Princípios do Julgamento de Deus, Parte 2


REVEJA
Em Romanos 2: 1-16, Paulo estabelece a base do julgamento que se aplica a todos. Mais particularmente, ele se concentra na pessoa exteriormente moral e religiosa que não se veria com os réprobos mencionados no capítulo 1. Aprendemos que Deus julga de acordo com conhecimento, verdade, culpa, ações, imparcialidade e motivação.
I. CONHECIMENTO (v. 1)
"Portanto, tu és indesculpável, ó homem, quem quer que julgue; pois onde julga outro, você se condena; porque tu que julgas faz as mesmas coisas."
II VERDADE (vv. 2-3)
A. Julgamento Justo (v. 2)
"Temos certeza de que o julgamento de Deus está de acordo com a verdade contra aqueles que cometem tais coisas."
B. Aplicação pessoal (v. 3)
"Você pensa isso, ó homem, que julga aqueles que fazem essas coisas, e fazem o mesmo, para escapar do juízo de Deus?"
Isso é característico daqueles que dizem ao Senhor que fizeram muitas coisas boas em Seu nome ( Mateus 7:22 ). A alegação deles é apenas uma fachada de aspectos religiosos externos. Jesus dirá a essas pessoas: "Eu nunca te conheci; se afaste de mim" (v. 23). Primeiro Tessalonicenses 5: 3 expressa o mesmo pensamento: "Quando eles disserem: Paz e segurança, então uma repentina destruição os atingirá". Homens e mulheres pensam que estão seguros até que o julgamento de Deus venha como um raio. Então não haverá escapatória. Deus mantém um registro perfeito dos pensamentos, palavras e ações de todo ser humano. Esses são os dados pelos quais Deus dá o veredicto final no julgamento divino.
LIÇÃO
III CULPA (vv. 4-5)
"Desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância e longanimidade, sem saber que a bondade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, depois da tua dureza e coração impenitente, estimaste a ira contra o dia da ira e a revelação do juízo justo. de Deus."
Deus tem sido bom para a humanidade. Ele tem levado as pessoas ao arrependimento, mas elas estão se movendo em direção ao julgamento. Eles estão acumulando um armazém de culpa que os cederá em julgamento.
O Pior Pecado
Todo pecado é finalmente contra Deus, e o crime mais hediondo de todos contra o Seu é rejeitar o que Ele fez. Toda a humanidade é culpada de rejeitar Sua bondade, abusar de Sua misericórdia, ignorar Sua graça, desprezar Seu amor e zombar de Sua bondade.
Matthew Henry disse em seu comentário sobre Romanos 2: 4: "Existe em todo pecado voluntário um desprezo interpretativo da bondade de Deus" (Comentário de Matthew Henry sobre a Bíblia Completa, vol. 6 [NY: Revell, sd]). Sempre que você ou eu pecamos, demonstramos desprezo pela bondade de Deus. O livro de Oséias registra o amor de Deus por Israel rebelde. Em Oséias 11: 1, Deus diz: "Quando Israel era criança, eu o amava". Então ele diz: "Eu os desenhei com cordas de homem, com faixas de amor; e eu era para eles como os que arrancam o jugo em suas mandíbulas, e coloquei comida diante deles ... e meu povo está inclinado. desviar de mim "(vv. 4, 7). Com amor, ternura, graça, bondade e misericórdia, Deus estendeu a mão para atrair Israel a Ele, mas eles se afastaram dele.
A. Bondade de Deus (v. 4)
"Desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância e longanimidade, sem saber que a bondade de Deus te leva ao arrependimento?"
1. A desvalorização de Sua bondade
A palavra grega traduzida como "desprezo" significa "subestimar grosseiramente o valor ou o significado de algo". É uma falha na avaliação do verdadeiro valor. Assim, refere-se a pessoas que tiram partido das riquezas da bondade de Deus. A misericórdia desprezada é o mais negro dos pecados.
Toda pessoa viva na face da terra experimentou pessoalmente a bondade de Deus de várias maneiras. O Senhor faz com que a chuva caia sobre os justos e injustos ( Mt 5:45 ). Ele nos dá comida para comer, fogo para nos aquecer e água para saciar a nossa sede. Ele nos dá um céu azul, um sol quente, grama verde e belas montanhas. Ele nos dá pessoas para amar. De todas as formas, Deus demonstrou Sua bondade.
2. A profundidade de Sua bondade
a) "Bondade" (gr. chr [ma] estot [ma] es) é traduzida como "bondade" no Novo Padrão Americano na lista dos frutos do Espírito ( Gálatas 5:22 ). Fala de todos os benefícios de Deus, de Suas muitas bondades para com a humanidade.
b) "Tolerância" (Gk., anoch [ma] e) é a palavra para trégua, para a cessação de hostilidades, para a retenção de julgamento.
c) "Sofrimento" (Gk., makrothumia) refere-se à paciência. Refere-se a alguém que tem o poder de vingar, mas não o usa. É uma grande característica de Deus. As escrituras estão repletas de referências à paciência de Deus. Ele é paciente com a humanidade porque não quer que ninguém pereça ( 2 Pedro 3: 9 ).
Por longos períodos, Deus é bondoso e nega seu julgamento. Ele é "lento para irar-se e de grande bondade" ( Neh. 9:17 ). Deus não é apenas bom, tolerante e longânimo; Ele exemplifica esses atributos ao seu epítome. Essa grande realidade tem sido referida como graça comum, ou a providência de Deus.
3. A demonstração de Sua bondade
a) Como visto nos salmos
(1) Salmo 52: 1 - "A bondade de Deus dura continuamente".
(2) Salmo 119: 68 - "Tu és bom e fazes o bem."
(3) Salmo 33: 5 - "A terra está cheia da bondade do Senhor".
(4) Salmo 145: 9 - "Suas misericórdias são sobre todas as suas obras".
(5) Salmo 107: 8 - "Oh, que os homens louvam ao Senhor por sua bondade."
b) Como visto no mundo
Infelizmente, a maioria das pessoas não vê Deus como bom. Eles se perguntam como Ele pode permitir que certas coisas aconteçam. Eles não entendem que a bondade de Deus impede que o homem caia sobre mortos sempre que comete um pecado. Por causa da queda do homem, Ele tem todos os motivos para acabar com a raça humana. Somente por causa de Sua bondade, tolerância e longanimidade, somos capazes de respirar novamente. É um caso de misericórdia regozijando-se contra o julgamento ( Tiago 2:13 ).
(1) O passado
Deus foi especialmente bom para Israel. Ele era bom com os pagãos no tempo de Noé. Ele esperou 120 anos para que se arrependessem enquanto Moisés pregava a justiça ( 2 Pedro 2: 5 ). Ele era paciente com as nações ( Atos 14:16 ). Ele ignorou os tempos de sua ignorância ( Atos 17:30 ). Ele era tão paciente que esperou 700 anos antes de julgar Israel e 800 antes de julgar Judá.
(2) O presente
Deus é maravilhosamente paciente conosco hoje, mesmo que as pessoas pecem tão rapidamente. Sua lei divina é pisada. O próprio Deus é abertamente desprezado e seu nome é blasfemado. No entanto, é surpreendente que Ele não atinja as pessoas que fazem isso com Ele.
Por que Deus não mata as pessoas quando elas pecam, como fez com Ananias e Safira? Por que Ele não faz a terra se abrir e nos engolir como Dathan e Abiram? E os apóstatas na cristandade e a tolerância deles por toda forma de mal? Como Ele pode deixar isso continuar? Por que a ira justa do céu não os consome? De fato, Deus "suportou com muita longanimidade os vasos da ira aptos à destruição" ( Rom. 9:22 ).
4. O desígnio de Sua bondade
a) Inspecionado
Se você, como cristão, já pensou que Deus é injusto, revela como é fácil aprender a abusar da bondade de Deus. A bondade de Deus é projetada para levar os homens ao arrependimento ( Rm. 2: 4 ), para nos fazer voltar do pecado para Ele, ansiando por Ele e Sua bondade, e nos agradecer por Ele nos deixar viver apesar de nossos pecados. . Se você perceber o que merece, agradecerá a Deus continuamente que Ele não o derruba. A bondade e a paciência de Deus devem levar-nos a arrepender-nos com corações agradecidos.
b) Rejeitado
Mas os homens desprezam a bondade de Deus. Até os cristãos podem ser culpados desse pecado. Um comentarista disse que quase todo mundo tem uma vaga e indefinida esperança de impunidade e um sentimento de que coisas ruins não podem lhe acontecer. O povo judeu acreditava que estava isento do julgamento de Deus, e essa é a crença de muitas pessoas hoje. Então eles tiram vantagem da bondade e providência de Deus. Eles desfrutam dos prazeres da vida - as maravilhas do amor, filhos, pais, amigos, cônjuge, beleza, diversão e todas as delícias da vida que Deus dá - mas nunca oferecem um pontinho de arrependimento pela negação da glória de Deus .
É uma coisa terrível ser ingrato. Romanos 1:21 condena os pagãos por não glorificarem a Deus e serem ingratos. O poeta e crítico alemão do século XIX, Heinrich Heine, teria dito no leito de morte: "Deus me perdoará. É o ofício dele" (Edmond e Charles Goncourt, Journal, 23 de fevereiro de 1863). Muitos de nós caímos nessa armadilha. Por estarmos tão acostumados à misericórdia, seguimos em frente e pecamos, imaginando que Deus nos perdoará novamente.
B. Julgamento Supremo (v. 5)
"Após a tua dureza e coração impenitente, estimarás a ira contra o dia da ira e a revelação do justo julgamento de Deus."
1. O problema
a) Como as pessoas se vêem
Algumas pessoas não vêem a natureza de Deus como amorosa, boa e gentil. Eles não dizem: "Oh Deus, obrigado por mais um dia de vida. Obrigado pelo parceiro que amo. Obrigado por não tirar minha vida por causa do meu pecado". Eles tomam tudo como garantido, acreditando que estão apenas recebendo o que merecem.
Uma grande doença se desenvolveu no cristianismo evangélico contemporâneo, construído em torno de si. A ênfase na auto-imagem, auto-estima e auto-estima não passa de mundanismo humanista. O egoísmo distorceu o evangelicalismo de uma perspectiva centrada em Deus para uma centrada no homem. A salvação agora é vista do ponto de vista do que pode fazer por nós? Esse é um erro horrível.
b) Como as pessoas vêem Deus
As pessoas costumam ver Deus como injusto. Quando um dos nossos entes queridos morre ou sofre uma doença terrível, o primeiro pensamento é: Isso não é justo. Como você pode fazer isso, Deus? ”Nós tendemos a questionar o amor de Deus e Seus atos.
(1) A perspectiva errada
Como as pessoas podem questionar a bondade de Deus? Ao ver a história da perspectiva errada.
a) esposa de Ló
Ao olharmos para o Antigo Testamento, vemos que Deus transformou a esposa de Ló em uma coluna de sal porque ela olhou novamente para Sodoma e Gomorra ( Gênesis 19:26 ). Na superfície, a ação de Deus parece ser tão arbitrária. As pessoas perguntam: "Que tipo de Deus distribuiria um castigo tão cruel e caprichoso?"
b) Os cananeus
Deus pediu o extermínio de todos os cananeus. Ele até disse: "Feliz será, que toma e atira os teus pequeninos contra as pedras" ( Sal. 137: 9 ). Que tipo de Deus faria isso? Algumas pessoas ficam tão angustiadas que concluem que o Deus do Antigo Testamento é diferente do Deus do Novo.
(c) filhos de Aaron
Arão teve dois filhos: Nadabe e Abiú ( Lev. 10: 1 ). Eles tinham acabado de ser ordenados sacerdotes. Levítico 10: 1-2 diz que depois eles "tomaram um de seus incensários, e puseram fogo nele, e incenderam nele, e ofereceram fogo estranho diante do Senhor, o que ele não lhes ordenou. E saiu fogo do Senhor e os devorou, e eles morreram diante do Senhor. " Você pode imaginar como Aaron se sentiu? Ele pode ter pensado, Deus, eles eram apenas jovens. Eles estavam apenas empolgados com o que estavam fazendo. Você não poderia ter acabado de avisá-los a não serem irreverentes sobre o ministério deles?
(d) O Dilúvio
Como Deus poderia afogar o mundo inteiro? Com certeza parece uma punição cruel e incomum.
(e) Pena de morte
Existem quase trinta e cinco pecados listados no Antigo Testamento para os quais Deus prescreveu a pena de morte. Eles incluem ofensas como: bater ou amaldiçoar os pais, assassinato, seqüestro, homossexualidade, magia, violar o sábado, blasfêmia, profanação, sacrifício de crianças, contato com espiritualistas, divórcio ilegal e falsa profecia.
As pessoas vêem Deus como muito severo. Eles reclamam que Seu castigo é arbitrário e caprichoso. Ele mata uma pessoa, mas deixa outra pessoa viver. Ele nem sempre aplica a pena de morte. Dois jovens cometem um ato tolo, mas morrem por causa disso.
Lord Platt, escrevendo para o Times de Londres sobre a Nova Bíblia em Inglês, disse: "Talvez, agora que ela esteja escrita em uma língua que todos possam entender, o Antigo Testamento seja visto pelo que é, uma crônica obscena da crueldade homem, ou pior, sua crueldade para com a mulher, e do egoísmo e cupidez do homem, apoiados por seu apelo a seu deus; uma história de horror, se é que alguma vez existiu. É de se esperar que finalmente seja proscrita como totalmente inadequado à instrução ética de crianças em idade escolar "(3 de março de 1970; citado por John W. Wenham, A bondade de Deus [Downers Grove, III .: InterVarsity, 1974], pp. 7-8).
Se você olhar o Antigo Testamento da perspectiva do Novo Testamento, ficará confuso. Vivemos sob a bondade, misericórdia e graça de Deus. Vemos Deus como injusto porque comparamos Sua justiça com Sua misericórdia, não Sua misericórdia com Sua lei.
(2) A perspectiva correta
(a) a penalidade original de Deus foi apenas
Não podemos olhar para o Antigo Testamento a partir do Novo Testamento; nós temos que olhar desde o começo. No Jardim do Éden, Deus advertiu claramente o primeiro homem, dizendo: "No dia em que você comer [o fruto proibido] certamente morrerá" ( Gênesis 2:17 ). Romanos 6:23 diz: "O salário do pecado é a morte". Ezequiel 18: 4 diz: "A alma que pecar, essa morrerá". Na criação, todo pecado era uma ofensa capital.
Deus criou o homem livremente por sua própria escolha. Ele fez o homem irradiar Sua imagem e manifestar Sua pessoa. Mas o homem se rebelou. Visto que Deus livremente criou o homem, dando-lhe vida e condições para continuar essa vida, Ele tem todo o direito de recuperar essa vida se o homem escolher violar essas condições. Sempre que pecamos, golpeamos o caráter soberano de Deus e deturpamos Sua imagem e intenção por nós. Se Deus retira o que Ele nos deu livremente porque violamos Suas condições, isso é injusto? Não, porque Ele estabeleceu claramente as condições.
(b) Deus foi misericordioso
Adão e Eva comeram o fruto proibido, mas não morreram. Eles não receberam justiça; eles receberam misericórdia. Mas eles precisavam ser um substituto para Adão e Eva para satisfazer a justiça de Deus, e Jesus Cristo era esse substituto.
Originalmente, todo pecado exigia a morte. Quando a lei mosaica foi instituída, apenas cerca de trinta crimes exigiam a pena de morte. Isso não é um castigo cruel e incomum, mas uma incrível redução na severidade do julgamento de Deus. Originalmente, qualquer pecado exigia a morte, mas Deus o reduziu a pouco mais de trinta anos. Mesmo no caso dessas ofensas, houve momentos em que Deus não decretou Sua justiça, mas poupou a vida dos ofensores. As pessoas deveriam morrer quando cometeram adultério no casamento. Mas como os israelitas eram tão adúlteros, Deus permitiu que se divorciassem como uma alternativa graciosa. O povo também deveria morrer pela idolatria, mas Deus os perdoou muitas vezes. Ele também foi misericordioso quando cometeram fornicação ou assassinato - muitas vezes demonstrou paciência.
Se você comparar o Antigo Testamento com o padrão original de Deus, verá que o Antigo Testamento está cheio de misericórdia. Mas estamos tão acostumados à Sua graça e misericórdia em nos livrarmos do pecado que abusamos da bondade de Deus. Sempre que Ele faz o que é justo, pensamos que Ele é injusto. É assim que estamos confusos e é assim que desprezamos a Sua bondade. Quando Deus matou Ananias e Safira, as pessoas se perguntaram como Deus poderia ser tão cruel. Mas eles deveriam ter se perguntado como alguém na congregação permaneceu vivo. Eles eram todos pecadores.
(c) Deus tem o direito de julgar
Tão facilmente à mercê de Sua misericórdia e abusamos de Sua graça que, se Ele não nos desse exemplos freqüentes de Sua justiça, seríamos muito piores. Portanto, Deus tirará uma vida ou julgará severamente alguém periodicamente para ilustrar o que deve acontecer com aqueles que estão acostumados à Sua misericórdia. Se não tivéssemos exemplos da conseqüência do pecado, continuaríamos alegremente negociando Sua misericórdia.
i) 1 Coríntios 10: 8 , 11-12 - O verso 8 refere-se a pessoas que cometeram fornicação. Deus tirou a vida de 23.000 deles. Os versículos 11 a 12 dizem: "Todas essas coisas lhes aconteceram por exemplo, e foram escritas para nossa advertência, sobre as quais chegaram os fins dos tempos. Portanto, quem pensa que está firme, deve prestar atenção para que não caia". Deus nos dá esses exemplos para nos mostrar o que deve acontecer e para criar uma atitude de ação de graças em nossos corações. Todos os dias devemos agradecer a Deus por ser tão misericordioso por negligenciar nossos pecados. Nunca toleraríamos a insubordinação que Deus tolera.
ii) Lucas 13: 1-5 - "Havia naquela época alguns que lhe contaram [Jesus] sobre os galileus, cujo sangue Pilatos misturara com seus sacrifícios." Aparentemente, alguns judeus galileus foram ao templo oferecer seus sacrifícios. Ao fazê-lo, os homens de Pilatos entraram no templo e os mataram para que o sangue deles realmente se misturasse com o sangue dos sacrifícios. As pessoas ao redor de Jesus não estavam perguntando sobre a crueldade de Pilatos; eles estavam questionando a justiça de Deus por permitir que isso acontecesse.
O texto continua: "Jesus, respondendo, disse-lhes: Suponha que esses galileus fossem pecadores acima de todos os galileus, porque sofreram tais coisas? Eu digo-lhe, não. Mas, se não se arrepender, todos vocês também perecerão" vv. 2-3). Jesus estava dizendo que eles não eram piores do que as pessoas com quem ele estava falando. A questão principal foi o arrependimento. A menos que se arrependessem, eles também morreriam. Os judeus da Galiléia eram exemplos. Eles receberam justiça como uma ilustração do que aconteceria a todos que não se arrependem.
Jesus então deu outro exemplo do mesmo princípio: "Ou aqueles dezoito anos, sobre os quais a torre de Siloé caiu e os matou, pensam que eles eram pecadores acima de todos os homens que habitavam em Jerusalém? Digo-lhe, não. Mas, exceto arrependemo-vos, todos de igual modo perecereis "(vs. 4-5).
A história afirma a bondade de Deus. Alguns Ele designou como exemplos para alertar sobre a justa conseqüência do pecado e nos tornar gratos e arrependidos por não termos recebido.
2. O resultado
Se você se recusar a ser levado ao arrependimento pela bondade de Deus, e se não agradecer a Ele e vir a Cristo, então seu coração duro e não convertido está acumulando ira. Você pode estar evitando o julgamento de Deus agora, mas no dia em que a plenitude da ira for revelada no Grande Trono Branco, o julgamento justo de Deus se abrirá sobre você. Porque Deus é misericordioso, as pessoas pensam que seu futuro é seguro. Em vez de serem levados ao arrependimento porque Deus tem sido tão bondoso com eles como pecadores, eles estão sob a ilusão de que não têm com o que se preocupar. Assim, as pessoas pisam em Sua misericórdia apenas por um dia experimentam a plenitude de Sua ira.
a) O estado do coração
A palavra grega traduzida como "dureza" (skl [ma] erot [ma] es) em Romanos 2: 5 nos dá a palavra em inglês esclerose. Refere-se ao endurecimento de algo, como as artérias (arteriosclerose). O endurecimento das artérias pode levá-lo ao túmulo, mas o endurecimento do coração o levará ao inferno.
Paulo também se referiu ao coração que é "impenitente", que significa "não arrependido", "não convertido" ou "inalterado". Ezequiel disse que os israelitas tinham um coração de pedra ( Ezequiel 3: 7 ; 36:26 ). Jesus também se referiu a pessoas com coração duro ( Mt 19: 8 ; Marcos 3: 5 ; 6:52 ; 8:17 ; João 12:40 ). O escritor de Hebreus exortou sua audiência três vezes a não endurecer seus corações ( Hb 3: 8 , 15 ; 47 ). Aqueles que se tornam frios e indiferentes acumulam ira por si mesmos.
b) A hora do julgamento
Eu acredito que o "dia da ira e revelação do justo julgamento de Deus" ( Rom. 2: 5 ) se refere ao Grande Trono Branco. Apocalipse 20: 11-15 nos diz que o Senhor reunirá todos os mortos iníquos. Eles serão "julgados pelas coisas que foram escritas nos livros, de acordo com suas obras" (v. 12) e serão então lançados para sempre no lago de fogo com o diabo e seus anjos.

CONCLUSÃO
Você pode pisar na misericórdia de Deus agora e receber fúria no futuro, ou pode reconhecer Sua misericórdia pelo que é, ser grato e vir a Deus com um coração arrependido e se voltar para Cristo. Se a bondade de Deus para com você não está levando você ao arrependimento, todo pecado que você comete está enchendo um reservatório da paciência de Deus que é mantida unida por Sua misericórdia. Algum dia ficará cheio demais. Quando a maldita quebra, você será afogado em um dilúvio eterno de seus próprios pecados. Mas você tem uma alternativa. No meio disso, há uma ilha de segurança: a ilha Calvary, onde o Salvador espera por você, vem a Ele.
Focando nos fatos
1. O que pode ser caracterizado como o pior pecado (ver p. 2)?
2. Quando pecamos, pelo que demonstramos desprezo (ver p. 2)?
3. O que as pessoas desprezam sobre Deus ( Rom. 2: 4 ; ver p. 2)?
4. Explique a profundidade da bondade de Deus (ver p. 3).
5. O que a maioria das pessoas no mundo não entende da bondade de Deus (ver p. 4)?
6. Quão paciente foi Deus com Israel (ver p. 4)?
7. Qual é o plano da bondade de Deus (ver p. 5)?
8. No que muitas pessoas hoje acreditam no julgamento de Deus (ver p. 5)?
9. Como as pessoas se vêem em relação à bondade de Deus (ver p. 6)?
10. Do que algumas pessoas acusam Deus de quando algo dá errado na vida (ver p. 6)?
11. Descreva como algumas pessoas vêem Deus com base em Suas ações no Antigo Testamento (ver pp. 6-7).
12. Com o que devemos comparar a misericórdia de Deus (ver p. 8)?
13. O que era verdadeiro de todo pecado no começo (ver p. 8)?
14. O que aconteceu com Adão e Eva quando eles comeram o fruto proibido? O que é significativo nisso (ver p. 9)?
15. O que é significativo sobre o fato de haver apenas cerca de trinta ofensas capitais quando a lei mosaica foi instituída (ver p. 9)?
16. Qual é o propósito de Deus em nos dar exemplos de pessoas que receberam julgamento (ver p. 10)?
17. Qual é o argumento de Jesus em Lucas 13: 2-5 (ver p. 11)?
18. O que as pessoas estão fazendo quando se recusam a ser levadas ao arrependimento pela bondade de Deus ( Rom. 2: 5 )?
19. Como são caracterizados aqueles que rejeitam Deus ( Rm 2: 5 )? Explique (veja a p. 12).

Ponderando os princípios
1. O Salmo 107: 8 diz: "Oh, que os homens louvem ao Senhor por sua bondade." Faça isso agora mesmo. Examine sua vida e identifique os lugares óbvios onde você viu a bondade de Deus trabalhando. Então pense nos muitos tipos diferentes de pecados que você cometeu. Agradeça a Deus por Sua bondade em não lhe dar o que você merece. Por fim, agradeça a Deus por lhe dar de suas riquezas todos os relacionamentos que você tem. Reconheça que tudo que você tem é o resultado da bondade de Deus.
2. Revise o capítulo inteiro. Ao fazer isso, registre os fatos que o ajudariam em uma apresentação do evangelho àqueles que questionam a justiça de Deus ao lidar com a humanidade. Em seguida, prepare um esboço ou uma pequena apresentação dessas verdades. Peça a Deus para orientá-lo em sua preparação. Peça a Ele que use seus esforços para ajudar as pessoas a ver a realidade da bondade de Deus e como isso leva ao arrependimento do pecado.


Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas