Conflito Árabe-Israelense - ENTENDENDO O ISLAMISMO

Entendendo o Conflito Árabe-Israelense

Pr. Jenuan Lira.

Conflito Árabe-Israelense

ENTENDENDO O ISLAMISMO

 

         Os recentes ataques de Israel à faixa de Gaza, uma das regiões mais densamente povoadas do planeta, deperta novamente o interesse mundial  naquela área do Oriente Médio.

            Bem centro do conflito está a doutrina islâmica, defendida de modo radical por grupos rebeldes palestinos que desrespeitam acordos internacionais e têm como alvo comum a destruição de Israel e de todos que lhe são favoráveis.Essa é uma das razões dos ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, em Nova York. Os grupos radicais (terroristas) islâmicos mais conhecidos estão o Hamas (Faixa de Gaza),  Hezbollah (Líbano), Fatah e Jihad Islâmica.

            O povo de Deus, que zela pela verdade, deve ter discernimento suficiente para se posicionar biblicamente diante desse conflito histórico que já rendeu pelo menos cinco guerras, além de um sem número de combates menores, causando inúmeras mortes.

            Estamos num momento interessante para entender um pouco a razão dos conflitos na Palestina e procurar orientação bíblica para interpretar a situação.

         

 

ü  SIGNIFICADO DE  ISLÃ

 

            Islã significa “submissão”. O islamismo afirma estar submetido plenamente à vontade de Allah. Crê que a vontade de Allah foi revelada ao seu profeta Maomé, encontrando-se registrada no livro santo islâmico, o Alcorão ou Corão (recitações’).

 

ü  ARTIGOS DA FÉ ISLÂMICA

            Os Muçulmanos crêem que somente Allah é a divindade verdadeira. Ele é eterno e único. Ele não é trino, não é o Deus do Antigo Testamento, nem do Cristianismo. Ele é o deus de toda humanidade.

            Os Muçulmanos crêem em todos os “Mensageiros e Profetas de Allah”.  Segundo os escritos islâmicos, Allah tem enviado centenas de profetas ao mundo (Jesus é um deles), mas Mohammed é o maior de todos.

            Os Muçulmanos crêem “nas Revelações e no Corão”. Acreitam qeu é um livro inspirado por Deus, o mais santos dos livros. O Islamismo reconehce alguns outros escritos sagrados, incluindo os manuscriots originais da Bíblia. Mas afirmam que todos foram corrompidos pelas traduções ou erros de copistas. Somente o Corão é puro, e cada palavra é palavra de Allah dada diretamente a Maomé (‘altamente louvado’).

            Os Muçulmanos crêem nos anjos de Allah.  Crêem que os anlos são seres craidos que não têm necessidades físicas. São inferiors a Allah, mas superiors aos homens, e podem ser bons ou maus.

            Os Muçulmanos crêem em um dia de julgamento. Os muçulmanos crêem que os mortos ressuscitarão para o julgamento de Allah, e serão julgados segundo as suas obras. Espera-se que as boas obras superem as más. Neste caso talvez Allah permita a entrada no paraíso, ao invés de lançar a pessoa no inferno. Mas não há nenhuma garantia. Tudo depende da vontade de Allah. No islamismo não há expiação pelos pecados, nem promessa de perdão, nem qualuqer tipo de segurança. Somente estão seguros eternamente os que morrerem na Jihad (‘guerra santa para expansão do Islã’). Estes tem o paraíso garantido onde terão rios de leite, mel e vinho e multidões de virgens com olhos negros de gazela.

            Os Muçulmanos crêem no “Qadaa and Qadar.” Estas palavras árabes significam o conhecimento atemporal e poder de Allah para executar seus planos. O determinismo islâmico vai além da doutrina bíblica que afirma a soberania final de Deus sobre tudo que ocorre, agindo em todas as coisa para o bem dos Seus escolhidos. O determinismo islâmico fala de uma predestinação fatalista onde tudo que ocorre – seja bem ou mal – vem diretamente da mão da Allah.

ü  DEVERES DO ISLAMISMO

            Os muçulmanos têm cinco deveres conheciods comos os pilares do Islã.

 

            1. A recitação da declaração de fé islâmica conhecida como a Shahadah.

            2. Orar cinco vezes ao dia.

            3. Dar esmolas (Zakat).

            4. Jejum no mês do Ramadan

            5. Peregrinação a Mecca, pelo menos uma vez na vida.

            Islamismo é fundamentalmente  oposto ao Cristianismo. O islã nega a divindade de Cristo e Sau morte na cruz. O Islamismo, naturalmente, também nega a ressurreição de Cristo e ensina que somente um muçulmano pode ser salvo.

 

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas