Da boca de Deus



"Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, repreender, para corrigir, para treinar na justiça; para que o homem de Deus seja adequado, equipado para toda boa obra" ( 2 Timóteo 3: 16-17 ).

A Palavra de Deus é inspirada.

Segundo Timóteo 3:16 fala da inspiração da Escritura. "Inspirado" é a tradução de uma palavra grega que literalmente significa "soprado por Deus". Toda palavra da Escritura é da boca de Deus.

Os teólogos falam de inspiração como o misterioso processo pelo qual Deus trabalhou através dos autores das Escrituras para produzir escritos inerrantes e divinamente autoritários. A inspiração é um mistério porque a Escritura não explica especificamente como isso ocorreu. O único vislumbre que temos é de 2 Pedro: "Saiba antes de tudo que nenhuma profecia das Escrituras é uma questão de interpretação própria, pois nenhuma profecia jamais foi feita por um ato da vontade humana, mas homens movidos pelo Santo Espírito falou de Deus "(vv. 20-21).

"Interpretação" fala de origem. Escritura não se originou no nível humano, mas com o Espírito Santo, que se moveu sobre os autores para escrevê-lo (v. 21). "Movido" é a tradução de um termo náutico que descreve os efeitos do vento sobre um navio quando ele sopra contra suas velas e o move através da água. Da mesma forma, o Espírito moveu-se sobre os escritores bíblicos para produzir a Palavra de Deus na linguagem dos homens.

Os autores humanos das Escrituras sabiam que estavam escrevendo a Palavra de Deus e o fizeram com confiança e autoridade. Muitas vezes eles citaram ou aludiram uns aos outros como agentes autorizados da revelação divina (por exemplo, 2 Pedro 3: 15-17 ).

Em um nível pessoal, a inspiração garante que o que a Escritura diz, Deus diz. É o Seu conselho para você, para que você possa estudá-lo e obedecê-lo com plena certeza de que é verdade e nunca o desviará.

Sugestões de Oração

Louvado seja o Senhor por Sua Palavra inspirada.
Reafirme seu compromisso de viver de acordo com seus princípios hoje.

Para estudo adicional

Muitas vezes, o Novo Testamento afirma a inspiração do Antigo Testamento, atribuindo citações do Antigo Testamento ao próprio Deus. Por exemplo, compare estas passagens do Antigo Testamento com suas contrapartes do Novo Testamento: 

Gênesis 2:24 com Mateus 19: 4-5 ; 
Salmo 2: 1 com Atos 4: 24-25 ; 
Isaías 55: 3 com Atos 13:34 ; 
Salmo 16:10com Atos 13:35 ; 
Salmo 95: 7 com Hebreus 3: 7 .

Como você pode responder a alguém que diz que a Bíblia é meramente as palavras de religiosos devotos?


Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas