verdadeiro conforto

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação; que nos consola em toda a nossa aflição, para que consigamos consolar os que estão em aflição com o consolo com que nós mesmos somos consolados por Deus ”(2 Coríntios 1: 3-4).

Deus nos confia conforto, muitas vezes através de provações, para que possamos consolar os outros.
A nação da Irlanda é apelidada de "Ilha Esmeralda" por um bom motivo - ela contém alguns dos campos mais verdes de qualquer lugar da Terra. Ao visitá-los, notei que a névoa e o nevoeiro abundantes, que muitas vezes envolvem a paisagem ondulante, ajudam a produzir a rica grama verde e as árvores. Esse fenômeno é muito parecido com a vida cristã. Muitas vezes, quando nossa vida é obscurecida pelos sofrimentos e sofrimentos das provações, ela tem uma beleza refrescante de alma que nem sempre é vista prontamente. Como demonstra a vida do apóstolo Paulo, corações sensíveis e misericordiosos são produtos de grandes provações.
Dificuldades nos assediam para que Deus nos desse muito consolo. Mas tal conforto não é apenas para nosso próprio benefício. O Senhor confia seu conforto a nós para que possamos compartilhá-lo com os outros, como o verso 4 da passagem de hoje indica. E Ele nos conforta em proporção direta ao número de provações que suportamos, o que significa que quanto mais sofremos, mais Deus nos consola; e quanto mais Ele nos conforta, mais podemos consolar outros que estão sofrendo.
Quando experimentamos um conforto real na sequência de uma prova, talvez o resultado mais precioso seja o sentimento de parceria cristã que sentimos. Se o conforto de Deus nos ajuda a consolar os outros, então fica claro que outros crentes são positivamente afetados pelo que aprendemos de nossas provações. Todo o processo nos eleva para além de nós mesmos e nos mostra que, como parte de uma comunhão local ou do maior Corpo de Cristo, não estamos sozinhos e não precisamos passar por várias provações no vácuo.
O conforto que recebemos e o senso de parceria que resulta é um grande incentivo para qualquer um de nós sermos encorajados por meio de provações e sofrimentos, sabendo que tais experiências nos capacitam a ministrar como partes integrantes do Corpo de Cristo (veja 1 Co. 12: 26; 2 Cor. 1: 6-7).
Sugestões de Oração
Graças a Deus pelo seu suprimento ilimitado de conforto.
Para estudo adicional
Leia Isaías 40: 1; 49:13; 51: 3; 61: 2. Que promessa cada verso tem em comum?

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas