Elogiado ou condenado?

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles receberão misericórdia" (Mt 5: 7).
Deus elogia pessoas misericordiosas, mas condena os impiedosos.
As escrituras mostram que aqueles a quem Deus abençoou mais abundantemente eram misericordiosos com os outros. Abraão, por exemplo, ajudou a resgatar seu sobrinho Ló mesmo depois que Ló o havia injustiçado. José foi misericordioso com seus irmãos depois que eles o venderam como escravos. Por duas vezes Davi poupou a vida de Saul depois que ele tentou matá-lo.
Mas, tão certo quanto a recomendação de Deus está sobre aqueles que mostram misericórdia, Sua condenação está sobre aqueles que são impiedosos. O Salmo 109: 14-16 diz: "Que a iniqüidade dos pais da [pessoa impiedosa] seja lembrada diante do Senhor, e não deixe que o pecado de sua mãe seja apagado ... porque ele não se lembrava de mostrar [misericórdia] . "
Quando o julgamento chegar, o Senhor dirá a essas pessoas: "Afasta-te de mim, amaldiçoados, no fogo eterno que foi preparado para o diabo e seus anjos; pois eu estava com fome, e você não me deu nada para comer; eu estava com sede. e você não me deu nada para beber; eu era um estranho e você não me convidou para entrar; nu, e você não me vestiu; doente e na prisão, e você não me visitou "(Mt 25:41). -43). Eles responderão: "Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou um estranho, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não cuidamos de você?" (v. 44). Ele responderá que, quando ocultaram misericórdia daqueles que O representavam, estavam ocultando-Lhe (v. 45).
Nossa sociedade nos encoraja a pegar tudo o que podemos por nós mesmos, mas Deus quer que alcancemos e dêmos tudo o que pudermos aos outros. Se alguém lhe enganar, não pagar uma dívida ou não devolver algo que lhe emprestou, seja misericordioso com ele. Isso não significa que você desculpe o pecado, mas você responde às pessoas com um coração de compaixão. Foi o que Cristo fez por você - você pode fazer menos pelos outros?
Sugestões para oração
Se houver alguém que lhe ofendeu, ore por essa pessoa, pedindo a Deus que lhe dê um coração de compaixão por ela. Faça todos os esforços para se reconciliar o mais rápido possível.
Para um estudo mais aprofundado
Leia Romanos 1: 29-31. Como Paulo caracterizou os ímpios?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas