Seguindo o Exemplo de Cristo
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles receberão misericórdia" (Mt 5: 7).
Misericórdia é compaixão em ação.
Misericórdia não é um atributo humano. É um presente de Deus para aqueles que O buscam. O Salmo 103: 11 diz: "Como os céus estão elevados sobre a terra, tão grande é a sua misericórdia para com os que o temem" (KJV).
A forma verbal de "misericordioso" aparece muitas vezes nas Escrituras e significa "ter misericórdia", "ajudar os aflitos", "dar ajuda aos miseráveis" ou "resgatar os miseráveis". Em geral, refere-se a qualquer coisa que você faça para beneficiar alguém em necessidade. A forma substantiva é usada apenas duas vezes: aqui em Mateus 5: 7 e em Hebreus 2:17, que diz: "[Cristo] teve que ser feito como Seus irmãos em todas as coisas, para que ele se tornasse um sumo sacerdote misericordioso e fiel. " O próprio Cristo é a fonte e a ilustração da misericórdia.
Cristo modelou a misericórdia em todo o Seu ministério terrestre. Ele curou os enfermos e permitiu que os aleijados andassem. Deu vista aos cegos, ouvindo os surdos e falando aos mudos. Seu amor redentor abarcava pecadores de todos os tipos. Ele chorou com aqueles que estavam tristes e confortou os solitários. Ele abraçou crianças e idosos. Sua misericórdia era compaixão em ação!
Apesar de sua abundante misericórdia, Jesus não recebeu misericórdia de seus inimigos. Eles o odiaram sem causa, o acusaram falsamente, o espancaram, pregaram numa cruz, cuspiram nele e o amaldiçoaram. Mesmo assim, Ele buscou misericórdia por eles, orando: "Pai, perdoa-lhes; porque eles não sabem o que estão fazendo" (Lucas 23:34).
Alguns parafrasearam Mateus 5: 7 para dizer que, se você mostrar misericórdia com os outros, eles mostrarão misericórdia com você. Agora, isso pode acontecer em algumas incidências isoladas, mas neste mundo cansado, esse não costuma ser o caso - como a vida de Jesus demonstra claramente. Muitos cristãos sofreram calúnias, repreensões, ações judiciais e até a morte por seus nobres esforços. Jesus não garantiu tratamento misericordioso dos outros. Sua ênfase foi que Deus mostra misericórdia para com aqueles que mostram misericórdia para com os outros.
Nunca fique relutante em mostrar misericórdia com os outros - mesmo quando eles o entendem mal ou o maltratam. Deus usará sua bondade para Sua glória e recompensará você de acordo.
Sugestões para oração
- Louve a Jesus por estar disposto a sofrer a morte para que você possa receber misericórdia.
- Existe alguém com quem você possa demonstrar misericórdia hoje de alguma maneira tangível?
Para um estudo mais aprofundado
Leia João 5: 1-18.
- Como Cristo demonstrou misericórdia do doente?
- Como os líderes religiosos judeus reagiram?
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.