O cristianismo não é uma religião, é um relacionamento?

A palavra religião tornou-se pejorativa nos púlpitos de muitos pregadores e também se espalhou pelos bancos. Evangelistas bem-intencionados e líderes da igreja estão dispostos a trabalhar longa e arduamente para retratar a religião como uma camisa de força de regras e regulamentos. O caminho de Cristo é então apresentado como a nova alternativa à vilania da religião . Tais esforços são mais baseados no desejo de apagar percepções negativas do que em um retrato preciso.
Em nenhum lugar isso é mais evidente do que no clichê cristão comumente usado: "O cristianismo não é uma religião, é um relacionamento".
Encontrando Religião
Você não precisa bater nas portas, raspar a cabeça, evitar carne ou andar de bicicleta de montanha usando uma gravata para ser "religioso". Um grupo de pessoas que aderem a um conjunto específico de crenças e práticas se qualifica como religião. Nesse sentido, todas as pessoas são religiosas de alguma forma. Os ateus são muito mais religiosos do que racionais em relação à sua incredulidade, insistindo que nada criou tudo. Os fanáticos por esportes idolatram seus jogadores favoritos e assistem a todas as apresentações. Guitarristas épicos são adorados por seus fãs como deuses do rock. E grandes grupos de pessoas "irreligiosas" todos os dias passam seus dias dedicados a seus dispositivos eletrônicos.  
Não se deixe enganar. Você é religioso, mesmo que negue religiosamente que é religioso. A questão crítica é se a religião a que você adere é verdadeira ou falsa. Sua religião honra a Deus ou o ofende? As escrituras lançam luz sobre esse assunto, definindo uma religião que é pura e reflete um relacionamento correto com Deus: “A religião pura e imaculada aos olhos de nosso Deus e Pai é esta: visitar órfãos e viúvas em sua angústia e manter-se imaculado pelo mundo ”( Tiago 1:27 ). Em seu comentário sobre essa passagem, John MacArthur explica como a religião bíblica se parece na prática:
A religião piedosa, isto é, o cristianismo bíblico, é uma questão de santa obediência à Palavra de Deus - refletida, entre outras maneiras, por nossa honestidade em relação a nós mesmos, por nossa abnegação em relação às necessidades dos outros e por nossa moral e compromisso intransigentes. posição espiritual em relação ao mundo. [1]
A religião pura e imaculada, como descrita em Tiago, é o transbordamento de um coração humano em um relacionamento correto com o único Deus verdadeiro e, portanto, obediente aos Seus mandamentos. E isso nos aponta para a segunda metade do clichê: "O cristianismo não é uma religião, é um relacionamento ". A religião que praticamos é um reflexo do nosso relacionamento com Deus.
Que tipo de relacionamento?
Evangelistas que oferecem aos pecadores “um relacionamento com Jesus Cristo” são tarde demais. O ponto crucial que parece perdido em muitos evangélicos modernos é que todos têm um relacionamento com Jesus Cristo. A questão é se esse relacionamento é bom ou ruim.
O Novo Testamento define o relacionamento da humanidade com Deus sob duas categorias principais - aqueles que são Seus inimigos e aqueles que são reconciliados com Ele. E conversão é a transição entre esses dois estados.
Pois se, enquanto éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, então quanto mais, tendo sido reconciliados, seremos salvos por Sua vida! E não apenas isso, mas também nos alegramos em Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo. Agora recebemos essa reconciliação por meio dele. Romanos 5: 10–11 )
Os cristãos devem ter uma apreciação adequada da maldade de nossas vidas antes da salvação. Não é como se fôssemos de alguma forma espiritualmente neutros . Em Adão, todos nós nos rebelamos contra Deus, e essa rebelião define o tom de nossas vidas desde o momento em que nascemos. A vileza do nosso pecado, associada à santidade do caráter de Deus, é o que torna a graça tão incrível. É uma barreira tão impossível de atravessar que exigia que Deus, em forma humana, cumprisse a lei que violamos, sofra o castigo que merecemos e apazigue a justa ira de Deus contra nós ( Colossenses 2:14 ). Mas isso se perde quando resumimos a obra de Deus na salvação a um convite a um vago "relacionamento".
O problema nunca foi que não tínhamos um relacionamento com nosso Criador, mas sim que era hostil. E esse permanece o status de relacionamento para todos os incrédulos. É por isso que Paulo descreve o evangelismo, não como o ministério do relacionamento , mas como "o ministério da reconciliação" ( 2 Coríntios 5:18 ) - estamos chamando as pessoas a serem reconciliadas com Deus através da obra substitutiva de Jesus Cristo em favor dos pecadores ( 2 Coríntios 5:21 ).
Dizer que "o cristianismo não é uma religião, é um relacionamento" na verdade cria uma falsa dicotomia. Engana as pessoas a pensarem que precisam escolher entre uma religião e um relacionamento. Em vez disso, a divisão precisa ser feita entre religião verdadeira e falsa, e entre um relacionamento reconciliado e um distante. Você está reconciliado com Deus e, nesse caso, essa reconciliação é evidente através da prática da religião "pura e imaculada"?
Clichês: sua detecção e resposta
Há um princípio abrangente que esperamos que você tire desta série de clichês cristãos. Há uma diferença crítica entre algo que parece certo e algo que está certo. Para diferenciar entre eles, precisamos ter profundas raízes bíblicas e agudo discernimento bíblico. Os clichês costumam parecer certos da mesma maneira que as promessas políticas parecem críveis e os cartões parecem sinceros - queremos acreditar neles, o que fazemos. Mas os clichês, como todas as outras alegações da verdade, devem sempre ser comparados com a prosa da Escritura. Precisamos nos disciplinar a pensar em termos bíblicos claros, e não apenas naqueles que parecem bíblicos.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas