Sem parcialidade

“Mas o irmão de circunstâncias humildes se glorie em sua alta posição; e que o rico se glorie em sua humilhação, porque, como a erva que floresce, passará ”(Tiago 1: 9-10).

Deus não isenta qualquer crente, rico ou pobre, das provações e sofrimentos.
Há um princípio básico da vida que todos sabemos ser verdadeiro - a saber, que as provações e os sofrimentos não excluem as pessoas privilegiadas. Esta é uma verdade humilhante que nem sempre gostamos de reconhecer, mas opera regularmente diante de nós em desastres naturais. Ninguém pode negar que inundações, furacões ou terremotos em larga escala afetam tanto os ricos quanto os pobres, jovens e idosos, instruídos e sem instrução; todas as raças e classes são suscetíveis a dor, dificuldades e até a morte durante tais eventos. Depois de um grande terremoto, por exemplo, quase todos sentem os efeitos de interrupções no transporte e na comunicação. E o tremor violento do solo pode danificar ou destruir bungalows modestos e mansões caras.
A percepção de que Deus não mostra favoritismo no envio de provações e dificuldades é também bastante preocupante e humilhante para os que estão no Corpo de Cristo. Como o primeiro verso de hoje sugere, o desafio para os pobres crentes é perceber que eles podem se alegrar em sua exaltada posição espiritual como cristãos (1 Pedro 1: 3-6), não importa quão humilde seja seu status terreno. As dificuldades econômicas atuais não diminuem as glórias de nossa futura herança (ver Efésios 1: 11-14).
O desafio para os crentes mais ricos é aceitar a “humilhação” que os julgamentos trazem, lembrando que tais testes os tornarão mais dependentes de Deus e de Sua graça, em vez de depender das riquezas terrenas. Essa riqueza é apenas temporária e desaparece como a grama do campo.
Uma vez que compreendamos a verdade desse fator equalizador, estaremos mais inclinados a declarar com sinceridade: “Meus recursos estão em Deus.” A imparcialidade divina revelada através das provações também tem um maravilhoso efeito unificador sobre a igreja. O comentarista RCH Lenski resumiu assim: “Como o irmão pobre esquece toda a sua pobreza terrena, o irmão rico esquece todas as suas riquezas terrenas. Os dois são iguais pela fé em Cristo ”.
Sugestões de Oração
Peça ao Senhor que lhe dê um melhor apreço por Sua imparcialidade em trazer provas para o nosso caminho.
Para estudo adicional
Leia Hebreus 12: 3-13.
  • Quais são alguns paralelos entre esta passagem e o que temos estudado sobre provações?
  • Deus exime qualquer crente da correção?

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas