Felicidade é . . .

 "Bem-aventurados os pobres de espírito ... os que choram ... os gentis ... os que têm fome e sede de justiça ... os misericordiosos ... os puros de coração ... os pacificadores ... [e ] os que foram perseguidos por causa da justiça "(Mateus 5: 3-10).

Pelos padrões do mundo, a definição de felicidade de Cristo é chocante e contraditória!
Um questionário em uma revista popular caracterizava pessoas felizes como aquelas que gostam de outras pessoas, mas não são abnegadas, que se recusam a participar de sentimentos negativos ou emoções, e que têm um senso de realização baseado em sua própria auto-suficiência.
Mas Jesus descreveu as pessoas felizes de maneira bem diferente. De fato, Ele os caracterizou como mendigos espirituais que percebem que não têm recursos em si mesmos. Ele disse que são mais mansos do que orgulhosos, lamentosos de seus pecados, abnegados e dispostos a suportar a perseguição para reconciliar os homens com Deus.
Pelos padrões do mundo, isso soa mais como miséria do que felicidade! Mas as pessoas do mundo não entendem que o que muitas vezes é considerado como miséria é, na verdade, a chave para a felicidade.
Siga a progressão do pensamento do Senhor: a verdadeira felicidade começa com ser pobre em espírito (v. 3). Isso significa que você tem uma atitude correta em relação ao pecado, e isso leva você a lamentar isso (v. 4). O luto pelo pecado produz uma mansidão que leva à fome e à sede de retidão (vv. 5-6), que resulta em misericórdia, pureza de coração e um espírito pacífico (vv. 7-9) - atitudes que trazem a verdadeira felicidade.
Quando você demonstra essas atitudes, pode esperar ser insultado, perseguido e injustamente acusado (vv. 10-11), porque a sua vida será uma repreensão irritante para com as pessoas do mundo. Mas, apesar da perseguição, você pode "regozijar-se e alegrar-se, porque a sua recompensa no céu é grande" (v. 12).
Você é uma das luzes de Deus em um mundo obscurecido pelo pecado (v. 14) e, embora a maioria das pessoas rejeite a Cristo, outras pessoas serão atraídas a Ele pelo testemunho de sua vida. Seja fiel a Ele hoje para que Ele possa usá-lo dessa maneira.
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus pela graça que lhe permite ter atitudes de bem-aventurança.
  • Peça-lhe para fazer uma luz brilhante na vida de alguém hoje.
Para estudo adicional
Leia 1 Pedro 2: 19-23.
  • Como Jesus respondeu à perseguição?
  • Como você deve responder?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas