expresso em Mateus 6:13: "Não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal."
Essa petição parece bastante simples à primeira vista, mas levanta algumas questões importantes. De acordo com Tiago 1:13, Deus não tenta ninguém a cometer pecado, então por que pedir a Ele que nos proteja de algo que Ele aparentemente não nos levaria em primeiro lugar?
Alguns dizem que a palavra "tentação" em Mateus 6:13 significa "provações". Mas as provações nos fortalecem e provam a genuinidade de nossa fé. Devemos nos alegrar neles, não evitá-los (Tiago 1: 2-4).
A solução para esse paradoxo tem a ver com a natureza da petição. Não é tanto uma afirmação teológica técnica, mas um apelo emocional de alguém que odeia o pecado e quer ser protegido dele. Crisóstomo, o pai da igreja primitiva, disse que é um apelo natural da fraqueza humana, pois enfrenta perigo ( Homilia 19.10).
Eu não sei sobre você, mas tenho uma saudável sensação de desconfiança. É por isso que eu cuidadosamente guardo o que penso, digo, assisto, leio e ouço. Se sinto o perigo espiritual, corro para a presença de Deus e digo: "Senhor, ficarei impressionado com essa situação, a menos que você venha em meu auxílio". Esse é o espírito de Mateus 6:13.
Vivemos em um mundo caído que lança tentação após a tentação em nosso caminho. Portanto, é natural e apropriado que nós, como cristãos, confiemos continuamente nossos pecados, recebamos o perdão do Pai e suplicamos a Ele que nos liberte da possibilidade de pecar contra Ele no futuro.
Sugestões de Oração
  • Agradeça ao Senhor que Ele te ama e ministra através de você apesar de suas fraquezas humanas.
  • Peça a Ele para te proteger hoje de qualquer situação que possa te fazer pecar.
Para estudo adicional
Leia 1 Coríntios 10:13 e Tiago 1: 13-16.
  • Até que ponto Deus permitirá que você seja tentado?
  • O que é uma fonte comum de tentação?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas