Buscando a recompensa de Deus

"Aquele que vem a Deus deve crer que Ele é, e que Ele é o galardoador daqueles que O buscam" (Hb 11: 6).

Todos os que vêm a Deus com fé receberão a recompensa da vida eterna.
Vimos que sem fé é impossível agradar a Deus. E o primeiro passo na fé é acreditar que Deus existe. Além disso, devemos também acreditar que Ele responde às nossas orações - mais especificamente, que Ele redime aqueles que vêm a Ele com fé.
As Escrituras repetidamente nos dizem que Deus não somente pode ser encontrado, mas também deseja ser encontrado. Davi disse a seu filho Salomão: "Se você O buscar, Ele permitirá que você O encontre; mas se você abandoná-Lo, Ele irá rejeitá-lo para sempre" (1Cr 28: 9). O Senhor diz em Jeremias 29:13: "Você me buscará e me achará quando me procurar com todo o seu coração". Jesus disse: "Todo aquele que pede, recebe; e quem procura, acha; e àquele que bate, será aberto" (Lucas 11:10).
À primeira vista, esses versículos podem parecer contradizer o ensinamento de Paulo de que "não há quem busque a Deus; todos se desviaram" (Romanos 3: 11-12), e a declaração de Jesus de que ninguém pode vir a Ele a menos que o Pai desenha ele (João 6:44). Mas realmente são dois lados da mesma moeda teológica.
De um lado você vê o homem acreditando em Deus e recebendo a Cristo para a salvação. Por outro lado, você vê Deus capacitando o homem a fazê-lo. Antes da salvação, uma pessoa está espiritualmente morta e totalmente incapaz de responder ao evangelho. Deus deve conceder a ele ou a sua fé salvadora. É por isso que a Bíblia contém afirmações como: "A ti foi concedido por amor a Cristo ... para crer Nele" (Fp 1:29); "Todos os que foram designados para a vida eterna creram" (Atos 13:48); e "O Senhor abriu o coração de [Lídia] para responder às coisas ditas por Paulo" (Atos 16:14).
Deus é o Grande Recompensador, estendendo Seu amor e graça a todos que o invocam. "Todo aquele que nele crê não ficará desapontado" (Rom. 10:11).
Sugestões de Oração
Se você orou pela salvação de alguém, não desanime. Somente Deus pode conceder fé salvadora, mas Ele nos dá o privilégio de participar em Sua obra redentora através da oração e evangelismo fiéis (Rm 10: 1).
Para estudo adicional
Memorize Efésios 2: 8-9.

Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas