Soberania Inacessível de Deus

Poucos capítulos da Bíblia suscitam tanta controvérsia quanto Romanos 9 O assunto de Deus escolher resgatar uma pessoa em detrimento de outra - baseado unicamente em Sua escolha soberana - é uma afronta absoluta às mais modernas sensibilidades de justiça e justiça. Mas o apóstolo Paulo não se incomodou com essas objeções. De fato, ele usou a verdade da soberania de Deus para repudiá-los e reafirmar a justiça e a justiça irrepreensíveis de Deus.  


Paulo tinha uma paixão pela salvação dos pecadores, e isso era particularmente forte para os judeus - afinal, eles eram o seu povo. Assim, em Romanos 9, ele começa dizendo: “Estou dizendo a verdade em Cristo, não minto, minha consciência testifica comigo no Espírito Santo, que tenho grande tristeza e tristeza incessante no coração” ( Romanos 9: 1 -2 ). O que incomodou Paulo? Ele explica: “Pois eu gostaria de ser amaldiçoado, separado de Cristo por causa de meus irmãos, meus parentes segundo a carne” ( Romanos 9: 3 ). Breaks coração de Paulo para os judeus perdidos de tal forma que ele desejaria sefora da comunhão com Cristo para ganhar sua salvação. Esse é um zelo evangelístico que a maioria de nós não conhece. Ele expressa o mesmo desejo ardente de um capítulo depois: "Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus por eles é por sua salvação" ( Romanos 10: 1 ). Tudo em Romanos 9 está imprensado entre aquelas expressões sinceras de profundo desejo pela salvação de seus companheiros israelitas.
O desobediente espiritual e a incredulidade de Israel inflamaram o coração de Paulo. Os judeus receberam a adoção como filhos, a glória, os convênios, a Lei, o Templo e todas as bênçãos e promessas de ser povo de Deus. Eles descenderam dos pais - a própria linhagem de Cristo. Mas eles rejeitaram tudo isso e muito mais, perdendo sua herança espiritual e convidando a ira de Deus. E Paulo queria desesperadamente vê-los salvos. Ele está literalmente implorando a Deus pela salvação dos pecadores. E esse zelo evangelístico levou-o até Roma, onde foi finalmente decapitado pela fé.
Paulo sabia o que é essencial para os pecadores serem salvos. Primeiro, ele explica que isso requer soberania divina - ele reconheceu que a salvação é uma obra divina. Em Romanos 9: 6 , Paulo indica que alguns acreditavam que os planos de Deus haviam falhado. Mas a Palavra de Deus não falhou na incredulidade de Israel, e aqui está o porquê: "Porque nem todos são Israel que descendem de Israel" ( Romanos 9: 6 ). Deus nunca pretendeu salvar todo o Israel - Ele sempre foi seletivo. Paulo explica que a bênção não se estendeu igualmente a todos os filhos de Abraão - que veio através de Isaque e Jacó. Deus nunca fez segredo de que isso fazia parte de Seu plano divino: "Jacó eu amei, mas Esaú eu odiei" ( Romanos 9:13 ).
Paulo antecipa a possível objeção à seletividade de Deus e a encabeça. “O que diremos então? Não há injustiça com Deus, existe? Que nunca seja! Romanos 9:14 ). Essa frase final, mē genoito , é a mais forte negativa na língua grega. Paulo está dizendo "Não, nunca, nem um pouco". Ele continua: “Pois ele diz a Moisés: 'Terei misericórdia de quem tenho misericórdia, e terei compaixão de quem tenho compaixão'. Portanto, não depende do homem que deseja ou do homem que corre, mas de Deus que tem misericórdia ”( Romanos 9: 15–16 ). A escolha graciosa do Senhor de certas pessoas para a vida eterna é exatamente isso - Sua escolhaNão é baseado no mérito ou no esforço humano. Para ilustrar melhor as práticas discriminatórias de Deus, Paulo olha de volta para Faraó:
Pois as Escrituras dizem a Faraó: “Com esse mesmo propósito, eu te levantei, para demonstrar Meu poder em você, e que Meu nome possa ser proclamado por toda a terra.” Então, Ele tem misericórdia de quem Ele deseja, e Ele endurece quem Ele deseja. Romanos 9: 17–18 )  
Mais uma vez, Paulo sabe que nossa inclinação natural é objetar com base na chamada justiça. No versículo 19, ele levanta a objeção para nós: “Você me dirá então: 'Por que Ele ainda acha falhas? Pois quem resiste à Sua vontade? '”Como Deus pode encontrar falhas em nós se Ele é quem toma a decisão? Como ele pode endurecer o coração do faraó e depois responsabilizá-lo pelas ações de um coração duro?
Paulo responde a essas queixas essencialmente nos dizendo, em seu próprio vernáculo, para calar a boca:
Pelo contrário, quem é você, ó homem, que responde de volta a Deus? A coisa moldada não dirá ao moldador: "Por que você me fez assim?" Ou o oleiro não tem direito sobre o barro, de fazer do mesmo caroço um vaso para uso honroso e outro para uso comum? E se Deus, embora disposto a demonstrar Sua ira e tornar conhecido Seu poder, suportasse com muita paciência os vasos de ira preparados para a destruição? Romanos 9: 20–22 )
Como oleiro, Deus exerce autoridade suprema e inquestionável sobre nós, o barro.   
Agora, lembre-se também de que Deus exerce Sua soberania sem fazer nenhuma violência à vontade da criatura. O faraó era culpado porque ele próprio estava em rebelião voluntária contra Deus. Deus não anulou nenhum desejo ou inclinação do Faraó para endurecer o coração do mau governante. O endurecimento do coração do faraó não foi feito contra a vontade do próprio faraó. 
Ainda assim, essa passagem em Romanos 9 é talvez a declaração mais forte da soberania divina no Novo Testamento. Devemos entender que Deus tem o direito de colocar Sua ira e Sua justiça em exibição para Sua glória, tanto quanto Ele tem o direito de colocar Sua misericórdia e Sua graça em exibição. Obviamente, preferimos a glória que Ele recebe de Sua graça, mas Ele recebe tanta glória de Sua ira. Simplesmente não cabe a nós determinar como Deus exibe Sua glória. Paulo entende que a salvação é uma obra soberana e que Deus não é injusto, e nada aqui contradiz a verdade do Salmo 119: 142 , que diz: "Sua justiça é uma justiça eterna". Deus fará o que Deus fará, e sempre será justo e justo.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas