Mostrando Misericórdia

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles receberão misericórdia" (Mt 5: 7).
Existem muitas maneiras de mostrar misericórdia.
Deus se deleita na misericórdia e, como crente, você tem o privilégio de mostrar misericórdia de várias maneiras. No reino físico, você pode dar dinheiro aos pobres, comida aos famintos ou uma cama aos desabrigados. Deus sempre quis que Seu povo fosse assim. Deuteronômio 15 diz: "Se houver um homem pobre com você ... você não endurecerá seu coração, nem fechará sua mão [dele]; mas você abrirá sua mão livremente para ele, e generosamente o emprestará o suficiente para ele." necessidade em tudo o que lhe falta "(vv. 7-8). Os versículos 12-14 instruem os israelitas que libertam um escravo para suprir as necessidades do escravo. Essa foi a coisa misericordiosa a fazer.
No reino espiritual, você pode mostrar misericórdia com pena dos perdidos. Santo Agostinho disse: "Se eu choro pelo corpo do qual a alma se afastou, como devo chorar pela alma do qual Deus se afastou?" (citado por Thomas Watson em The Beatitudes , p. 144). Lamentamos os mortos, mas lamentamos tanto as almas perdidas? Quando Estêvão estava sendo apedrejado, teve pena de seus assassinos miseráveis, pedindo a Deus que os perdoasse (Atos 7:60). Jesus fez o mesmo (Lucas 23:34). Essa deve ser a nossa atitude também.
Outra maneira de mostrar misericórdia é repreender o pecado. Segundo Timóteo 2: 24-25 diz: "O servo do Senhor não deve ser briguento, mas seja bondoso com todos ... com gentileza, corrigindo aqueles que estão em oposição, se Deus talvez lhes conceda arrependimento, levando ao conhecimento da verdade." É misericordioso e amoroso repreender os pecadores porque lhes dá a chance de se arrependerem e serem perdoados.
A oração também é um ato de misericórdia, assim como a pregação do evangelho. De fato, compartilhar Cristo com alguém é a coisa mais misericordiosa que você pode fazer!
Existem muitas outras maneiras de ser misericordioso, mas espero que elas estimulem seu pensamento e o encorajem a descobrir o maior número possível de maneiras de transmitir a abundante misericórdia que Deus lhe mostrou.
Sugestões para oração
  • Graças a Deus pelas misericórdias que você recebeu de outras pessoas.
  • Aproveite todas as oportunidades para ministrar aos outros.
Para um estudo mais aprofundado
Determine quem recebe misericórdia de acordo com os seguintes versículos: Mateus 6:14; Tito 3: 5-6; Hebreus 4: 14-16; Tiago 2:13; e 1 Pedro 2: 9-10.

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas