TREINANDO A RETIDÃO

"Toda a Escritura é ... proveitosa para (...) educação na justiça" (2Tm 3:16).

A Palavra de Deus nutre sua vida espiritual.
Concluímos nosso estudo do caráter e dos benefícios da Palavra de Deus concentrando-nos no benefício que une todos os outros: treinando em retidão. Tudo o que a Palavra realiza em você através do ensino, repreensão e correção tem como objetivo aumentar a sua justiça, para que você "esteja completamente preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:17, NVI).
"Treinamento" refere-se a treinar ou educar uma criança. O Novo Testamento também usa o termo para falar de castigo, que é outro elemento importante tanto na educação infantil quanto no crescimento espiritual (Hb 12: 5-11). A idéia é que desde a infância espiritual até a maturidade, a Escritura treina e educa os crentes na vida piedosa.
A Escritura é o seu alimento espiritual. Jesus disse: "O homem não viverá somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4: 4). Pedro nos exortou a sermos como recém-nascidos, ansiando "pelo puro leite da palavra, para que [cresça] em respeito à salvação" (1 Pedro 2: 2).
Você deve desejar a Palavra como um bebê deseja leite. Mas Pedro prefaciou essa afirmação com uma exortação para "deixar de lado toda a malícia e toda a astúcia e hipocrisia e inveja e toda difamação" (v. 1). Esse é o pré-requisito. Tiago ensinou o mesmo princípio: "Pondo de lado toda a imundícia e tudo o que resta da iniqüidade, receba em humildade a palavra" (Tiago 1:21). Tentar banquetear-se com as Escrituras sem confessar seu pecado é como tentar comer uma refeição usando um focinho.
Ou a Palavra te afastará do pecado ou o pecado te afastará da Palavra. Lide imediatamente com o pecado para não estragar seu apetite pela Palavra de Deus. E mesmo que você conheça bem a Bíblia, seja regularmente renovado por seu poder e lembrado de suas verdades. Essa é a chave para desfrutar da saúde espiritual e da vitória.
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus pelo alimento que Sua Palavra fornece.
  • Busque Sua sabedoria e graça ao lidar com o pecado pessoal. Não ignore isso, pois isso diminuirá seu desejo pela verdade bíblica.
Para estudo adicional
Leia Filipenses 3: 1 e 2 Pedro 1: 12-15.
  • O que Paulo e Pedro disseram sobre a importância de serem lembrados das verdades bíblicas que você já aprendeu?
  • Você segue esse conselho?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas