Reprovando a conduta pecaminosa

"Toda a Escritura é ... proveitosa para ... repreensão" (2Tm 3:16).


As pessoas que não estão interessadas em viver santo evitarão ser expostas a sã doutrina.
Paulo instruiu Timóteo a "pregar a palavra; esteja pronto na época e fora de tempo; repreenda, repreenda, exorta com grande paciência e instrução" (2Tm 4: 2). Ele sabia que chegaria a hora em que muitas pessoas rejeitariam a sã doutrina, e "querer que suas orelhas fizessem cócegas, acumulariam para si mesmos mestres de acordo com seus próprios desejos; e (...) afastariam seus ouvidos da verdade, e se desviará para os mitos "(vv. 3-4).
Isso é certamente verdade em nossos dias. Muitos que professam amar a Cristo parecem intolerantes à Sua Palavra. Muitas vezes, eles caem em complacência espiritual e cercam-se de professores que lhes dizem exatamente o que querem ouvir. Se eles não conseguem encontrar uma mensagem confortável, eles vão de igreja em igreja ou simplesmente a abandonam completamente.
Tais pessoas trocaram convicção por consolo, e precisam se examinar para ver se são crentes genuínos (2 Co 13: 5). Sua atitude para com a Palavra está em contraste com aqueles que verdadeiramente amam a Cristo e vêm à Palavra com um desejo sincero de aprender suas verdades e viver de acordo com ela.
Mas até os verdadeiros crentes podem cair na armadilha da negligência e do compromisso. Talvez você tenha percebido como cristãos pecadores muitas vezes tentam evitar a exposição à Palavra de Deus. Às vezes, eles param temporariamente de frequentar a igreja ou os estudos bíblicos. Eles também tentam evitar outros crentes - especialmente aqueles que os responsabilizam pelo que sabem ser verdade.
Mas, como qualquer pai amoroso, Deus não permitirá que Seus filhos permaneçam em pecado por muito tempo sem discipliná-los (Hb 12: 5-11). Mais cedo ou mais tarde eles devem se arrepender e se reconciliar com ele.
Um elemento importante na reconciliação de cristãos pecadores com Deus é a oração fiel de outros crentes. Deus pode escolher usá-lo dessa maneira, então esteja sempre pronto para orar e ansioso para restaurar os outros em um espírito de gentileza (Gálatas 6: 1).
Sugestões de Oração
Você conhece um cristão desobediente à Palavra de Deus? Se for assim, peça a Deus para levá-lo ao arrependimento. Assegure a pessoa de suas orações e preocupações, e esteja disponível para ser mais usado no processo de restauração, se o Senhor quiser.
Para estudo adicional
O que Mateus 18: 15-20 diz sobre como confrontar um cristão pecador?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas