Uma boa palavra para os Pais

 Este é o Dia dos Pais e essa é uma boa palavra aos pais, seja feito com as coisas menores, dê coração e alma e mente e força para servir ao Rei dos reis. É isso que diz esse hino. Uma das maneiras pelas quais nós, pais, fazemos isso é sendo o chefe espiritual da família. E eu pensei esta manhã em apenas compartilhar algumas idéias ao longo dessa linha.  A pergunta mais convincente que um pai deve fazer é: "Como posso saber se meu filho está salvo?" Como posso saber se meu filho está salvo? 

Afinal, a maior responsabilidade que temos como pais e certamente como pais é a salvação de nossos filhos, para criá-los na doutrina e admoestação do Senhor. Esse é o comando das Escrituras. “Vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”, diz Efésios 6 Somos os evangelistas, por assim dizer, de nossos filhos. E surge a pergunta: como posso saber se meu filho está salvo? Essa é uma pergunta convincente e quero, de uma forma muito simples e direta, ajudá-lo a ser capaz de responder a essa pergunta. O que você realmente está perguntando é se Deus está trabalhando na vida de meu filho para a salvação, porque a salvação é uma obra divina. É a obra de Deus na vida de seu filho. E o que você está procurando ao olhar para a vida de seu filho são evidências desse trabalho. Você não pode saber que seu filho está salvo porque em algum momento no passado ele fez uma oração. Seu filho em algum momento, talvez na idade de cinco ou seis ou sete anos ou qualquer outra coisa, fez uma pequena oração e convidou Jesus Cristo a entrar em seu coração. Certamente é bom ter esse desejo na vida de uma criança. Não há nada de errado em uma criança fazer esse pedido a Deus ou orar aquela oração sob a orientação de um professor de escola dominical ou de um professor de escola cristã ou de um pai. Mas isso em si não é uma indicação de salvação. Uma oração não indica salvação. Uma oração é basicamente um ato humano e não necessariamente consistente com a obra de Deus. Há pessoas que oraram essa oração várias vezes na vida e não se converteram por um motivo ou outro. Você não pode saber que seu filho é salvo simplesmente porque fez uma oração e convidou Cristo a entrar em sua vida.

     Você não pode saber porque eles relataram a você que foi isso que decidiram fazer, que decidiram em algum momento ao longo do caminho. Pode ter estado sob a influência de sua própria discussão com eles, ou eles podem ter ouvido algo na escola dominical ou mesmo na igreja, e eles decidiram que queriam ser cristãos. Eles decidiram que queriam Cristo como seu Salvador. Isso não indica necessariamente a salvação.

     Você não pode olhar para qualquer evento, em qualquer oração específica, em qualquer fórmula específica, em qualquer confissão particular que eles possam fazer de que de fato pediram a Jesus para entrar em suas vidas ou tomaram uma decisão por Cristo. Isso não é um indicador de salvação. Você não pode esperar por tal evento para saber que seu filho está salvo. E eu acho que é importante dizer porque tantos pais, ao ouvirem seus filhos orarem tal oração ou tomarem tal decisão na primeira infância, então se perguntam como é que uma criança que chega ao primeiro ou segundo grau ou aos anos de faculdade acaba completamente de volta ao Senhor ou trata a Deus com indiferença ou está desinteressado na igreja e vagueia pelo mundo e et cetera, et cetera. E eles se perguntam como de fato isso poderia acontecer se eles fossem salvos em algum momento do passado. Mas você não pode olhar para um evento como um indicador de salvação. A única coisa que você pode ver são as evidências da operação de Deus na vida.

     Quais evidências? Em primeiro lugar, vamos usar a palavra convicção. Quando alguém é salvo, há uma obra do Espírito Santo na convicção. João 16 , Jesus disse, vou enviar o Espírito Santo e Ele vai convencer. Ele vai convencer do pecado, da justiça e do julgamento. Ou seja, o Espírito Santo vai convencer um coração da natureza do pecado, que o pecado é errado; é mau; isso desagrada a Deus; é rebelião contra Deus; et cetera. E então de justiça; isto é, aquele não é capaz de cumprir o padrão de justiça; e então de julgamento e, portanto, julgamento é a consequência. Quando Deus está no processo de trazer alguém para a salvação, haverá convicção do pecado.

     Portanto, o que você busca em seu filho são evidências dessa convicção além do medo de sua punição, além do medo de seu desprazer e desfavor e da perda de privilégios ou de qualquer coisa que você possa usar para manipular seu comportamento. Você está procurando uma convicção honesta e pessoal. Em uma palavra, você está procurando um coração penitente. Você está procurando uma criança que se sente mal a respeito do pecado, não por causa do que pode acontecer quando você descobrir, mas porque ela sabe que isso desonra a Deus. É isso que você está procurando. Isso é evidência de que Deus está trabalhando no coração. Não uma oração momentânea, não uma decisão momentânea ou uma série de decisões, mas antes uma evidência da ação do Espírito de Deus na convicção, que produz penitência, uma certa tristeza pelo próprio pecado.

     Quando você começar a ver isso em seu filho, poderá saber que a obra do Espírito de Deus está acontecendo. E isso pode acontecer, eu acho, em uma criança pequena. As pessoas me perguntam o tempo todo: "Com que idade alguém pode ser salvo?" Não estou preparado para dizer isso. Não acho que haja idade. Mas acho que certamente aos sete ou oito ou nove ou dez anos é possível que uma criança venha a Cristo. Você não saberá totalmente isso até que eles atinjam a idade de independência, digamos, por volta dos 12 ou 13 anos, quando podem fazer suas próprias escolhas e se comportar com um pouco mais de liberdade e responder à pressão dos colegas ao seu redor. Então você saberá que a verdadeira obra de Deus foi realizada pelas respostas que eles dão quando você não é literalmente o único elemento controlador em suas vidas.

     Mas logo no início eles podem ser salvos e você precisa estar procurando por evidências desse trabalho em seus corações que florescerá em seus - talvez por volta dos 12 ou 13. É por isso que esperamos até então para batizar as pessoas, porque nesse ponto você pode começar a ver essas evidências independentemente do controle parental total. Mas a primeira coisa que você busca é a convicção do pecado, que é uma obra do Espírito Santo, que produz penitência, tristeza pelo pecado porque desonra a Deus.

     A segunda coisa que você procura, chamaremos de revelação. Não apenas convicção, mas revelação. Eles entendem o evangelho. Ninguém pode ser salvo se não entender o evangelho. Há poucos dias com um dos meus netos, comecei do início com o caráter de Deus e pessoalmente levei um bom tempo, nós dois estávamos juntos, para passar por toda a história da redenção, apenas pedindo questões. E, à medida que eu ia lendo, ficou muito claro que essa criancinha tinha uma compreensão completa do plano redentor de Deus. Esse homem era pecador, que ele era totalmente pecador, que a Bíblia o define como pecador, que sua própria experiência confirma que, que ele precisa de perdão, que Deus dá perdão porque Jesus Cristo tomou o seu lugar e suportou o castigo de Deus .

     E em qualquer ponto ao longo do caminho, a pergunta pode ser feita, você entende essa verdade? sim. Você acredita nessa verdade? E você pode aumentar a crença na penitência. A criança começa não apenas a entender, mas a acreditar. Há uma compreensão no coração desta revelação como verdadeira, e quero dizer verdadeira no sentido pessoal. Então você está olhando para a criança e está procurando por penitência e está procurando por fé, crença real na verdade da doutrina da salvação conforme indicado nas Escrituras. Porque o que está acontecendo então é o evangelho glorioso -2 Coríntios 4: 6 - Deus está permitindo que o glorioso evangelho brilhe para eles, e eles estão começando a abraçá-lo.

     Em terceiro lugar, seria a palavra santificação. O que você está vendo aqui é obediência. Santificação significa separação. Você começa a ver a criança buscando obediência. Em outras palavras, não é só que eles têm medo de você. É que eles realmente querem fazer o que é certo porque querem honrar a Deus, querem agradar a Deus. Algo começa a surgir em seu coração que indica que desejam agradar a Deus. Você pode começar a ver isso em uma criança bem cedo. Acho que por volta dos sete, oito ou nove anos de idade, uma criança pode realmente começar a sentir a inspiração no coração de desejar fazer o que honra a Deus. Isso é evidência de que eles foram separados dos anseios de pecado que os dominam, que você, como pai, controla por sua disciplina. Se alguém está em Cristo, ele é - o quê? - ele é uma nova criatura. As coisas velhas passam e todas as coisas são novas. E coisas novas vêm e parte dessa novidade é um desejo de ser obediente. Se eles realmente amam a Deus, guardarão Seus mandamentos, diz a Bíblia. Portanto, o que você está vendo em seus filhos não é - você não procura um evento. Você procura as evidências da obra salvadora de Deus acontecendo em suas vidas, penitência, fé, obediência.

     E um quarto, e isso é algo que você também conhece, poderíamos dizer convicção, revelação, santificação, associação. Se Deus está trabalhando em seus corações para a salvação, eles desejarão se associar com as pessoas certas. Se você está olhando para seu filho e dizendo: “Bem, eu me lembro quando meu filho fez uma pequena oração. Lembro-me de quando orei e meu filho convidou a Cristo para minha vida ”, mas seu filho gravita em torno das crianças que desonram a Cristo. Seu filho gravita em torno das crianças que são desobedientes ou do terceiro ano do ensino médio, seu filho do ensino médio gravita em torno da turma errada, isso é indicação suficiente de que eles podem muito bem não ser cristãos, porque os cristãos gravitam em torno daqueles que querem honrar a Deus. Se você ama a Deus, 1 João 5diz, você ama aqueles que amam a Deus. Você é atraído por esse tipo de pessoa.

     Então é isso que você está procurando. Como pai, você não pode satisfazer a pergunta, meu filho é cristão, olhando para qualquer evento ou momento ou qualquer oração. O que você está procurando é a obra de Deus. E pela obra de Deus em convicção, Ele produz penitência. E pela obra de Deus na revelação, Ele produz fé. E pela obra de Deus na santificação, Ele produz obediência. E pela obra de Deus em associação, Ele produz comunhão - comunhão. Há um desejo de estar com outros crentes. E se você vê essas coisas em seu filho, então você sabe que o Espírito de Deus está trabalhando. E em algum ponto ao longo do caminho isso está se movendo na direção da salvação naquele pequeno coração. Em que ponto há uma era de responsabilidade e uma genuína regeneração e justificação e plena salvação dessa vida, Deus sabe - Deus sabe. Mas essas serão as indicações de que o Espírito de Deus está operando na vida de seu filho. Quando você olha para seu filho pequeno, é esse o tipo de coisa que você está procurando.

     E eu gostaria de encorajá-lo também, para que essas coisas não aconteçam no vácuo. Você, como pai, precisa trabalhar junto com o Espírito de Deus nessas áreas, falando com seus filhos sobre a questão do pecado, sobre a questão da convicção, falando com seus filhos sobre os fatos do evangelho, certifique-se de que eles entendam o questões de morte substitutiva e expiação, perdão, lidar com questões de obediência e santificação, questões de comunhão, estar com as pessoas certas e amar o povo de Deus. Você precisa ser a ferramenta que Deus usa para passar essa informação adiante, que o Espírito Santo em Seu poder vivifica em transformação na vida da criança.

     Não acho que seja muito seguro presumir que, em algum ponto ao longo do caminho seu filho fez uma oração, seu trabalho está concluído. Não é. Você precisa ser muito paciente e consistente, orando para que Deus faça essas obras e observe se de fato essas são as coisas que estão acontecendo na vida de seu filho. E se houver alguma dúvida sobre essas coisas, você precisa aumentar a intensidade de suas orações e talvez a clareza e consistência de seu exemplo, bem como sua instrução amorosa para a criança. E seja até certo ponto paciente ao perceber isso, que se seu filho não for cristão, você não pode esperar que ajam como tal. Portanto, deve haver uma certa compaixão, mesmo em sua disciplina nesse processo, até que eles cheguem à fé em Jesus Cristo. Mas essas são as coisas que você procura, e quando Deus está trabalhando em uma criança, essas são as coisas que você verá. Ore comigo.

     Pai, oramos que, como pais, o Senhor possa nos equipar pela fidelidade de vida, pelo conhecimento da verdade e pelo amor e diligência para apresentar a nossos filhos essas questões que o Espírito de Deus usa para vivificar seus corações. Eu oro, Pai, que o Senhor faça de cada pai um evangelista principal, junto com a mãe, na vida de cada filho. Que a nossa consistência de vida, consistência de ensino, consistência de intercessão em favor dos filhos preciosos que você nos deu resulte em sua salvação. Ajude-nos a criar nossos filhos no caminho que devem seguir, para criá-los na doutrina e admoestação do Senhor, e fornecer aquela verdade em suas mentes que o Espírito de Deus pode operar em seus corações para realizar um milagre de salvação . Ajude-nos, pais, a ser o sacerdote da família, a trazer nossos filhos diante de Você, e o profeta da família, para trazê-lo diante de nossos filhos, para levar a sério essa responsabilidade, este mais alto de todos os privilégios, para que possamos ver a salvação de nossos filhos para nós e para a sua alegria eterna. Oramos em nome de Cristo.


Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas