Princípios do Julgamento de Deus, Parte 1

INTRODUÇÃO
Em Romanos 1: 18-32, o apóstolo Paulo faz um retrato impressionante do mal, homens e mulheres debochados. Eles abandonaram Deus e Deus os abandona às conseqüências de seu próprio pecado.
A. Identificando o moralista
No entanto, no final de Romanos 1, uma pergunta muito importante permanece sem resposta: e as pessoas boas? E aqueles que não são assassinos, mentirosos, ladrões, fornicadores, adúlteros e homossexuais? Onde se encaixam as pessoas que não abandonaram todo senso de certo e errado?
Neste mundo existem pessoas que não parecem idólatras ou pecadoras - elas podem até se identificar com a verdadeira religião. Nos dias de Paulo, eles eram judeus. Em nossos dias, eles são professos cristãos que desejam manter os padrões morais das Escrituras. Mas aqueles que não são verdadeiros crentes são incapazes de manter um sistema de valores morais externos porque não podem conter sua própria pecaminosidade. Em essência, eles cobrem seus corações escuros com mantos de luz.
B. Expondo o moralista
Em Romanos 2, Paulo expõe o moralista. O moralista concorda com a condenação de Paulo aos idólatras no capítulo 1, porque ele se vê como melhor e, portanto, não condenado. Mas isso produz uma falsa sensação de segurança. Em Romanos 3:19, Paulo diz: "Sabemos que tudo o que diz a lei diz aos que estão debaixo da lei, que toda boca pode ser parada e todo o mundo se tornar culpado diante de Deus". Uma pessoa entende o evangelho cristão somente quando entende que é culpado diante de Deus - seja imoral (capítulo 1) ou moral (capítulo 2), seja gentio (capítulo 1) ou judeu (capítulo 2).
1. Os gentios
Em Romanos 2, Paulo pode estar se referindo a uma pessoa que não é necessariamente de nenhuma religião em particular que se considera moral porque mantém um código moral e ético.
2. O judeu
É mais provável que Paulo aqui tivesse o povo judeu em mente. Certamente concordariam com a condenação de Paulo ao mundo gentio, acreditando-se isentos de qualquer julgamento. Eles tradicionalmente acreditavam que Deus destruiria os gentios por causa de seus pecados, assumindo a liderança do profeta Jonas, que, se quisesse, teria exterminado os ninivitas deste mundo.
a) Salvação por nação
Por causa de sua identificação física e religiosa com Israel, o povo judeu assumiu que estava isento do julgamento de Deus. Eles eram o povo escolhido. Eles esperavam ser vistos e tratados não como indivíduos, mas como parte da nação. Eles pensaram que não havia conseqüências para seus pecados pessoais porque acreditavam que estavam sob uma salvação nacional.
b) Salvação por convênio
Eles também acreditavam na salvação por sua aliança, o que chamaríamos de sacramentalismo. Por terem sido circuncidados no oitavo dia e aderidos a outros sacramentos, estavam no convênio.
Esse pensamento básico é predominante em muitas igrejas protestantes hoje. Por exemplo, se uma criança é batizada quando criança, esse ato sacramental permite que ela entre na aliança. Ele é então confirmado quando ele tem doze anos. Esses sacramentos supostamente garantem que a criança terá um lugar no reino de Deus e não será condenada ao mundo.
Portanto, os judeus acreditavam que, mantendo as tradições e sendo sacramentalmente apegados à aliança, eles estavam isentos de julgamento. Hoje existem muitas pessoas assim. Eles foram batizados, vão à igreja, mantêm as regras e são morais. Mas eles são justos. Eles não acham que serão julgados. E são as pessoas mais difíceis de alcançar com o evangelho - muito mais difíceis do que réprobos que chegaram ao fundo do poço e não têm outras opções.
Com grande força e clareza, Paulo apontou que a pessoa ética e moral sem Cristo - seja judeu ou gentio - se encontrará no mesmo inferno que um idólatra pagão. Se o gentio não tem desculpa, o judeu é ainda mais porque ele tinha mais informações à sua disposição. Portanto, Paulo queria que a pessoa religiosa que se identificasse exteriormente com o judaísmo (ou cristianismo nos termos de hoje) soubesse que não escaparia do julgamento se fosse auto-justificado.
LIÇÃO
Vemos seis princípios de julgamento em Romanos 2: 1-16 . Deus julga todos os homens e mulheres com base no conhecimento, verdade, culpa, ações, imparcialidade e motivação.
I. CONHECIMENTO (v. 1)
"Portanto, tu és indesculpável, ó homem, quem quer que julgue; pois onde julga outro, você se condena; porque tu que julgas faz as mesmas coisas."
A. A Implicação
"Portanto" conecta o que Paulo vai dizer com o que ele disse no capítulo anterior. O que era verdade das pessoas mencionadas em Romanos 1: 18-32 também é verdade para esse novo grupo. Eles também são sem desculpa.
Romanos 1: 18-19 diz: "A ira de Deus é revelada do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens que mantêm a verdade na injustiça, porque aquilo que pode ser conhecido por Deus se manifesta neles". É por isso que o versículo 20 diz que eles não têm desculpa. Assim, quando Romanos 2: 1 diz: "Portanto, ó homem, é indesculpável", o que implica que essa pessoa também conhece a verdade.
Ele prova que sabe a verdade porque julga os outros. Se ele tem um critério com o qual julgar os outros, ele deve conhecer a verdade e é igualmente indesculpável.
1. Conhecimento através da revelação natural
Ficou claro que os gentios sabiam a verdade através da revelação natural - a existência óbvia de Deus como vista em toda a criação - pelo que Paulo disse em Romanos 1: 19-20 . O que era verdade deles também é verdade para o povo judeu, de acordo com o capítulo 2.
2. Conhecimento através da consciência
Romanos 2:14 diz: "Os gentios, que não têm a lei, fazem por natureza as coisas contidas na lei". Judeus e gentios têm um conhecimento inato do certo e do errado através da consciência.
3. Conhecimento através da lei de Deus
a) Romanos 3: 1-2 - "Que vantagem, então, tem o judeu? Ou que proveito há da circuncisão? Em todos os sentidos, principalmente porque a eles foram cometidos os oráculos de Deus". O povo judeu tinha a verdade de Deus por escrito. Portanto, eles eram igualmente indesculpáveis ​​- se não mais indesculpáveis ​​- pois tinham não apenas a luz da natureza e da consciência, mas também a Palavra de Deus revelada.
b) Romanos 9: 4 - "[Os] israelitas ... dizem respeito à adoção, e à glória, e aos convênios, e à entrega da lei, ao serviço de Deus e às promessas; cujos pais são os pais e de quem, quanto à carne, Cristo veio ". Eles tinham todos os benefícios e toda a revelação, então não tinham desculpa.
B. A identificação
A frase "O homem" (cf. Rom. 2: 3 ; 9:20 ) é uma referência geral a qualquer moralista que pensa que está isento de julgamento porque não afundou na idolatria, homossexualidade ou qualquer outra atividade reprovadora.
Paulo diz que o homem de Romanos 2 é indesculpável porque ele tinha conhecimento. Na verdade, ele ainda tinha um conhecimento mais completo, então era ainda mais imperdoável. Alguns dos judeus da época de Paulo que teriam sido expostos a este capítulo sabiam tudo sobre Cristo ainda O rejeitaram. Isso os colocou na categoria mencionada em Hebreus 10:29 : "De quanto castigo mais severo, suponha que ele será considerado digno, que pisou sob o pé do Filho de Deus e contou o sangue da aliança, com que ele foi santificado, uma coisa profana? "
"Quem quer que julgue" ( Rom. 2: 1 ) indica que o moralista conhecia os padrões de Deus, uma vez que os aplicou a outra pessoa. Quem se senta no tribunal do julgamento moral e condena os outros por seus pecados prova que ele é indesculpável. Romanos 1:32 diz que até os pagãos conhecem "o julgamento de Deus, que aqueles que cometem tais coisas são dignos de morte". Até os pagãos sabem o que é certo e errado. O moralista é como um juiz que condena um criminoso aplicando a lei - ao fazê-lo, ele se responsabiliza por manter a mesma lei se quiser julgar os outros.
C. A condenação
1. A prova
Em Romanos 2: 1, Paulo diz ao moralista: "Onde julgas outro, condenas-te a ti mesmo". Ele estava reafirmando o que nosso Senhor disse em Mateus 7: 1 : "Não julgue, para que não sejais julgados". Agora isso não significa que não devemos fazer uma avaliação adequada das coisas. Nos versículos 15-20, Jesus diz que devemos examinar o fruto daqueles que afirmam falar por Deus. Mas no versículo 1, Jesus está nos dizendo para parar de criticar e condenar as pessoas. Pare de encontrar falhas nos outros. Pare de ser hipócrita. Pare de impugnar os motivos das pessoas quando você não puder ler seus corações. Pare de empurrar suas críticas ao ponto em que você está brincando de Deus.
No versículo 2, Jesus diz: "Com que julgamento julgardes, sereis julgados; e com que medida medimos, será medido para vós novamente". É por isso que Tiago 3: 1 diz: "Não sejam muitos professores, sabendo que receberemos um julgamento maior". Por que a condenação de um professor é maior? Porque quanto mais ele sabe, mais se condena se não agir de acordo com seu conhecimento. O Senhor então ensinou que, antes de tentar remover a lasca do olho de seu irmão, você deve tirar o dois por quatro do seu próprio olho primeiro ( Mt 7: 3-5 ). É uma tendência humana fatal de exagerar as falhas dos outros e minimizar as nossas.
2. A prática
Por que os julgamentos dos moralistas resultam em sua própria condenação? Romanos 2: 1 diz: "Tu, que julgas, fazes as mesmas coisas". O moralista afirma que ele não faz as coisas que o pagão faz. Ele afirma que não cometeu esses pecados - que ele é um homem moral que guarda a lei de Deus. Como o jovem rico, ele diz: "Todas essas coisas [os dez mandamentos] guardei desde a juventude" ( Mt 19:20 ). Que ilusão!
a) Mateus 5: 21-22 - Jesus disse: "Ouvistes que foi dito por eles desde a antiguidade [seus rabinos lhe ensinaram]: Não matarás e quem matar deve estar em perigo de julgamento; mas eu digo: a você que todo aquele que se zangar com seu irmão sem causa estará em perigo de julgamento; e quem disser a seu irmão, Raca, estará em perigo do conselho; mas quem disser: Tu, tolo, estará em perigo de fogo do inferno." Os moralistas que nosso Senhor falou não mataram alguém, mas estavam matando pessoas em seus corações. Eles foram capazes de abster-se de assassinato real, porque procuravam tanto ser justos e ser procurados favoravelmente. Mas por dentro eram assassinos. A religião falsa não pode restringir o pecado no coração, embora possa mascará-lo com a justiça própria.
b) Mateus 5: 27-28 - "Ouvistes que foi dito pelos antigos: Não cometerás adultério; mas digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher que cobiça, já cometeu adultério em sua vida. coração."
c) Mateus 5: 31-32 - Eles também cometeram adultério por meio do divórcio. Quando eles queriam cometer adultério, eles se divorciaram do atual cônjuge e se casaram com a outra mulher para legalizar o adultério.
d) Mateus 5:33 - "Mais uma vez ouvistes que foi dito pelos antigos: Não perjurarás a ti mesmo, mas cumprirás ao Senhor os teus juramentos." As pessoas prestavam juramentos continuamente para impressionar os outros com sua sinceridade. Mas enquanto juravam por algo que não fosse Deus, eles acreditavam que não tinham que cumprir seu juramento. Por exemplo, se alguém jurou pelo céu pagar uma dívida, mas depois renegou, ele poderia dizer que não prestou juramento a Deus, para não ter que honrá-lo. Enquanto prestavam juramentos para cumprir as tradições rabínicas, eles eram mentirosos de coração.
e) Mateus 5:38 - "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente." Essencialmente, os rabinos estavam estabelecendo a vingança como o direito dado por Deus a cada homem. Mas essa declaração era para ser usada nos tribunais para garantir a punição contra o crime, e não por vingança pessoal. Jesus disse: "Não resista ao mal, mas qualquer que te ferir na face direita, também se volte para ele" (v. 39).
As pessoas hipócritas cometem dois erros fatais: elas não entendem a altura da lei de Deus que abrange o homem interno e não entendem a profundidade de seus pecados. A lógica de nosso Senhor é clara e convincente. Aqueles que condenam outros provam que conhecem a lei. Mas através desse conhecimento eles se condenam porque fazem as mesmas coisas. A consciência que torna consciente o que é errado nos outros escreve a própria sentença.
Da mesma forma, Romanos 2 deixa claro que o moralista é tão ruim quanto todos os outros; por acaso ele encobre seu pecado. Quem afirma ser moral e religioso porque é basicamente bom, vai à igreja e foi batizado pode apenas restringir a carne externamente, mas internamente está cheio de males irrestritos. E ele será julgado por isso.
II VERDADE (vv. 2-3)
A. Julgamento Justo (v. 2)
"Temos certeza de que o julgamento de Deus está de acordo com a verdade contra aqueles que cometem tais coisas."
"Tais coisas" se referem aos males mencionados no capítulo 1. "Temos certeza [Gk., Oidamen]" nos diz que é um princípio básico óbvio que o julgamento de Deus está de acordo com a verdade. Por quê? Porque Deus não pode mentir ( Tito 1: 2 ). Deus é verdade - essa é a sua natureza.
1. Gênesis 18:25 - "Não fará justiça o juiz de toda a terra?" Seremos julgados de acordo com a verdade.
2. Romanos 3: 4 - "Que Deus seja verdadeiro, mas todo homem é mentiroso". É da natureza de Deus ser verdadeiro, e Ele julgará tudo com verdade.
3. Romanos 9:14 - Paulo disse: "Existe injustiça com Deus? Deus proíbe". Deus nunca faz nada ou faz qualquer avaliação que não esteja correta.
4. Salmo 9: 4 , 8 - "Mantiveste o meu direito e a minha causa; sentaste-te no trono julgando direito ... e ele julgará o mundo em retidão."
5. Salmo 96: 12-13 - "Alegrai-vos perante o Senhor; porque ele vem, porque vem para julgar a terra; ele deve julgar o mundo com justiça, e os povos com a sua verdade". Nossa percepção das coisas é muitas vezes distorcida, mas não com Deus.
6. Salmo 145: 17 - "O Senhor é justo em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras". Isso se refere a Suas obras de julgamento, bem como a quaisquer outras obras.
7. Isaías 45:19 - "Não falei em segredo, em um lugar escuro da terra. Não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu, o Senhor, falo justiça, declaro coisas. está certo."
Abusando da graça de Deus
Há algo em nós que nos faz tender a nos exonerar. Dizemos coisas como "Deus nunca me julgaria", "sou basicamente uma boa pessoa" ou "tudo ficará bem no final". Estamos tão acostumados à misericórdia de Deus que tomamos como garantido. Como Deus não nos mata quando pecamos, não esperamos ser mortos. No entanto, a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte ( Romanos 6:23 ). Toda vez que você peca, Deus tem o direito perfeito de matar sua vida. Mas estamos tão acostumados a ter misericórdia que, em vez de vê-la pelo que é, abusamos dela em vez de ser gratos por Sua graça.
8. 1 Coríntios 4: 3 - Paulo disse: "Para mim, é muito pequena que eu seja julgado por você ou pelo julgamento do homem; sim, eu não julgo a mim mesmo". Ele não estava nem um pouco preocupado com a forma como os outros o julgavam, porque sabia muito bem que o julgamento do homem sobre si mesmo e com os outros é irremediavelmente distorcido. Então Paulo disse: "Não sei nada contra mim; contudo, não sou justificado por este meio; mas quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgue antes do tempo, até que o Senhor venha, que ambos trará à luz as coisas ocultas de Deus." trevas e tornarão manifestos os conselhos dos corações "(vv. 4-5). O julgamento do homem não combina com os fatos, mas Deus faz. O problema com o moralista é que ele pensa que é justo porque se julga por si mesmo.
9. Hebreus 4:13 - "Também não há criatura que não se manifeste aos seus olhos, mas todas as coisas estão nuas e abertas aos olhos daquele com quem temos de fazer". Todo pecado que você já cometeu pode muito bem ter sido praticado em uma tela grande na frente de Deus. Todo pensamento, palavra ou ação maligna foi cometida em Sua presença. Embora saibamos que Ele odeia o pecado, continuamos a pecar diante dele. O escritor de Hebreus disse: "Vendo, pois, que temos um grande sumo sacerdote ... Jesus, o Filho de Deus, vamos ... ousadamente" (vv. 14, 16). Se entendermos que estamos constantemente expostos a Deus, é melhor corrermos para Aquele que pode mediar entre nós e Deus - o Senhor Jesus.
O julgamento de Deus não se baseia na aparência ou profissão externa, mas na verdade. O hipócrita espera que Deus o julgue por algo que não seja a verdade. Ele se esconde por trás de sua identidade nacional, afiliação à igreja, batismo, adesão a regras ou moralidade. Mas, enquanto o homem olha para a aparência externa, Deus olha para o coração ( 1 Sam. 16: 7 ). Atualmente, muitas pessoas que frequentam a igreja - sejam luteranas, presbiterianas, batistas, católicas, episcopais ou qualquer outra denominação ou não-denominação - pensam que vão escapar do julgamento de Deus, mesmo que possam julgar um mundo imoral enquanto em seus corações eles estão cheios da mesma imoralidade. Eles são como sepulcros brancos: lavados por fora, mas por dentro cheios de ossos de homens mortos ( Mt 23:27 ).
B. Aplicação pessoal (v. 3)
"Você pensa isso, ó homem, que julga aqueles que fazem essas coisas, e fazem o mesmo, para escapar do juízo de Deus?"
1. A intensidade
A palavra grega traduzida como "thinkest" (logizomai) significa "estimar" ou "calcular". A intensidade do versículo 3 é perdida em inglês. Em seu comentário sobre este verso, o Dr. Donald Gray Barnhouse parafraseando-o como: "Seu idiota - você realmente acha que dopou um ângulo que o deixará ir contra Deus e se safar?" um fantasma de uma chance. " Então Barnhouse disse: "Não há escapatória. Você entende? Não há escapatória - nunca. E isso significa você - a pessoa respeitável, julgando outra criatura e permanecendo impenitente" (Ira de Deus: Romanos 2: 1--3: 20 [Grand Rapids: Eerdmans, 1953], p. 18).
2. A acusação
O versículo 3 nos diz que o moralista não pode evitar ser julgado e que, quando for julgado, não poderá evitar ser condenado. Quando ele é condenado, ele não será capaz de evitar ser executado.
3. As implicações
a) 1 João 3:20 - "Se o nosso coração nos condena, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas". Deus construiu dentro de nós uma consciência. É como dor. A dor o interrompe quando seu corpo está sendo ferido. Sua consciência o interrompe quando sua alma está sendo ferida. Visto que nossa consciência nos condena, e uma queda nisso, você pode imaginar o quão grande é a condenação de Deus, quem não é caído e eterna e infinitamente santo?
b) Hebreus 12: 25-29 - "Vede que não recusais o que fala. Porque, se não escaparam quem recusou o que falou na terra, muito mais não escaparemos, se nos afastarmos daquele que fala do céu , cuja voz então abalou a terra; mas agora ele prometeu, dizendo: Mais uma vez abalo não apenas a terra, mas também o Céu. E esta palavra, mais uma vez, significa a remoção daquelas coisas que são abaladas, a partir de coisas que são feitas, para que as coisas que não podem ser abaladas possam permanecer.Portanto, recebendo um reino que não pode ser movido, tenhamos graça, pela qual possamos servir a Deus de maneira aceitável com reverência e temor de Deus, pois nosso Deus é um fogo consumidor . "
Essa é uma comparação com Israel no monte Sinai. O povo não escapou quando se recusou a ouvir a voz de Deus que trovejava da montanha. Essa nação morreu no deserto. Se eles não escaparam quando Deus falou da terra, você acha que alguém escapará quando ele ou ela se recusar a ouvir quando Deus fala o evangelho do céu? Quanto maior o julgamento quando Deus fala de um trono celestial do que de um monte terrestre.
c) Hebreus 2: 2-3 - "Se a palavra [a lei mosaica dada no Sinai] dita pelos anjos fosse firme, e toda transgressão e desobediência recebesse uma recompensa justa de recompensa, como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação, que a princípio começou a ser falada pelo Senhor? " Visto que as pessoas foram julgadas por negar uma lei dita pelos anjos, quanto mais seremos julgados por negar uma lei dita pelo próprio Cristo, que é maior que os anjos?
CONCLUSÃO
Deus sabe tudo sobre nós, mas as pessoas ao nosso redor não. Eles podem saber algumas coisas, mas não tudo. Nem sabemos todos os nossos motivos mais íntimos e somos irremediavelmente tendenciosos a nosso favor. No entanto, você será julgado com base na verdade e no seu conhecimento de Deus.
Se você sabe que não está certo com Deus - que está jogando um jogo religioso e condenando o pecado nos outros enquanto sabe que está fervendo dentro de você -, precisa correr para Jesus Cristo. Ele já pagou a penalidade. Ele já recebeu o julgamento de Deus em seu nome.
Satisfação do amor e da lei
Tribos já vagaram pela expansão soviética, assim como tribos indianas vagaram pelas Américas. As tribos que controlavam os melhores campos de caça e os melhores recursos naturais tinham os líderes mais fortes e sábios. Ouvi falar de uma tribo em particular cujo sucesso foi devido à justiça e sabedoria das leis que seu grande líder fez e aplicou. Sua palavra era lei. Uma de suas maiores leis era que os pais devem ser amados e honrados. Outras leis incluíam o assassinato como punível com a morte e o roubo exigia punição severa.
A tribo estava prosperando muito quando uma coisa perturbadora começou a ocorrer. Alguém na tribo estava roubando. Foi relatado ao grande líder. Ele enviou uma proclamação de que, quando o ladrão fosse pego, ele receberia dez chicotadas do mestre do chicote tribal. O roubo continuou apesar dos avisos, então ele aumentou a punição para vinte. Ainda assim, continuou, então ele aumentou para trinta. Finalmente, ele aumentou para quarenta. Ele sabia que apenas uma pessoa da tribo poderia sobreviver a um ataque tão severo - a si mesmo.
Eventualmente, o ladrão foi pego. Para o horror de todos, era a mãe idosa do grande líder. As pessoas se perguntavam o que o líder faria. Sua lei dizia que os pais deveriam ser amados e honrados, mas os ladrões deveriam ser açoitados. Grandes argumentos surgiram à medida que o dia do julgamento se aproximava. Ele satisfaria seu amor e salvaria sua mãe, ou satisfaria sua lei e assistiria sua mãe morrer debaixo do chicote? Logo os membros da tribo foram divididos - eles até apostaram no que ele faria.
Finalmente chegou o dia. A tribo se reuniu em torno do grande complexo. No centro, havia um grande poste enfiado no chão. O grande trono do líder estava no lugar de destaque. Com grande pompa e cerimônia, o líder entrou e tomou seu lugar no trono. O silêncio foi ensurdecedor. Sua frágil mãe foi levada ao complexo entre dois guerreiros imponentes. Eles a amarraram ao poste. A multidão murmurou em debate: ele satisfará seu amor às custas de sua lei, ou sua lei às custas de seu amor? O mestre do chicote tribal entrou carregando um longo chicote de couro. Ele era um homem poderoso, com músculos inchados. Quando ele se aproximou da pequena mulher, os guerreiros arrancaram a blusa dela, expondo seu pouco frágil de volta à crueldade do chicote. Todo mundo engasgou. O líder realmente a deixaria morrer?
O líder ficou sentado, olhando sem se mexer. Todos os olhos dispararam dele para o mestre do chicote e voltaram novamente. O mestre do chicote tomou sua posição, seu grande braço estalou o chicote no ar enquanto se preparava para lhe dar o primeiro chicote.
Assim que o mestre do chicote começou a avançar seu braço poderoso com o primeiro golpe, o líder levantou a mão para interromper o castigo. Um suspiro de alívio subiu da tribo. Seu amor seria satisfeito. Mas e a lei dele?
O líder se levantou do trono e caminhou em direção a sua mãe. Enquanto caminhava, tirou a própria camisa, jogando-a de lado. Ele então envolveu seus grandes braços em volta de sua mãe, expondo suas enormes costas musculares ao mestre de chicotes. Quebrando o pesado silêncio, ele ordenou: "Prossiga com a punição". Assim, sua lei e seu amor foram satisfeitos.
Romanos 6:23 diz: "O salário do pecado é a morte". Jesus passou os braços em volta de você. Ele satisfez Seu amor - Ele nos permitiu escapar da ira de Deus. Ele satisfez Sua lei - Ele pagou a penalidade pelo pecado. Essa é a genialidade de Deus e o dom da salvação.
Focando nos fatos
1. Quem são as pessoas que se identificam com Deus ainda não são crentes verdadeiros (ver p. 1)?
2. Como a maioria do povo judeu acredita que foi salva? Explique (veja a p. 2).
3. Explique como Paulo usou as informações de Romanos 1: 18-32 para explicar o que ele diz em Romanos 2 (ver p. 3).
4. De que maneiras o moralista prova que tem conhecimento de Deus (ver p. 4)?
5. Por que o judeu foi especialmente responsável (ver p. 5)?
6. Explique a frase "quem quer que julgue" ( Rom. 2: 1 ; ver p. 5).
7. Que ensinamento de Jesus Paulo estava reiterando em Romanos 2: 1 ? Explique-o (consulte as páginas 5-6).
8. Por que o julgamento do moralista resulta em sua própria condenação ( Rom. 2: 1 ; ver p. 6)?
9. Dê alguns exemplos bíblicos de pessoas que afirmam ter cumprido a lei, mas que na realidade não cumpriram (ver pp. 6-7).
10. Que princípio básico é verdadeiro em relação ao julgamento de Deus? Apoie sua resposta nas Escrituras (ver p. 8).
11. O que tendemos a fazer em relação à graça de Deus? Explique (veja a pág. 9).
12. Por que Paulo não estava preocupado com a maneira como os outros o julgavam ( 1 Cor. 4: 3-5 ; ver p. 9)?
13. Qual deve ser a nossa resposta quando percebemos que nosso pecado é exposto a Deus ( Hb 4:16 ; ver p. 9)?
14. Qual é a esperança do hipócrita (ver p. 9)?
15. Segundo o Dr. Barnhouse, qual é a maneira de parafrasear Romanos 2: 3 (ver p. 10)?
16. O que Romanos 2: 3 nos diz sobre o moralista (ver p. 10)?
17. De que maneira nossa consciência é como dor ( 1 João 3:20 ; ver p. 11)?
Ponderando os princípios
1. Desde que você é cristão, você adquiriu o hábito de ser obediente externamente, mas não pensa muito no que está dentro? Leia Mateus 5: 21-48 . Algum desses pecados se tornou característico de você? Quais? Para levar seus pensamentos em cativeiro a Cristo ( 2 Cor. 10: 4-5 ), você precisa estudar a Palavra de Deus diariamente. Discipline sua mente a se concentrar em Cristo, para que suas respostas naturais sejam piedosas e não fabricadas por sua carne.
2. Você já tomou a graça de Deus como garantida? Dê alguns exemplos se você tiver. Por que você acha que aqueles que foram perdoados tanto podem esquecer o que Deus fez? Faça uma lista das coisas que aconteceram com você no passado, onde você poderia ver a graça de Deus em ação. Agora agradeça a Ele por Sua abundante graça. Comece a examinar os eventos de cada dia e identifique onde a graça de Deus é evidente em sua vida.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas