Tendo a verdadeira tristeza pelo pecado

“Sê miserável, lamente e chore” ( Tiago 4: 9a ).
A humildade espiritual será marcada por uma verdadeira tristeza pelo pecado.
A cultura moderna faz todo o possível para evitar a dor, adiar o pensamento sobre assuntos desagradáveis, maximizar o conforto e se sentir bem com as circunstâncias.
Essa filosofia é o reflexo de uma atitude orgulhosa e egocêntrica, não a atitude humilde e centrada em Deus que estivemos examinando durante a semana passada. Hoje continuamos nosso olhar de humildade na Epístola de Tiago. O apóstolo exorta as pessoas a serem "infelizes" em relação aos seus pecados. As demandas do evangelho começam neste ponto. Tiago não está negando a alegria que virá quando o evangelho for sinceramente recebido. Ele está simplesmente dizendo que os pecadores precisam se sentir mal antes que possam se sentir bem. A palavra miséria , nesse sentido, refere-se aos sentimentos internos de vergonha pelo pecado, à profunda tristeza que ele causa e ao espírito de penitência que o pecador humilhado terá como resultado.
A pessoa humilde também lamentará seu pecado. Isso nos lembra o que o Senhor Jesus diz nas bem-aventuranças: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” ( Mt 5: 4 ). O luto é uma quebra de espírito que fará com que o coração da pessoa humilde sofra ao perceber sua total falência espiritual por causa do pecado.
A palavra que James usa para “lamentar” está intimamente relacionada ao conceito de tristeza. Mas essa tristeza não é apenas qualquer tristeza ou tristeza comum que todas as pessoas sentem durante o curso da vida. James usa uma palavra forte que geralmente se refere ao luto pela morte de um ente querido. Tiago, portanto, exorta o humilde pecador a ter o lamento ou a tristeza de um luto funerário em relação à sua pecaminosidade.
O choro é frequentemente a resposta física que o sinceramente humilde enlutado terá às suas circunstâncias. Lágrimas são um presente de Deus para nós que permitem a libertação de nossos corações doloridos, como Pedro descobriu depois de trair o Senhor ( Marcos 14:72 ).
A miséria, o luto e o choro apontam para uma genuína tristeza pelo pecado, o que Paulo chama de "tristeza divina" ( 2 Cor. 7: 10-11 ). Se você estiver entre os humildes, essa atitude será sua ao entrar no reino de Deus ( Tiago 4: 9 ) e ao viver a vida cristã ( Mateus 5: 3-4 ).
Sugestões para oração
Ore para que Deus lhe dê a sensação adequada de tristeza por todo pecado em sua vida - mesmo por aquilo que parece insignificante.
Para um estudo mais aprofundado
Leia Hebreus 12: 15-17 . O que faltava na resposta de Esaú (v. 17)? (Leia Gênesis 25: 27-34 e 27: 30-38 para obter mais informações.)
From Strength for Today de John MacArthur Copyright © 1997. 
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas