PROFECIA SEM AMOR

 

“Se tenho o dom de profecia ... mas não tenho amor, nada sou” (1 Cor. 13: 2).

O amor motivou Deus a se comunicar com a humanidade caída. Essa também deve ser sua motivação.

A palavra profecia, conforme usada em 1 Coríntios 13: 2, é a capacidade de proclamar publicamente a verdade de Deus com precisão e autoridade. É um dom maior do que as línguas porque as línguas foram dadas como um sinal para o Israel incrédulo no primeiro século (1 Coríntios 14: 21-22), enquanto a profecia instrui e edifica os crentes ao longo dos séculos. Paulo disse: “aquele que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação [e] edifica a igreja (1 Coríntios 14: 3-4).

A profecia tem dois aspectos: revelação e reiteração. Quando um profeta do Antigo ou do Novo Testamento recebia novas informações diretamente de Deus, isso era revelação. Sempre que essa informação era repetida por meio de pregação ou ensino, era uma reiteração. Por exemplo, os sermões de Pedro e Paulo combinam a nova revelação com a reiteração da verdade do Antigo Testamento. Esse é um elemento comum na pregação do Novo Testamento.

Com o fechamento do cânon do Novo Testamento, a revelação direta de Deus cessou. Toda pregação e ensino hoje são reiterações. Os profetas do Novo Testamento policiavam uns aos outros para garantir que todas as profecias fossem realmente de Deus (1 Coríntios 14:32). Hoje, a própria Escritura é o padrão pelo qual testamos a mensagem de alguém. Como disse o profeta Isaías: “À lei e ao testemunho! Se não falarem conforme esta palavra, é porque não têm [luz]” (Isaías 8:20).

Paulo está dizendo 1 Coríntios 13: 2: “Se eu tenho a capacidade de falar revelação direta de Deus, ou de reiterar a verdade divina de maneira vigorosa e dramática, mas me falta amor, meu ministério não tem sentido”. Em seu sentido mais amplo, esse princípio se aplica a cada crente porque todos nós somos proclamadores da Palavra de Deus. Você pode não dar uma aula ou pregar um sermão, mas sempre que fala a alguém sobre Cristo ou compartilha um princípio bíblico, você está reiterando a verdade divina. É por isso que você deve sempre falar a verdade em amor (Ef 4:15). Então o Espírito Santo pode capacitar suas palavras para ministrar a outros.

Sugestões para Oração

Peça a Deus para ajudá-lo a guardar suas palavras para que tudo o que você diga seja revestido de Seu amor.

Para Estudo Adicional

Leia Deuteronômio 13: 1-5 e 18: 20-22.

  • Que testes Moisés deu para determinar os falsos profetas?
  • Que punição os falsos profetas receberam?



Extraído do Drawing Near de John MacArthur Copyright © 1993. Usado com permissão da Crossway Books, uma divisão da Good News Publishers, Wheaton, IL 60187, www.crossway.com .

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas