Sendo Cheio de Misericórdia

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles receberão misericórdia" (Mt 5: 7).
A misericórdia é uma característica dos verdadeiros crentes.
Como as demais bem-aventuranças, Mateus 5: 7 contém uma mensagem dupla: para entrar no reino, você deve buscar misericórdia. Uma vez lá, você deve mostrar misericórdia aos outros.
O pensamento de mostrar misericórdia provavelmente surpreendeu a audiência de Cristo, porque tanto os judeus quanto os romanos tendiam a ser impiedosos. Os romanos exaltaram a justiça, a coragem, a disciplina e o poder. Para eles, a misericórdia era um sinal de fraqueza. Por exemplo, se um pai romano queria que seu filho recém-nascido vivesse, ele simplesmente sustentava o polegar; se ele quisesse morrer, ele segurou o polegar.
Jesus repreendeu repetidamente os líderes religiosos judeus por suas atitudes egoístas, hipócritas e condenadoras. Eles eram intolerantes com quem não vivia de acordo com suas tradições. Eles até retiveram o apoio financeiro de seus próprios pais necessitados (Mt 15: 3-9).
Como as pessoas do tempo de Jesus, muitas pessoas hoje também não têm piedade. Alguns são completamente cruéis e desagradáveis, mas a maioria é tão consumida com sua busca de gratificação que simplesmente negligencia os outros.
Os cristãos, por outro lado, devem ser caracterizados pela misericórdia. De fato, Tiago usou a misericórdia para ilustrar a verdadeira fé: "De que serve, meus irmãos, se um homem diz que tem fé, mas não tem obras? Essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã está sem roupa e com roupas necessidade de comida diária, e um de vocês lhes diz: 'Vá em paz, aqueça-se e seja cheio', e ainda assim não lhes dê o que é necessário para o corpo deles, de que serve isso? não tem obras, está morto, sendo por si só "(Tiago 2: 14-17). Ele também disse que a misericórdia é característica da sabedoria divina: "A sabedoria do alto é primeiro pura, depois pacífica, gentil, razoável, cheia de misericórdia e bons frutos, inabalável, sem hipocrisia" (3:17).
Como alguém que recebeu misericórdia de Deus, deixe a misericórdia ser a marca registrada da sua vida.
Sugestões para oração
  • Graças a Deus por sua grande misericórdia.
  • Peça a Ele que lhe dê oportunidades de mostrar misericórdia aos outros hoje.
Para um estudo mais aprofundado
Leia Lucas 10: 25-37.
  • Quem questionou Jesus e qual era o motivo dele?
  • Que características da misericórdia foram demonstradas pelo viajante samaritano?
  • Que desafio Jesus deu ao ouvinte? Você está disposto a enfrentar esse desafio?
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas