O arrependimento de Pedro

“Pedro lembrou-se da palavra que Jesus havia dito: 'Antes que um galo cante, você me negará três vezes'. E saiu e chorou amargamente ”(Mateus 26:75).
Mesmo quando um crente peca muito, Deus está lá para perdoar e restaurar.
A negação de Pedro ao Senhor Jesus foi uma grande tragédia. Mas Pedro já havia dado vários passos em direção à negação antes de proferir uma única palavra que repudiava a Cristo. 
Primeiro, ele presunçosamente se gabava de nunca cair (Mateus 26:33). 
Segundo, Pedro era insubordinado em relação a Jesus e se recusava descaradamente a aceitar a previsão do Senhor de sua deslealdade (v. 35). 
Terceiro, ele não tinha oração no Jardim do Getsêmani (vs. 40-41). 
Quarto, ele tolera e desnecessariamente empunhava a espada para defender Jesus (vs. 51-52). 
Por fim, Pedro se comprometeu e voluntariamente foi a um lugar (o pátio do sumo sacerdote) de perigo espiritual (v. 69), onde sua fé podia ser testada além de sua resistência.
Enquanto Pedro tentava esperar discretamente no pátio do sumo sacerdote, em três ocasiões ele foi confrontado por outros espectadores e acusado de ser um dos seguidores de Jesus. A reação de Pedro mostrou que ele havia perdido todo o senso da realidade e a consciência de Deus. Cada acusação foi um pouco mais incriminadora e provocou uma negação mais veemente de Peter. Após a terceira negação, de acordo com a providência do Senhor, o deslize de Pedro foi interrompido. Um olhar penetrante do próprio Jesus (Lucas 22:61) e sua lembrança da previsão de Jesus de que ele o negaria três vezes foram suficientes para trazer Pedro a si. Como nosso versículo explica, "ele saiu e chorou amargamente".
As lágrimas de Pedro não eram apenas lágrimas de remorso - elas indicaram uma verdadeira tristeza e afastamento do pecado. Não foi até que ele viu o rosto de Cristo e se lembrou de Suas palavras que Pedro compreendeu a seriedade de seu pecado e se arrependeu. Esta é uma lição profunda para você e eu. O próprio pecado de Pedro não fez com que ele se arrependesse; seu perdão e restauração vieram somente quando ele se voltou do pecado para Deus. Após a ressurreição, Jesus afirmou o amor restaurado de Pedro três vezes (João 21: 15-17). Este presente de comunhão restaurada através do perdão gracioso de Deus está disponível para todos os crentes (1 João 1: 7, 9).
Sugestões para oração
Confie seus pensamentos e planos a Deus durante todo o dia, para evitar o tipo de situação comprometedora em que Pedro estava.
Para um estudo mais aprofundado
Leia Salmo 51.
  • Como o trato de Davi com o pecado é paralelo ao que vimos quando Pedro voltou aos seus sentidos?
  • Que versículos deste salmo são especialmente úteis para ver esse paralelo?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas