Luto pelo seu pecado

"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados" (Mt 5: 4).
Quando seus pecados são perdoados, você é uma pessoa feliz!
A tristeza humana está de luto por uma virada trágica ou decepcionante. Nesses momentos, os crentes têm a certeza da graça sustentadora e confortadora de Deus (2 Cor. 1: 3-4). Mas quando Jesus disse: "Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados" (Mat. 5: 4), ele estava se referindo à tristeza divina, que está de luto por seus pecados.
"Luto" em Mateus 5: 4 traduz a palavra grega mais forte usada no Novo Testamento para expressar tristeza. É frequentemente usado no lamento apaixonado expresso pela perda de um ente querido (por exemplo, Marcos 16:10). Davi estava expressando esse tipo de tristeza por seu pecado quando escreveu: "Quando fiquei calado sobre o meu pecado, meu corpo se esvaiu através dos meus gemidos o dia inteiro. Durante dia e noite, Tua mão pesava sobre mim; minha vitalidade foi drenada. como no calor da febre do verão "(Sl. 32: 3-4). Sua dor e desespero o deixaram fisicamente doente.
Naquele momento, Davi não era uma pessoa feliz, mas a bênção que a tristeza de Deus traz não se encontra na própria tristeza, mas na resposta de Deus a ela. Como Paulo disse aos coríntios: "Agora me regozijo, não por teres ficado triste, mas por teres sofrido até o arrependimento ; por teres ficado tristes de acordo com a vontade de Deus... é de acordo com a vontade de Deus produz um arrependimento sem arrependimento, levando à salvação; mas a tristeza do mundo produz a morte "(2 Cor. 7: 9-10, grifo nosso). A tristeza divina é o caminho para o arrependimento e o perdão.
Depois que Davi confessou seu pecado, proclamou com grande alegria: "Quão abençoado é aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto! Quão abençoado é o homem a quem o Senhor não imputa a iniquidade e em cujo espírito não há engano!" (vv. 1-2). Quando você entende que seus pecados são perdoados, você é uma pessoa feliz!
Como você lida com seus pecados? Você nega e tenta escondê-los, ou se lamenta por eles e os confessa (cf. Pro. 28:13)?
Sugestões para oração
Se você permitiu que algum pecado roubasse sua felicidade, não deixe que ela continue por mais um momento. Como Davi, confesse seu pecado e conheça a alegria do perdão.
Para um estudo mais aprofundado
Leia Lucas 15: 11-24. Como o filho pródigo lidou com seu pecado?

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas