A Marca do Verdadeiro Crente


Sessenta e cinco por cento dos americanos se identificam prontamente como cristãos. Mas é uma estatística que falha completamente ao combinar com a realidade. Ninguém argumentaria que a ética e a moralidade cristã dominam uma cultura decadente sob o peso de um pecado desenfreado. O número real de cristãos neste país é obviamente menor do que a pesquisa sugere. Mas quanto menos? Qual o melhor indicador da fé cristã autêntica do que a profissão verbal?
O apóstolo João oferece várias provas decisivas em sua primeira epístola. Dessas, talvez o barômetro mais crítico da fé cristã autêntica seja encontrado no capítulo quatro. Quando ele diz que “o amor é de Deus” ( 1 João 4: 7 ), ele está apontando que Deus é a origem de todo amor verdadeiro. O amor é, portanto, a melhor evidência de que uma pessoa realmente conhece a Deus: “Todo mundo que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus ”( 1 João 4: 7–8 ). Em outras palavras, o amor é a prova de um coração regenerado. Somente os verdadeiros cristãos são capazes de amor genuíno.
Claramente, o tipo de amor de que o apóstolo está falando é uma forma de amor mais alta e pura do que normalmente conhecemos da experiência humana. O amor de que ele fala não flui naturalmente do coração humano. Não é um amor carnal, um amor romântico ou mesmo um amor familiar. É um amor sobrenatural que é peculiar àqueles que conhecem a Deus. É amor de Deus .
De fato, o apóstolo empregou uma palavra grega para "amor" que era altamente incomum na cultura do primeiro século. A palavra era agapē , uma palavra comum até que o Novo Testamento o fez. Quando um pagão típico do primeiro século pensava em amor, agapē não era a palavra que teria vindo à mente. De fato, havia duas outras palavras gregas comuns para amor: phileō , para descrever o amor fraternal, e eros , para descrever tudo, desde o amor romântico à paixão sexual.
Phileō é ocasionalmente usado como sinônimo de agapē , mas geralmente a palavra agapē é usada como um termo mais refinado e elevado. No sentido em que João o usa aqui, agapē é exclusivo para Deus. Ele é a única fonte disso.
O amor pela família, o amor romântico e o amor de bons amigos se enquadram na categoria do que as Escrituras chamam de "afeto natural" ( Romanos 1:31 ; 2 Timóteo 3: 3, KJV ). Mesmo essas expressões de "afeto natural" ou amor humano podem ser maravilhosamente ricas. Eles enchem a vida com cores e alegria. Eles são, no entanto, meros reflexos pálidos da imagem de Deus em Suas criaturas. Seu amor é amor perfeito . É esse amor puro, santo e piedoso que só pode ser conhecido por aqueles que nascem Dele. É o mesmo amor insondável que moveu Deus a enviar "Seu Filho unigênito ao mundo, para que possamos viver por Ele" ( 1 João 4: 9 ).
Donald W. Burdick apresenta três características desse tipo de amor divino:
É espontâneo . Não havia nada de valor nas pessoas amadas que suscitasse tal amor sacrificial. Deus, por Sua própria vontade, depositou Seu amor em nós, apesar de nossa inimizade e pecado. [ Agapē ] é o amor que é iniciado pelo amante porque ele deseja amar, não por causa do valor ou amabilidade da pessoa amada. Ele é doação . [ Agapē ] não está interessado no que pode ganhar, mas no que pode dar. Não está inclinado a satisfazer o amante, mas a ajudar quem ama, custe o que custar. Está ativo . [ Agapē] não é mero sentimento acalentado no coração. Nem são meras palavras, porém eloquentes. Envolve sentimento e pode se expressar em palavras, mas é principalmente uma atitude em relação a outra que move a vontade de agir para ajudar a suprir a necessidade do ente querido. [1]
Todos os verdadeiros crentes têm esse amor, e todos que o têm são verdadeiros crentes.
Esse tipo de amor não pode ser evocado pela vontade humana. É feito nos corações dos crentes pelo próprio Deus. "Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro" ( 1 João 4:19 ). O amor a Deus e o amor aos irmãos são um resultado inevitável do novo nascimento, pelo qual "nos tornamos participantes da natureza divina" ( 2 Pedro 1: 4 ). Assim como é da natureza de Deus amar, o amor é característico de Seus verdadeiros filhos. "O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" ( Romanos 5: 5 ).
O amor de Deus, portanto, é um dos testes mais importantes da realidade da fé.

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas