Preparação Destemida para as Provas

“Deus não nos deu um espírito de timidez [medo], mas de poder, amor e disciplina” (2 Timóteo 1: 7).

O verdadeiro seguidor de Cristo não tem motivos para temer possíveis sofrimentos e provações.
Em relação à frustração e ao medo nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, o patinador de velocidade Dan Jansen disse: “O que aconteceu foi que eu patinhei numa corrida que só posso descrever como tentativa. Eu estava bem. Eu não escorreguei. Ainda assim, algo me impediu de sair de fininho. ”A favorita Jansen, assombrada por fracassos bem divulgados de conquistar medalhas em 1988 ou 1992, finalmente superou seu medo e triunfou em 1994 no evento de patinação de velocidade de 1.000 metros.
Os crentes também podem reagir com medo intenso e doloroso desapontamento às provações da vida, se não estiverem preparados para a possibilidade de dificuldades. Mas muitos séculos atrás, Provérbios 29:25 encorajou os seguidores de Deus a não ter medo: “O temor do homem traz uma armadilha, mas aquele que confia no Senhor será exaltado”. Paulo exortou Timóteo de maneira semelhante quando escreveu as palavras de verso de hoje.
Em Mateus 10: 29-31, o Senhor Jesus fornece uma excelente razão para os Seus discípulos não o servirem sob uma nuvem de medo. O ponto de sua ilustração de bom senso é simples. Se o Pai se preocupa com pequenos pássaros e numera cada cabelo em nossas cabeças, Ele certamente está preocupado com nosso bem-estar físico e espiritual e com o bem supremo de nossas almas. Não importa quão ruim seja a situação ou quão prolongado possa parecer o julgamento, Deus é capaz de nos sustentar.
Mais tarde, Jesus forneceu um excelente resumo de Seu ensinamento sobre o medo com estas palavras familiares aos Doze: “Deixo a paz convosco; Minha paz eu te dou; não como o mundo dá, eu dou a você. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize ”(João 14:27). Com uma promessa tão forte e garantia de que o Espírito Santo estará sempre presente, como qualquer um de nós que professa a Jesus Cristo pode abrir espaço para o medo debilitante, não importa quais testes e perseguições difíceis ainda possam nos enfrentar?
Sugestões de Oração
Se você tem uma situação particular ou pessoa em sua vida que lhe causa muito medo e ansiedade, ore para que Deus o fortaleça e elimine a causa desse medo.
Para estudo adicional
Leia o Salmo 118: 5-9. Memorize o versículo 6 ou outro desta breve passagem que será um recurso útil caso você enfrente perseguição.

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas