Línguas sem amor

 

“Se falo em línguas de homens e de anjos, mas não tenho amor, tornei-me um gongo ruidoso ou um címbalo que retine” (1 Cor. 13: 1).

O amor distingue a verdadeira comunicação de tagarelice inútil e ruídos sem sentido.

Paulo começa seu discurso sobre o amor afirmando a futilidade das línguas sem amor. Os coríntios eram apaixonados pelos vistosos dons espirituais, aparentemente com negligência daqueles que consideravam menos espetaculares (ver 1 Coríntios 12: 12-31). Um dos dons que eles mais valorizavam eram as línguas, que era a habilidade dada pelo Espírito de declarar a verdade de Deus em uma língua desconhecida para quem falava, mas conhecida por outros que a ouviam.

As línguas eram um sinal para provocar o povo judeu descrente a considerar o evangelho (1 Cor. 14: 21-22). Sua primeira ocorrência foi no Dia de Pentecostes, quando o Espírito capacitou aqueles reunidos no cenáculo a proclamar os poderosos feitos de Deus nas línguas nativas dos judeus reunidos em Jerusalém na época (Atos 2: 4-11).

As "línguas dos anjos" que Paulo menciona em 1 Coríntios 13: 1 não é o dom de línguas, como alguns supõem. Ele estava simplesmente usando um exagero para enfatizar seu ponto, dizendo com efeito: "Se eu tivesse a capacidade de me comunicar com os anjos , não faria nenhum bem sem amor."

Nos dias de Paulo, a adoração de Cibele e Dionísio, dois deuses pagãos, incorporava a fala em línguas extáticas acompanhada por trombetas estridentes, gongos quebrando e címbalos retinindo. Eu acredito que Paulo estava usando essa prática bem conhecida para dizer que sempre que os cristãos tentam ministrar sem o Espírito e Seu amor, não é diferente de um rito pagão. Pode parecer e soar como a coisa real, mas não tem sentido e é inútil para qualquer benefício espiritual.

Você deve aproveitar todas as oportunidades para ministrar seus dons espirituais a outras pessoas. Mas ao fazer isso, certifique-se de que seja com amor, na energia do Espírito e de acordo com a Palavra de Deus. Então você terá um impacto máximo quando Cristo usar seus esforços para Sua glória.

Sugestões para Oração

Peça a Deus que o convença sempre que você tentar exercitar seus dons espirituais sem amor.

Para Estudo Adicional

Leia Romanos 12: 1-21.

  • O que Paulo diz sobre os dons espirituais?
  • Como os cristãos devem expressar amor fraternal uns pelos outros?



Extraído do Drawing Near de John MacArthur Copyright © 1993. Usado com permissão da Crossway Books, uma divisão da Good News Publishers, Wheaton, IL 60187, www.crossway.com .

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas