Negando a si mesmo

"Orei ao Senhor meu Deus e confessei" ( Dan. 9: 4 ).

Deus não responderá às orações hipócritas.
Em Lucas 18, Jesus contou uma parábola a pessoas que confiavam em sua própria justiça própria. Ele disse: "Dois homens subiram ao templo para orar, um fariseu e o outro cobrador de impostos. O fariseu levantou-se e orou assim para si mesmo: 'Deus, graças a Deus não sou como as outras pessoas: vigaristas, injustos, adúlteros ou até mesmo como esse cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana; pago o dízimo de tudo que recebo.
"Mas o cobrador de impostos, a uma certa distância, não estava disposto a levantar os olhos para o céu, mas estava batendo no peito, dizendo: 'Deus, seja misericordioso comigo, o pecador!'
"Digo-vos que este homem desceu justificado à sua casa e não ao outro; porque todo aquele que se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado" (vv. 10-14).
À parte da misericórdia de Deus, não podemos entrar na presença de Deus. O cobrador de impostos sabia disso e pediu perdão. O fariseu não entendeu o assunto e foi embora sem perdão.
Como o cobrador de impostos, Daniel abordou Deus com uma atitude de confissão e abnegação. Ele poderia ter lembrado a Deus de seus anos de serviço fiel na Babilônia, mas isso não lhe ocorreu. Ele sabia que em si mesmo não havia nada que o recomendasse a Deus. Seu único pensamento era de misericórdia para si e seu povo, que os propósitos de Deus pudessem ser realizados através deles.
Como cristão, você tem o maravilhoso privilégio de entrar ousadamente na presença de Deus "com um coração sincero, em plena certeza da fé" ( Hb 10:22 ). Esse privilégio está enraizado na graça de Deus através do sacrifício de Cristo e não deixa espaço para presunção ou justiça própria. Sempre guarde sua atitude em oração, para não cair involuntariamente em uma mentalidade farisaica.
Sugestões para oração
Memorize o Salmo 117: 1-118: 1 e recite-o frequentemente como um hino de louvor ao Senhor.
Para um estudo mais aprofundado
Jesus tinha muito a dizer sobre os escribas e fariseus hipócritas de Seus dias. Leia Mateus 23 , observando Suas denúncias contundentes de suas atitudes e práticas hipócritas.
From Drawing Near, de John MacArthur Copyright © 1993. 
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas