Princípios do Julgamento de Deus, Parte 3


INTRODUÇÃO
Hebreus 9:27 diz: "É designado que os homens morram uma vez, mas depois disso o julgamento". A história humana se move inexoravelmente e inevitavelmente em direção a uma sentença final. O escritor de Hebreus advertiu "de julgamento e indignação ardente, que devorará os adversários [de Deus]" (10:27). Ele também disse: "A vingança pertence a mim, eu retribuirei, diz o Senhor. E novamente, o Senhor julgará o seu povo. É uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo" (10: 30-31) . Deus julgará toda a humanidade. Ao longo das Escrituras, Ele nos alertou sobre esse julgamento.
Uma questão de grande importância agora nos enfrenta. Como todas as pessoas enfrentarão o julgamento de Deus, qual deve ser o padrão para esse julgamento? Em que base alguns serão condenados e enviados para o inferno para sempre? E com que base alguns serão enviados para o céu para sempre?

REVEJA
O apóstolo Paulo dá a base do julgamento de Deus em Romanos 2: 1-16 . Ali descobrimos que Deus julga com base no conhecimento, verdade, culpa, ações, imparcialidade e motivos.
Romanos 2 não pode ser isolado do resto do livro de Romanos; deve ser visto como parte de uma figura maior na qual Paulo apresenta o evangelho de Jesus Cristo. A palavra grega traduzida como "evangelho" significa essencialmente "boas novas". Mas antes que se possa ouvir as boas novas, ele deve conhecer as más. Assim, em Romanos 1:18 [pt] 3:20 as notícias são todas ruins: o homem é pecador e imoral. Mesmo em seu ponto ético mais alto, ele fica aquém do padrão de Deus. Romanos 3: 19-20 diz: "Sabemos que tudo o que diz a lei diz aos que estão debaixo da lei, que toda boca pode ser fechada, e todo o mundo se tornar culpado diante de Deus. Portanto, pelas obras da lei nenhuma carne será justificada aos seus olhos; porque pela lei está o conhecimento do pecado. "[pt] 3:20 é uma montagem para o restante do livro de Romanos. A partir de Romanos 3:21, Paulo descreve como Cristo salva o homem de sua perdição.
Romanos 1: 18-32 é basicamente uma condenação de homens imorais. O capítulo 2 enfoca homens moralmente religiosos, religiosos e auto-justos. Mas ambos os tipos acabam na mesma categoria: são condenados.
I. CONHECIMENTO (v. 1)
"Portanto, tu és indesculpável, ó homem, quem quer que julgue; pois onde julga outro, você se condena; porque tu que julgas faz as mesmas coisas."
II VERDADE (vv. 2-3)
"Temos certeza de que o juízo de Deus está de acordo com a verdade contra aqueles que cometem tais coisas. E tu pensas isto, ó homem, que julga aqueles que fazem tais coisas, e fazem o mesmo, para escapar do juízo de Deus? "
III CULPA (vv. 4-5)
"Desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância e longanimidade, sem saber que a bondade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, depois da tua dureza e coração impenitente, estima até a ira contra o dia da ira e a revelação do julgamento justo de Deus." Deus."
LIÇÃO
IV AÇÕES (vv. 6-10)
"Quem prestará a cada um segundo as suas obras: àqueles que, com paciente paciência, buscam glória, honra e imortalidade, vida eterna; mas àqueles que são contenciosos e não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça indignação e ira, tribulação e angústia, sobre toda alma do homem que pratica o mal, primeiro do judeu e também do grego; mas glória, honra e paz para todo homem que pratica o bem, primeiro para o judeu, e também para o grego ".
A. O Princípio (v. 6)
1. O papel das obras
Apocalipse 20: 12-13 nos informa duas vezes que Deus julgará os homens de acordo com suas obras. Essa verdade básica é reiterada em Romanos 2: 6 . Não é um conceito novo - é afirmado nas Escrituras.
a) No Antigo Testamento
(1) Jeremias 17:10 - "Eu, o Senhor, sigo o coração, provo a consciência, para dar a cada um segundo o seu caminho, e de acordo com o fruto de suas ações".
(2) Isaías 3: 10-11 - "Diga aos justos que lhes será bom; porque eles comerão o fruto de suas ações. Ai dos ímpios! Os enfermos ficarão doentes com ele; pela recompensa das suas mãos lhe será dado. "
b) No Novo Testamento
(1) Mateus 16:27 - "O Filho do homem virá na glória de seu Pai com seus anjos, e então ele recompensará todos os homens de acordo com suas obras".
(2) 1 Coríntios 3: 8 , 12-15 - "Todo homem receberá sua própria recompensa de acordo com seu próprio trabalho. ... Se alguém edificar sobre este fundamento ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, restolho - toda obra de homem será manifestada; porque o dia a declarará, porque será revelada pelo fogo; e o fogo testará a obra de todo homem, de que tipo é. Se a obra de alguém permanecer, sobre a qual ele foi edificado, ele receberá uma recompensa. Se a obra de alguém for queimada, ele sofrerá perdas; mas ele próprio será salvo, ainda que pelo fogo. "
(3) 2 Coríntios 5:10 - "Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que todos possam receber as coisas feitas em seu corpo, de acordo com o que ele fez, seja bom ou ruim."
(4) Gálatas 6: 7-9 - "Não se engane, Deus não se zomba, porque o que o homem semeia, isso também ceifará. Pois quem semeia na sua carne, a carne ceifará a corrupção; semeia para o Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem; pois, no devido tempo, colheremos, se não desmaiarmos. "
(5) Romanos 14:12 - "Todos nós devemos prestar contas a Deus".
Deus não nos julga com base em nossa profissão de fé. Ele não julga o judeu com base em sua herança abraâmica. Ele não o julga com base na sua identificação com uma igreja. Antes, ele julga as pessoas pelo produto de suas vidas. A vida de uma pessoa manifesta obediência a Deus? O padrão de vida de alguém é um índice infalível de caráter. Ao se referir aos falsos mestres, Jesus disse: "Por seus frutos os conhecereis" ( Mt 7:16 ).
2. As classes de pessoas
Meu avô costumava dizer que existem duas classes de pessoas no mundo: os santos e os cotovelos! Existem apenas duas classes de pessoas no mundo: aqueles que obedecem a Deus e aqueles que não. Nenhum de nós obedece perfeitamente a Deus. Mas existem algumas pessoas no mundo que não O obedecem, enquanto outras tentam obedecê-Lo. Todo homem enfrenta um juiz imparcial que possui um registro abrangente de seus atos. Esse registro determinará seu destino eterno.
Lembro-me de ler sobre um esforço de publicação relativamente novo em livros infantis. Através da impressão em computador, uma empresa projetou uma série de livros de histórias que podem apresentar seu filho. Tudo que você precisa fazer é enviar o nome do seu filho, o nome dos amigos dele, a escola dele, o nome do professor e algo sobre o que ele gosta e o que não gosta. Com essas informações, uma história será escrita com seu filho como personagem principal. Agora isso é um conto de fadas, mas Deus tem um livro sobre a vida de todos que é verdadeiro.
3. Os fatos sobre a salvação
a) É dado por Deus
Alguns podem me acusar de ensinar salvação pelas obras. Mas eu não ensino isso porque a Bíblia não.
(1) Salmo 115: 1 - "Não a nós, ó Senhor, não a nós, mas ao teu nome, glorifica-te, por tua misericórdia."
(2) Isaías 48:11 - Deus disse: "Por amor de mim, e por mim mesmo, farei isso; porque como meu nome deve ser poluído? E não darei minha glória a outro." Deus promete cumprir Suas próprias promessas e não passará essa responsabilidade a mais ninguém. Para manter a glória para Si mesmo em Sua graça salvadora, não pode haver salvação pelas próprias obras do homem.
(3) Jeremias 31: 31-34- "Vem o dia, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não conforme a aliança que fiz com seus pais no dia em que os cumpri. a mão para tirá-los da terra do Egito, que meu pacto quebrou, embora eu fosse marido para eles, diz o Senhor, mas este será o pacto que farei com a casa de Israel. dias, diz o Senhor, porei a minha lei nas suas partes interiores, e a escreverei nos seus corações, e será o seu Deus, e eles serão o meu povo, e não ensinarão mais todo homem ao seu próximo, e todo homem seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles, diz o Senhor; pois perdoarei a sua iniqüidade e não mais lembrarei do seu pecado. "A Nova Aliança é uma aliança de misericórdia e graça estendida a pessoas indignas.
(4) 1 Timóteo 1: 15-16 - Paulo disse: "Este é um ditado fiel e digno de toda a aceitação de que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores, dos quais eu sou o chefe. misericórdia obtida. "
(5) Efésios 2: 8-9 - "Pela graça sois salvos pela fé, e isso não vem de vós; é dom de Deus; não é das obras, para que ninguém se glorie."
b) É confirmado por obras
Seremos julgados por nossas obras, mas não podemos ser salvos por nossas obras. Então, como os trabalhos se encaixam? Embora não possamos ser salvos por eles, as obras são uma parte importante de nossa vida.
(1) Filipenses 2: 12-13 - Paulo disse: "Meu amado, como sempre obedeceste, não apenas na minha presença, mas agora muito mais na minha ausência, trabalhe sua própria salvação com medo e tremor. é Deus que trabalha em você tanto para desejar quanto para fazer o bem dele. "
(2) Efésios 2:10 - "Nós somos sua obra, criada em Cristo Jesus para boas obras, que Deus antes ordenou que andássemos nelas".
Não podemos ser salvos pelas obras, mas fomos salvos para fazer boas obras. Portanto, quando Deus julga, Ele examinará as obras de um homem para determinar se a salvação realmente ocorreu. As obras de um incrédulo revelam sua incredulidade. Eles revelarão a ausência de Deus em sua vida, porque todas as suas obras serão injustas. Mesmo quando ele tenta ser justo, suas obras se tornam trapos imundos ( Isaías 64: 6 ). O crente, no entanto, pela fé recebeu o poder de Deus para produzir obras justas. Sua salvação será claramente indicada por eles.
Deus olha as obras de uma pessoa. Se ele vê manifestações de justiça, sabe que a pessoa é regenerada. Se Ele não vê tal manifestação de justiça, sabe que a pessoa não é regenerada. Portanto, o julgamento final de Deus pode ser prestado com base em obras.
Entenda que Paulo não está se referindo à salvação em Romanos 2: 6 , portanto, não fique confuso. Ele não menciona o tópico da salvação novamente até Romanos 3:21 . Nesse ponto, ele está lidando com um dos elementos do julgamento.
Que implicações a verdade que Deus nos julga por nossas obras tem para você? Se não há nada em sua vida para indicar justiça, então a justiça não está presente em sua vida. Paulo disse: "Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criação; as coisas antigas passaram; eis que todas as coisas se tornaram novas" ( 2 Cor. 5:17 ). Sem manifestação de uma nova criação, não pode haver salvação. Pode haver períodos em que andamos em desobediência, mas uma vida estéril de atos justos não pode reivindicar ser redimida. Jesus disse: "Quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha-se pelo exterior" ( Mt 12:30 ).
B. Os grupos (vv. 7-10)
1. Aqueles que recebem a vida eterna (vv. 7, 10)
a) Sua busca ativa (v. 7)
"Para aqueles que, pela paciente continuidade do bem-estar, buscam glória, honra e imortalidade, vida eterna".
(1) "glória"
O objetivo mais alto e mais maravilhoso de qualquer crente é a glória. Ele procura glorificar a Deus no presente e alcançar a glória de Deus no futuro. Ele procura seguir 1 Coríntios 10:31 , que diz: "Tudo o que fizer, faça tudo para a glória de Deus". Dar glória a Deus basicamente significa manifestar Sua essência ou natureza. O crente procura ser um veículo através do qual a glória de Deus possa se manifestar.
Alguém que não tem o desejo de glorificar a Deus não pode ser cristão porque o desejo básico de um verdadeiro crente é glorificar a Deus. Nós olhamos para aquele dia futuro em que veremos Jesus Cristo e seremos transformados à Sua imagem, irradiando Sua maravilhosa glória por toda a eternidade ( 1 João 3: 1-2 ). O objetivo de um verdadeiro cristão é refletir a glória de Deus. Como resultado, sua vida manifestará um padrão justo.
(2) "honra"
Em certo sentido, a honra é o resultado da glória. Quem reflete a glória de Deus recebe honra divina. Como cristãos, nosso desejo deve ser agradar a Deus e ouvi-lo dizer: "Muito bem, servo bom e fiel". Ao procurar manifestar a glória de Deus, procure também que Deus honre e recompense sua fidelidade.
(3) "imortalidade"
Por fim, buscamos a imortalidade (incorrupção). A glória e honra que buscamos se tornarão realidade quando nos tornarmos como Jesus Cristo na ressurreição.
Um crente tem uma perspectiva celestial. O verdadeiro objetivo do santo é viver para o que é eterno. Como Colossenses 3: 2 diz: "Coloque suas afeições nas coisas acima".
Basicamente a vida eterna é a vida de Deus na alma do homem para sempre. Primeiro João 5:20 diz: "[Jesus Cristo] é o Deus verdadeiro e a vida eterna". Possuir a vida eterna significa ter Jesus Cristo vivendo em você. Paulo disse: "Eu vivo; mas não eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé do Filho de Deus" ( Gálatas 2:20 ).
A vida eterna não é uma quantidade de vida, mas uma qualidade de vida. A vida de Deus na alma do homem sempre produzirá um padrão justo. Se você é cristão e sua vida atualmente é caracterizada pela injustiça, você está lutando contra a própria natureza que Deus criou em você na salvação. É como prender a respiração - é muito mais difícil do que respirar. Uma vez que Cristo venha a viver em você, a vida de Deus deve começar a dominar. Mas nós lutamos e resistimos a isso em nossa pecaminosidade humana.
O comentarista John Murray disse: "Obras sem aspiração redentora são obras mortas. Aspiração sem boas obras é presunção" (A Epístola aos Romanos [Grand Rapids: Eerdmans, 1959], p. 64). As pessoas cujo objetivo é o céu serão julgadas pela vida que Deus produziu nelas. Desde os tempos de Adão, um verdadeiro crente procurará pacientemente fazer o que é certo.
b) Eles realmente o recebem (v. 10)
"Glória, honra e paz, a todo homem que pratica o bem, primeiro ao judeu e também ao grego."
Tudo o que buscamos, recebemos. Nós buscamos a glória; Deus dá glória. Buscamos honra; Ele dá honra. E quando buscamos a imortalidade, Ele dá paz - pois quando entrarmos na santidade eterna na presença de Deus, a batalha com a nossa corrupção terminará e o resultado será a paz eterna.
(1) A prova
Quando Deus envia os justos ao Seu céu eterno e os injustos ao inferno eterno, aqueles que entram no céu eterno buscarão glória, honra e imortalidade. Paulo não disse que eles merecem, mas eles terão aspirações pelo que é divino e divino. Eles receberão a glória, honra e paz da vida eterna porque fizeram o bem. Se nenhuma dessas boas obras é visível, a alegada salvação da pessoa obviamente não era genuína. Seremos recompensados ​​por nossos atos, porque eles são a prova da justiça dentro de nós.
(2) Os destinatários
A recompensa se aplica primeiro aos judeus e também aos gentios. Deus dará bênção celestial e eterna a ambos. O povo judeu pensava que o gentio seria excluído das bênçãos de Deus. Embora isso não seja verdade, os judeus foram os primeiros a priorizar a aliança e a cronologia desde que Cristo veio a eles primeiro, para que os crentes judeus fossem recompensados ​​primeiro.
Juntamente com sua prioridade na salvação, o povo judeu também tem a prioridade no julgamento. A condenação será mais severa para a pessoa judia que rejeita a verdade de Deus. Amós 3: 2 diz: "Você [Israel] só conheci todas as famílias da terra; portanto, eu o punirei por todas as suas iniqüidades". O castigo de Israel será mais severo por causa da intimidade que eles tinham com Deus. Não há isenção de julgamento para judeus ou gentios, nem isenção para o homem moral e religioso.
2. Aqueles que recebem a ira (vv. 8-9)
"Àqueles que são contenciosos e não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça, indignação e ira, tribulação e angústia, sobre toda alma de homem que pratica o mal, primeiro do judeu e também do grego".
a) A rejeição do incrédulo (v. 8a)
(1) Eles são controversos
A palavra grega traduzida como "contenciosa" (erithia) provavelmente foi derivada do verbo que significa "agir como mercenário" ou "trabalhar por dinheiro". Aqui se refere àqueles com ambições egoístas e mercenárias. Uma pessoa injusta é envolvida no que lhe agrada. Segundo Timóteo 3: 2 diz que os homens serão amantes de si mesmos. Esse é o problema básico do homem não regenerado. Segundo Coríntios 5:15 diz que o Senhor "morreu por todos, para que aqueles que vivem não vivam a partir de agora para si mesmos". Cuidar apenas de si mesmo leva a uma atitude controversa em relação ao Senhor.
(2) Eles não obedecem à verdade
Quando uma pessoa é egoísta, ela resistirá ao que Deus diz. Embora Deus fale a verdade, o homem não regenerado não está interessado no que Deus diz ou quer. Ele quer apenas o que ele quer. O homem se rebela contra Deus e briga com Ele - um reflexo do egoísmo do pecado.
(3) Eles obedecem à injustiça
Nenhum homem vive no vácuo - ele faz o certo ou o errado. Da rebelião vem a desobediência e depois um terrível pecado.
O caminho para o inferno é simplesmente definido: um espírito de antagonismo em relação ao senhorio de Jesus Cristo. Portanto, o caminho para o céu deve ser o oposto: uma atitude de submissão ao senhorio de Cristo. Deus quer que você busque glória, honra e imortalidade. Embora não possamos alcançar todas essas coisas nesta vida, devemos ter um coração que busca. E quando falhamos, deve haver uma atitude de fragilidade. A vida eterna pertence àqueles que mostram a obra de Deus em seus corações, vivendo em obediência ao senhorio de Cristo. Aqueles que se recusam a fazê-lo não são regenerados e experimentarão a ira de Deus.
b) A reação de Deus (vv. 8b-9)
O pecado é basicamente um ataque a Deus e precipita uma reação santa.
(1) "Indignação"
A raiz da palavra grega traduzida por "indignação" significa "apressar-se", "ter pressa" ou "respirar violentamente". Foi usado desde Homero ao longo dos séculos para se referir à raiva que cresce dentro do homem. Foi usado para descrever o desejo do faraó de matar Moisés ( Hebreus 11:27 ), a fúria de uma multidão enfurecida que queria jogar Jesus de um penhasco ( Lucas 4:28 ) e um tumulto em Éfeso ( Atos 19:28 ) . A indignação de Deus explodirá como um fogo consumidor contra aqueles que se opõem ao senhorio de Cristo.
(2) "ira"
Este é outro termo para raiva. Fala de atingir um tom de fúria. Nesse ponto, a misericórdia e a graça terminaram. A tolerância de Deus termina em uma raiva final furiosa e inchada.
(3) "tribulação"
A palavra grega (thlipsis) fala de pressionar alguma coisa. Em Atos 11:19 , refere-se à perseguição esmagadora sofrida pela igreja primitiva. É usado nas lutas dos santos ( Rom. 12:12 ), na perseguição de Paulo que quase levou à sua morte ( 2 Cor. 1: 8 ) e nos sofrimentos de Cristo ( Colossenses 1:24 ). Refere-se à aflição que resulta em sofrimento pessoal.
(4) "Angústia"
A palavra grega traduzida como "angústia" significa "estreita" - referindo-se à estreiteza ou confinamento de um lugar. Pense da seguinte maneira: Deus ficará zangado. Sua fúria chegará a um ponto febril. O resultado será uma aflição em um local estreito. Não consigo pensar em uma definição melhor de inferno do que isso. Esse confinamento produz desconforto inimaginável.
O Novo Testamento descreve o inferno como um castigo eterno ( Mateus 25:46 ), um fogo eterno ( Mateus 25:41 ), uma fornalha de fogo ( Mateus 13:42 , 50 ), um lago de fogo ( Ap. 20 : 15 ), fogo e enxofre ( Apocalipse 14:10 ), um fogo inextinguível ( Mateus 3:12 ) e um lugar de sofrimento ( Mateus 10:28 ). Esse será o local de descanso final para todos cujo padrão de vida é continuamente mau.
Deus julga de acordo com ações, assim como julga de acordo com culpa, verdade e conhecimento. A verdadeira justiça produz verdadeiras boas ações. A injustiça, por mais religiosa que seja, produzirá apenas más ações. E Deus julgará todos igualmente. Haverá equidade absoluta no julgamento final.
Como posso produzir boas obras?
Agora que você sabe que aqueles que evitarão o julgamento eterno de Deus produzirão obras justas, como você faz isso? Romanos 3 diz: "A justiça de Deus à parte da lei é manifestada ... mesmo a justiça de Deus que é pela fé [em] Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem ... sendo justificados livremente por sua graça através de a redenção que está em Cristo Jesus "(vv. 21-24).
A única maneira de produzir ações justas é possuir a justiça de Cristo. A única maneira de possuir a justiça de Cristo é ter fé em Sua obra redentora. Você acredita que Ele morreu por seus pecados? Você acredita que Ele ressuscitou por sua justificação? Você acredita que Ele está vivo, mesmo agora, intercedendo por você? Você acredita que Ele voltará em breve para concluir o plano redentor? Se você acredita em tudo isso e recebe a Cristo em sua vida, Ele permitirá que você produza ações justas. Quando o dia do julgamento ocorrer, Deus verá sua vida justa e saberá que isso poderia ser apenas o produto da presença permanente do Cristo vivo, e você experimentará a vida eterna em seu sentido mais pleno.

Focando nos fatos
1. Qual é a ênfase de Paulo em Romanos 1:18 [pt] 3:20? Qual o papel do capítulo 2 na imagem geral (veja a p. 1)?
2. Cite algumas escrituras que mostram que Deus julga os homens de acordo com suas obras (ver pp. 2-3).
3. O que é um índice infalível de caractere (ver p. 4)?
4. A Bíblia ensina salvação pelas obras? Apoie sua resposta nas Escrituras (ver pp. 4-5).
5. Qual é o propósito das obras na vida de um crente (ver pp. 5-6)?
6. Quais são as três coisas que os crentes buscam ativamente? Explique cada um (veja a p. 7).
7. Qual é o verdadeiro objetivo do santo ( Col. 3: 2 ; ver p. 7)?
8. Defina a vida eterna. O que produz (veja a p. 8)?
9. O que o crente recebe em troca do que ele procurou ( Rom. 2:10 ; ver p. 8)?
10. O que é único na posição que o judeu ocupa tanto em relação à recompensa quanto ao julgamento (ver p. 9)?
11. Quais são as três coisas que caracterizam aqueles que procuraram fazer o mal ( Rom. 2: 8 )? Explique cada uma delas (consulte as páginas 9 e 10).
12. Qual é o caminho para o inferno? Qual é o caminho para o céu (ver p. 10)?
13. Quais são as quatro coisas que caracterizam a reação final de Deus ao pecado ( Romanos 2: 8-9 )? Explique cada uma delas (consulte as páginas 10-11).
14. Como alguém pode produzir boas obras (ver p. 12)?
Ponderando os princípios
1.Leia 2 Coríntios 5:17 . O que é verdade para todo cristão? Leia Efésios 2:10 e Filipenses 2: 12-13 . O que deve caracterizar todo cristão? As ações da sua vida manifestam isso? Dê exemplos específicos. Existem coisas que você está fazendo atualmente que podem dar a alguém a impressão errada sobre onde está sua lealdade? Peça a Deus para ajudá-lo a deixar essas coisas e viver em obediência a Ele.
2.Romanos 2: 7 diz que os crentes buscam pacientemente glória, honra e imortalidade. Isso é verdade para você? A sua maior motivação é refletida em 1 Coríntios 10:31 : "Se ... você come, bebe ou faz o que fizer, faça tudo para a glória de Deus" (NASB)? Comece hoje a aplicar esse versículo a tudo que você faz. Antes de iniciar alguma nova tarefa ou atividade, pergunte-se se isso trará glória a Deus. Se não, não faça. Isso pode ser difícil de fazer a princípio, mas, se você procurar fielmente fazer o que claramente glorificará a Deus, verá que Deus recompensará sua fidelidade.


Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas