GANHANDO SABEDORIA VERDADEIRA


"O testemunho do Senhor é certo, 
tornando sábios os simples" 
( Sl 19: 7 ).

A Palavra de Deus transmite sabedoria e conhecimento além do reino da mera compreensão humana.
A caracterização de Davi da Palavra de Deus como "o testemunho do Senhor" ( Sl 19: 7 ) fala de seu papel como testemunho de Deus de quem Ele é e do que Ele requer de nós. Além disso, é uma testemunha "certa". Isso significa que é inabalável, imóvel, inconfundível, confiável e confiável.
Pedro fez o mesmo ponto quando, depois de relatar sua incrível experiência com Cristo no Monte da Transfiguração ( 2 Pedro 1: 16-18 ), ele disse: "mas temos um testemunho mais certo do que isso - a palavra profética" (v 19, tradução literal). O testemunho da Palavra escrita de Deus é uma confirmação mais segura e mais convincente da verdade de Deus do que as experiências apostólicas com o próprio Cristo!
Talvez seja por isso que nosso Senhor impediu os dois discípulos na estrada de Emaús de reconhecê-lo como ele lhes deu uma base bíblica para as coisas que tinham visto e ouvido ( Lucas 24:27 ). Sua fé e pregação deveriam basear-se nas Escrituras, não apenas em suas próprias experiências pessoais - não importa quão profundas ou comoventes essas experiências possam ter sido.
O benefício da Palavra segura de Deus é que ela faz o simples sábio ( Sl 19: 7 ). É preciso pessoas sem discernimento, ignorantes e crédulas e ensina-lhes a verdade profunda de Deus que podem aplicar em suas vidas. Quando o fazem, tornam-se hábeis na arte de viver piedosamente.
Essa foi a alegria do salmista quando escreveu: "Teus mandamentos me fazem mais sábio do que meus inimigos, pois são sempre meus. Tenho mais discernimento do que todos os meus mestres, pois os Teus testemunhos são minha meditação. Eu entendo mais do que os idosos, porque observei os teus preceitos "( Sl 119: 98-100 ).
Aplicando esse princípio aos crentes do Novo Testamento, Paulo orou para que nós fôssemos "cheios do conhecimento da vontade [de Deus] em toda a sabedoria e entendimento espiritual" ( Col. 1: 9 ). Quando isso ocorre, somos capacitados a andar de maneira digna do Senhor e agradá-Lo em todos os aspectos (v. 10). Esse é o resultado da sabedoria divina e a chave para a vida santa.
Sugestões de Oração
Ore para que a sabedoria de Deus aumente e seja abundante em sua vida hoje e todos os dias.
Para estudo adicional
Leia Lucas 24: 13-35 , observando como Jesus ministrou a Palavra aos discípulos na Estrada de Emaús.

From Drawing Near por John MacArthur Copyright © 1993. Usado com permissão da Crossway Books, uma divisão da Good News Publishers, Wheaton, IL 60187, www.crossway.com .
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas