Avaliando Sua Justiça
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de retidão, pois serão satisfeitos" (Mt 5: 6).
Seu relacionamento com Deus é a medida de sua justiça.
Justiça significa "estar certo com Deus". Quando você tem fome e sede de retidão, deseja apaixonadamente um relacionamento contínuo e sempre maduro com o próprio Deus.
A justiça começa com a salvação e continua na santificação. Somente depois que você abandonar toda a justiça própria e a fome de salvação, você será purificado do pecado e tornado justo em Cristo. Então você inicia um processo ao longo da vida de se tornar tão justo quanto Cristo - um processo que culminará quando você estiver em Sua presença plenamente glorificado (Rom. 8: 29-30; 1 João 3: 2). Sempre há necessidade de melhoria nesta vida (Filipenses 3: 12-14), mas a satisfação vem em comunhão com Cristo e em crescimento em Sua graça.
Você pode saber se está com fome e sede de justiça fazendo a si mesmo algumas perguntas simples. Primeiro, você está insatisfeito com o seu pecado? A satisfação pessoal é impossível se você estiver ciente de seu pecado e sofrer quando ficar aquém do padrão santo de Deus.
Segundo, as coisas externas satisfazem seus anseios? Um homem faminto não fica satisfeito até comer. Um homem sedento não fica satisfeito até beber. Quando você tem fome e sede de justiça, somente a justiça de Deus pode satisfazê-lo.
Terceiro, você tem apetite pela Palavra de Deus? Pessoas com fome não precisam ser instruídas a comer. É instintivo! A fome espiritual o levará a alimentar-se da Palavra e aprender o que Deus diz sobre o aumento da justiça.
Quarto, você está contente em meio a dificuldades? Uma alma faminta está contente, apesar da dor que passa, porque vê todas as provações como um meio pelo qual Deus está ensinando maior justiça. Se você reage com raiva ou ressentimento quando as coisas dão errado, você está buscando uma felicidade superficial.
Finalmente, sua fome e sede são incondicionais? O jovem rico em Mateus 19 sabia que havia um vazio em sua vida, mas não estava disposto a desistir de seus bens. Sua fome era condicional.
Cristo satisfará plenamente todos os anseios do seu coração, mas você também constantemente desejará mais da Sua justiça. Esse é o paradoxo abençoado de fome e sede de retidão.
Sugestões para oração
Leia o Salmo 112 como um hino de louvor a Deus.
Para um estudo mais aprofundado
Leia os seguintes versículos, observando como Deus satisfaz aqueles que confiam nEle: Salmo 34:10; 107: 9; Isaías 55: 1-3; João 4:14; 6:35.
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.