Preenchendo uma palavra vazia

“Eu mostro um caminho ainda mais excelente” (1 Coríntios 12:31).

O amor bíblico é caracterizado pela humildade, obediência a Deus e auto-sacrifício.

Em nossa sociedade, amor é uma palavra comum, mas uma experiência incomum. Freqüentemente, aqueles que usam a palavra mais a entendem menos. Muitos que pensam que encontraram o amor, realmente se conformaram com algo muito menos do que Deus planejou para eles.

Para muitos, amor significa um relacionamento romântico ou sexual. Embora as Escrituras tenham muito a dizer sobre a intimidade no casamento, a palavra amor assume um significado diferente no Novo Testamento. Mesmo Efésios 5:25 ("Maridos, amem suas mulheres") não se refere ao amor romântico.

Outros erros comuns incluem igualar o amor com emocionalismo ou sentimentalismo, ou confundi-lo com um espírito amigável de tolerância e fraternidade para com os outros - muitas vezes independentemente de qualquer consideração pela pureza doutrinária ou convicções bíblicas. Mas o amor bíblico não é nada disso.

O "caminho mais excelente" a que Paulo se refere em 1 Coríntios 12:31 é o amor que vem do próprio Deus e se conforma com Seus santos atributos. Não temos capacidade de gerá-lo por conta própria. A palavra grega para esse tipo de amor é ágapé , e é caracterizada por humildade, obediência a Deus e abnegação. João 13: 1 fala do amor de Cristo por Seus discípulos: "Ele os amou até o fim." Isso significa literalmente que Ele os amou com perfeição - até os limites do amor. Nos versículos 4-5, Ele demonstra Seu amor lavando seus pés. O amor é humilde. Ele se concentra em atender às necessidades.

Além disso, o amor é obediente e está disposto a fazer sacrifícios pelos outros. Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). Deus fez o supremo sacrifício por nós porque Ele "amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito" (João 3:16).

Primeira Coríntios 13 se aplica aos cristãos de todas as gerações porque todos nós enfrentamos o perigo de usar mal nossos dons espirituais. Ao estudarmos essa e outras passagens sobre o amor, pergunte-se se o seu amor é tudo o que Deus deseja que seja. Do contrário, anote quais mudanças você precisa fazer à luz do que está aprendendo.

Sugestões para Oração

  • Agradeça a Deus por amar você.
  • Peça a Ele sabedoria e graça para compreender e andar em amor.

Para Estudo Adicional

Leia João 14: 23-24, observando como Jesus descreveu aqueles que O amam.



Extraído do Drawing Near de John MacArthur Copyright © 1993. Usado com permissão da Crossway Books, uma divisão da Good News Publishers, Wheaton, IL 60187, www.crossway.com . 

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas