O Patriarca Relutante


"Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, mesmo com respeito às coisas por vir" (Hebreus 11:20).

Quando você desobedece a Deus, perde a alegria e a bênção.
Isaque é um personagem fascinante do Antigo Testamento. Ele era o filho há muito esperado de Abraão, o filho da aliança, o filho da promessa. No entanto, além disso, ele era bastante comum, passivo e quieto. Pouco mais de dois capítulos do centro de Gênesis sobre ele, enquanto os outros patriarcas (Abraão, Jacó e José) comandam cerca de doze capítulos cada.
Em última análise, Isaac acreditou em Deus e se submeteu à Sua vontade. Mas no geral, seu caráter espiritual parece mais relutante do que resoluto.
Depois que uma fome levou Isaac a transferir sua família para Gerar (uma cidade filistéia na fronteira entre a Palestina e o Egito), ele recebeu uma visão do Senhor. Nele, Deus transmitiu a Isaac as promessas da aliança que fizera a Abraão: "Permanece nesta terra e eu estarei contigo e te abençoarei, pois a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e estabelecerei a juramento que jurei ao vosso pai Abraão. E multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu e darei a vossos descendentes todas estas terras e, pelos vossos descendentes, todas as nações da terra serão abençoadas "(Gn 26: 3 -4).
Você pensaria que tais promessas iriam infundir Isaac com ousadia e confiança, mas tão logo ele as recebeu, então ele mentiu para os homens de Gerar sobre sua esposa, Rebeca, porque ele temia que eles pudessem matá-lo para tê-la (v. 7) .
Foi somente com grande dificuldade e estímulo que o Senhor finalmente trouxe Isaque à Terra Prometida, onde repetiu mais uma vez as promessas da aliança (vs. 23-24).
Mais tarde em sua vida Isaac tentou abençoar seu filho Esaú depois que Esaú vendeu seu direito de primogenitura a Jacó (25:33). Somente depois que ele percebeu que a escolha de Jacó por Deus era irreversível, Isaac concordou.
Isaac é um lembrete vívido de como os crentes podem perder a alegria e a bênção desobedecendo a Deus. Mas ele também é um lembrete da fidelidade de Deus - mesmo para os santos relutantes.
Sua obediência é relutante ou resoluta?
Sugestões de Oração
  • Graças a Deus por sua fidelidade inabalável a você.
  • Busque seu perdão quando sua obediência é relutante ou retida por completo.
  • Peça a Ele para ensiná-lo a amá-lo da mesma maneira resoluta e resoluta que Ele ama você.
Para estudo adicional
Leia de Isaac em Gênesis 25: 19-26: 34.
Imprimir artigo Salvar como PDF

Comentários

Postagens mais visitadas