A humildade de Jesus na morte

"Ele se humilhou, tornando-se obediente até o ponto da morte, e até a morte na cruz" ( Filipenses 2: 8 ).
Em Seu sofrimento e morte, Jesus é nosso exemplo supremo de humildade.
Naturalmente, reagimos à injustiça com profunda mágoa e uma afirmação de nossos direitos. Mas a resposta de Jesus aos Seus acusadores não incluiu uma palavra de defensiva irada. Mateus 27: 12-14 nos diz: “E enquanto estava sendo acusado pelos principais sacerdotes e anciãos, Ele não respondeu. Pilatos disse-lhe: Não ouviste quantas coisas eles testemunham contra ti? E Ele não respondeu a ele sequer com relação a uma única acusação, de modo que o governador ficou bastante surpreso. ”
Mais tarde, durante o seu falso julgamento, Jesus continuou a se humilhar. Ele aceitou o abuso dos homens pecaminosos quando o chicotearam, tiraram o manto, plantaram uma coroa de espinhos na cabeça, zombaram dEle, cuspiram nele e o espancaram com uma cana. Cristo nem exigiu Seus direitos quando foi condenado à morte e forçado a caminhar até o Calvário seminu com uma cruz nas costas.
O versículo de hoje ressalta o aspecto mais chocante da humilhação de Cristo: o tipo de morte que Ele morreu. Ele suportou a crucificação, a forma mais cruel de morte já criada. Os romanos o usavam para executar escravos rebeldes e os piores criminosos. Por ser o rei dos judeus, a morte de Jesus na cruz foi vista como especialmente horrível por Seu povo. Os judeus sabiam há muito tempo o que a Lei de Moisés dizia: "Quem é enforcado [em uma árvore] é amaldiçoado por Deus" ( Dt 21:23 ). Do ponto de vista de todos, o Filho de Deus sofreu o máximo em degradação humana.
Mas, apesar do tratamento detestável que sofreu, Cristo graciosa e amorosamente morreu por pecadores como você e eu. Esse exemplo de humildade altruísta deve motivar-nos, Seus seguidores, ao ministrarmos a outros, "já que Cristo também sofreu por você, deixando um exemplo para você seguir Seus passos" ( 1 Pedro 2:21 ).
Sugestões para oração
Agradeça pelo exemplo de humildade de Jesus, que se estendeu por toda a sua vontade de redimir você.
Para um estudo mais aprofundado
  • Leia um dos relatos evangélicos do sofrimento e da morte de Jesus ( Mateus 26–27 ; Marcos 14–15 ; Lucas 22–23 ; João 18–19 ). Registre algumas observações sobre Sua atitude geral durante a provação.
  • De que situações e maneiras Ele mostra humildade?
  • Se você tiver tempo, compare e contraste duas das contas.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas