Como o sofrimento revela seu verdadeiro eu



Problemas de confiança

Aqui está o que acontece em tempos de sofrimento. Quando aquilo que você tem confiado (quer você saiba ou não) é desperdiçado, você não sofre apenas a perda dessa coisa; você também sofre a perda da identidade e segurança que ele forneceu. Isto pode não fazer sentido para você, se neste momento você está passando por algo que você não planejaria para si mesmo, mas a fraqueza que é agora uma parte da minha vida regular tem sido um grande instrumento da graça de Deus (veja 2 Cor. 12: 9.) Fez duas coisas para mim. Primeiro, expôs um ídolo de si mesmo que Eu não sabia que estava lá. O orgulho em minha saúde física e minha capacidade de produzir me fizeram acreditar no que eu não poderia ter produzido sozinha. Deus criou e controla meu corpo físico, e Deus me deu os presentes que emprego todos os dias. A saúde física e a produtividade devem produzir gratidão e adoração mais profundas, não autoconfiança e orgulho na produtividade. Sou grato pelo que minha fraqueza expôs e por ser libertado pela graça de ter que provar mais que sou o que penso ser.

Mas há uma segunda coisa que tem sido maravilhosa de entender. Talvez nós amaldiçoemos a fraqueza física porque nos sentimos desconfortáveis ​​em depositar nossa confiança em Deus. Deixe-me explicar. Fraqueza simplesmente demonstra o que tem sido verdade o tempo todo: somos completamente dependentes de Deus para a vida e a respiração e tudo mais. A fraqueza não foi o fim para mim, mas um novo começo, porque a fraqueza fornece o contexto no qual a verdadeira força é encontrada. Paulo diz em 2 Coríntios 12: 9 que ele se gabará de sua fraqueza. Soa estranho e maluco quando você o lê pela primeira vez, mas não é. Ele veio a saber que o "poder de Deus é aperfeiçoado" em sua fraqueza. Você vê, fraqueza não é o que você e eu deveríamos ter medo. Devemos temer nossa ilusão de força. Pessoas fortes tendem a não buscar ajuda, porque acham que não precisam. Quando você foi provado fraco, você acessa os recursos infinitos do poder divino que são seus em Cristo. Na minha fraqueza, conheci uma força que nunca soube antes.

Quando nos sentimos legitimados

Uma coisa que moldou a forma como eu sofria fisicamente eram expectativas irrealistas. O sofrimento não deveria nos surpreender, mas quase sempre acontece, e certamente me surpreendeu. Eu entrei na minha doença com a minha teologia no lugar certo. Eu acreditava que vivia em um mundo que gritava clamando por redenção, mas estava lutando com outra coisa dentro de mim. Havia essa expectativa de que eu seria sempre como sempre fui, ou seja, sempre seria forte e saudável. Havia pouco espaço em minha vida, família e planos ministeriais para a fraqueza interna ou problemas sem ela. Na verdade, não havia espaço para qualquer interrupção. Tanto do jeito que eu pensava sobre mim mesmo quanto do meu planejado estava baseado na expectativa irreal de que eu continuaria a escapar da interrupção regular da vida e dos planos que acontecem em um mundo que não funciona como Deus o projetou para operar.

“O sofrimento tira os verdadeiros pensamentos, atitudes, 
suposições e desejos do seu coração.”

Eu não fui escolhido; Deus não se esqueceu de mim ou virou as costas. Eu não estava sendo punido por minhas escolhas e não estava recebendo as conseqüências esperadas por decisões ruins. Minha história é sobre as coisas comuns que acontecem a todos nós, porque vivemos em um mundo que foi dramaticamente danificado pelo pecado. Neste mundo vivem doenças e doenças, e nossos corpos quebram ou não funcionam adequadamente. Neste mundo, a dor, às vezes crônica e às vezes aguda, nos assalta e torna a vida praticamente inabitável. Vivemos em um mundo arruinado onde as pessoas morrem, a comida decai, as guerras se enfurecem, os governos são corruptos, as pessoas tomam o que não é deles e infligem violência uns aos outros, os cônjuges agem com ódio uns para os outros, as crianças são abusadas em vez de protegidas, morrem de fome ou morrem repentinamente de doenças, confusões sexuais e de gênero,

Você terá problemas

A Bíblia não esconde nada. Em cada testamento, nos informa e nos adverte sobre a natureza do mundo, que é o endereço onde todos vivemos. Quer seja uma narrativa dramática da vida, ou uma doutrina que informe, ou um princípio de sabedoria sobre como viver bem, a Escritura trabalha para nos preparar, não para vivermos com medo, mas estaremos prontos para as coisas que todos nós cara. Deus nos dá tudo o que precisamos para que possamos viver com expectativas realistas e para que os momentos de dificuldade não sejam cheios de choque, medo e pânico, mas experimentados com fé, tranquilidade e escolhas confiantes.

Embora eu tivesse a teologia correta, de alguma forma, no nível da rua, minhas expectativas eram irrealistas, e expectativas irreais sempre tornam o sofrimento mais difícil. Meu ponto é que eu sou um exemplo vivo da verdade de que você e eu nunca sofremos apenas aquilo que estamos sofrendo, mas também sofremos da maneira que estamos sofrendo. Cada um de nós traz para o sofrimento coisas que moldam o modo como sofremos. Todos nós sofremos, mas não sofremos da mesma forma, porque o nosso sofrimento é moldado pelo que carregamos nas dificuldades que surgem em nosso caminho.

O que moldará seu sofrimento?

Aqui está o que é tão importante entender: o seu sofrimento é mais poderosamente moldado pelo que está no seu coração do que pelo que está no seu corpo ou no mundo ao seu redor. Agora, não entenda mal o que estou dizendo. Meu sofrimento era real, a disfunção em meu corpo era real, o dano aos meus rins era real, a dor que passei era terrivelmente real, e a fraqueza que é agora minha vida normal é real. Mas o modo como vivenciei todas essas duras realidades foi moldado pelos pensamentos, desejos, sonhos, expectativas, ânsias, medos e suposições do meu coração. O mesmo é verdade para você. Suas respostas às situações de sua vida, sejam físicas, relacionais ou circunstanciais, são sempre mais determinadas pelo que está dentro de você (seu coração) do que pelas coisas que você está enfrentando. É por isso que as pessoas têm respostas drasticamente diferentes para as mesmas situações de dificuldade. É por isso que o escritor de Provérbios diz:

Mantenha seu coração com toda a vigilância,
para que flua as fontes da vida. (Provérbios 4:23)

Como um fluxo, suas atitudes, escolhas, reações, decisões e respostas para o que você está enfrentando fluem do seu coração. O coração é o centro da sua personalidade. O coração é o seu núcleo causal, como o solo seco absorve o líquido de um córrego. O sofrimento tira os verdadeiros pensamentos, atitudes, suposições e desejos do seu coração.

É verdade que nunca chegamos de mãos vazias a qualquer experiência. E certamente sempre arrastamos algo para o sofrimento que entra em nossa porta. E se você? O que você está carregando que tem o poder de causar problemas para você? O que tem o poder de permitir que você esqueça que, não importa que coisa dolorosa esteja sofrendo, como filho de Deus, é impossível suportar tudo sozinho? Aquele que criou este mundo e o governa com sabedoria, retidão e amor está em você, com você e para você, e nada tem o poder de separar você de seu amor.

Este artigo foi adaptado de Sofrimento: Esperança do Evangelho quando a vida não faz sentido por Paul David Tripp.



Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas