Vivenciando Vitória Espiritual



"Como pode um jovem manter o seu caminho puro? Ao guardá-lo segundo a tua palavra ... Tua palavra que tenho guardado em meu coração, para que eu não peque contra ti" 
( Sl 119: 9 , 11 ).

A Escritura é a fonte da vitória espiritual.

Muitos cristãos lutam contra a derrota espiritual ou com os pecados recorrentes porque não aprenderam a aplicar princípios bíblicos a situações específicas. Talvez eles não conheçam a vontade de Deus porque não amadureceram na Palavra. Ou talvez eles saibam o que Ele espera deles, mas desconsiderem Seu conselho. Em ambos os casos, o resultado é o mesmo.

O próprio Jesus repeliu os ataques de Satanás citando partes específicas das Escrituras que se aplicavam a tentações específicas ( Mt 4: 1-11 ). Ele conhecia a Palavra, acreditava e se recusava a comprometer seus princípios. Ao fazer isso, Ele estabeleceu um padrão para nós seguirmos.

Usando a linguagem metafórica, o apóstolo João enfatizou a prioridade da Palavra quando descreveu três níveis de maturidade espiritual: filhos, rapazes e pais. Em 1 João 2:13 ele diz: "Eu te escrevi, filhos, porque conheceis o Pai". As crianças espirituais ainda não estão maduras em sua fé, mas sabem quem é o Pai Celestial. Eles sabem que pertencem a Deus.

João continua: "Eu escrevi para vocês, rapazes, porque vocês são fortes, e a palavra de Deus permanece em vocês, e vocês superaram o maligno" (v. 14). Os jovens espirituais são saudáveis, vibrantes e agressivos porque a Palavra habita neles - ela encontrou um lar em seus corações. Eles são vitoriosos sobre o maligno porque sua doutrina é sólida e eles cultivaram sabedoria espiritual e discernimento ( Fp 1: 9 ). Eles reconhecem as mentiras de Satanás e as rejeitam.

Primeiro João 2:14 diz: "Eu vos escrevi, pais, porque conheceis Aquele que foi desde o princípio". Pais espirituais têm um relacionamento profundo e maduro com Deus que vem do tempo prolongado na oração e na Palavra.

Qual desses termos melhor descreve você: criança espiritual, jovem ou pai? Que coisas específicas você pode fazer hoje para avançar para uma vida cristã mais madura e vitoriosa?

Sugestões de Oração

Peça a Deus para ajudá-lo a amá-lo mais profundamente e conhecer sua Palavra mais completamente. Aí está a chave para a vitória espiritual.

Para estudo adicional

Memorize Salmos 119: 11 . Recite-o freqüentemente como um lembrete da prioridade de esconder a Palavra de Deus em seu coração.



From Drawing Near por John MacArthur Copyright © 1993. Usado com permissão da Crossway Books, uma divisão da Good News Publishers, Wheaton, IL 60187, www.crossway.com .

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas