Dando conselhos piedosos



"Quanto a vós, meus irmãos, eu também estou convencido de que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, e capazes também de admoestar uns aos outros" ( Rom. 15:14 ).

As Escrituras são a fonte do conselho piedoso.

Nos últimos anos, a questão de quem é competente para aconselhar tornou-se uma questão importante na igreja. Muitos pastores e outros líderes da igreja reduziram seus ministérios de aconselhamento ou os impediram completamente. Eles foram feitos para se sentirem inadequados por não terem treinamento formal em técnicas de aconselhamento psicológico.
Por trás desse movimento, longe do aconselhamento pastoral, está a implicação sutil de que o Espírito Santo e as Escrituras são incapazes de abordar as necessidades mais profundas do coração humano. Alega-se que apenas a psicologia secular dispensada por analistas treinados pode fazer isso.

Mas a verdade é que o coração do homem é "mais enganoso do que todo o resto e está desesperadamente doente; quem pode entendê-lo?" ( Jeremias 17: 9 ) Ninguém. Isso inclui conselheiros humanistas. O versículo 10 diz: "Eu, o Senhor, examino o coração, testo a mente". Só Deus pode entender o coração humano.

Davi orou: "Ó Senhor, tu me perscrutaste e me conheces. Tu sabes quando eu me sento e quando me levanto; Tu compreendes o meu pensamento de longe. Tu escrutinam o meu caminho e o meu deitar, e estão intimamente familiarizados com todos os meus caminhos ... Onde posso ir de Teu Espírito? Ou para onde posso fugir da Tua presença? ( Sl 139: 1-3 , 7 ).

Só Deus sabe o que está no coração de uma pessoa. Somente o Seu Espírito operando através da Sua Palavra pode penetrar nos pensamentos e motivos mais profundos para transformar o coração e renovar a mente ( Hb 4:12 ; Rm 12: 2 ).

Os psicólogos profissionais não são substitutos para pessoas espiritualmente dotadas que conhecem a Palavra, possuem sabedoria divina, estão cheias de bondade e estão disponíveis para ajudar os outros a aplicar a verdade divina em suas vidas ( Rm 15:14 ).

Quando as pessoas pedem conselhos, a melhor coisa que você pode fazer é mostrar a elas o que a Palavra de Deus diz sobre o problema delas e como elas se aplicam à situação delas. Mas você não pode fazer isso a menos que conheça a Palavra e esteja permitindo que ela faça o seu trabalho em você primeiro. Então você estará em posição de aconselhar os outros mais efetivamente.

Sugestões de Oração

Graças a Deus pelo sábio e todo-suficiente conselho de Sua Palavra.
Reafirme seu compromisso de compartilhá-lo em todas as oportunidades.

Para estudo adicional

De acordo com o Salmo 119: 24 , em que o salmista confiava em seu conselho?


From Drawing Near por John MacArthur Copyright © 1993. Usado com permissão da Crossway Books, uma divisão da Good News Publishers, Wheaton, IL 60187, www.crossway.com .

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas